UFRRJ divulga convocação para matrícula dos candidatos aprovados na segunda chamada da Lista de Espera


A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, através de sua Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), acaba de publicar as listagens com os nomes dos candidatos selecionados na segunda chamada da Lista de Espera, após Manifestação Virtual de Interesse. 340 candidatos estão convocados para assumir as vagas. A Prograd dividiu a matrícula dos calouros da segunda chamada da Lista de Espera em dois grupos. Clique aqui e confira a divisão estabelecida. O grupo “A” realizará matrícula em 24 de julho, já o “B”, no dia seguinte, 25 de julho; sempre de 09h às 12h (para quem chegar até as 11h) e de 13h às 16h (para quem chegar entre 11h e 16h). Eventualmente, os aprovados poderão realizar a matrícula em outro dia, dentro do prazo previsto. O procedimento de matrícula acontecerá diretamente no câmpus onde o curso do candidato está alocado. Veja o endereço dos câmpus no rodapé deste site. Aos candidatos aprovados, que não residem no estado do Rio de Janeiro, é facultativa a matrícula “on-line/a distância”, através do e-mail acessoufrrj@gmail.com.

Clique aqui e acesse a Convocação para Matrícula na segunda chamada da Lista de Espera, mas não deixe de ler esta notícia até o final.

 

Procedimento para Matrícula

A documentação exigida para a matrícula e os procedimentos a serem seguidos estão descritos em nossos editais, disponibilizados na sessão “Editais” do Portal SiSU-UFRRJ. Aqui no site, o candidato encontrará ainda a sessão “Dúvidas”, com resposta às dúvidas frequentes dos concorrentes às vagas de graduação na Universidade Rural. Confira também a sessão “Vídeos” com vídeos tutoriais que mostram o passo a passo das diversas etapas de concorrência às vagas. Veja como será o procedimento para a matrícula presencial (https://www.youtube.com/watch?v=8DkmuY5LZW4) e para a matrícula on-line/a distância (https://www.youtube.com/watch?v=pX5CpUOiKB8).

 

Cotistas de Renda

Os cotistas de renda também têm o apoio do Check-list para prepararem a documentação exclusiva para a análise de renda. Lembramos que a análise socioeconômica só será realizada se o formulário para esta finalidade for preenchido corretamente e entregue no envelope junto à documentação de renda do candidato e seu núcleo familiar. Para auxiliar ainda mais os cotistas de renda, existem dois vídeos tutoriais que tratam sobre procedimentos, dúvidas e falhas recorrentes cometidas por este grupo ao entregarem a documentação específica. Acesse: “Cota de Renda – Parte 1” e “Cota de Renda – Parte 2”.

 

Local para realização da matrícula

No Câmpus Seropédica, os candidatos realizarão sua matrícula em três fases, todas no Pavilhão Central. A primeira, de conferência da documentação, será na sala 59 (Auditório Gustavo Dutra); a segunda, de lançamento dos dados no sistema, na sala 96; a terceira (internamente), na sala 94, para assinatura da documentação de matrícula. Os cotistas de renda entregarão sua documentação exclusiva para análise de renda, em envelope lacrado, após a realização da matrícula, na sala 53. As pessoas com Deficiência realizarão todas as etapas de matrícula diretamente na sala 53.

No Câmpus Nova Iguaçu, os calouros serão recepcionados na sala 203 do Bloco Informática e, a partir deste local, serão encaminhados para outro espaço para a continuidade da matrícula e realização de todos os procedimentos necessários. Os cotistas de renda deverão se informar sobre o local de entrega da documentação exclusiva para análise de renda, em envelope lacrado, ao término do procedimento de matrícula.

Todos os locais de realização de matrícula estarão devidamente sinalizados de modo a ajudar o candidato a se localizar melhor nos espaços institucionais.

 

Lista de Espera

Os candidatos que manifestaram interesse e não foram convocados para a matrícula retornaram para a Lista de Espera e devem aguardar por novas convocações para manifestação de interesse para vagas ociosas. Um de nossos tutoriais explica como se dão as convocações para matrícula e para a realização da Manifestação Virtual de Interesse; clique e veja.

 

Concorrência às vagas

Lembramos aos concorrentes que todos os candidatos, independente da modalidade, concorrem às vagas da modalidade “1” (Ampla Concorrência), afinal, como o próprio nome diz, elas são de ampla concorrência, permitindo com que todos concorram por elas.

Na modalidade “2” (Ensino Médio Público) concorrem todos os cotistas (modalidades 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) já que os participantes dessas quatro categorias deverão comprovar que cursaram integralmente o Ensino Médio em rede pública de ensino.

Na modalidade “3” (Ens. Méd. Púb. e PPI) concorrem os inscritos nas modalidades 3, 5, 7 e 9, que comprovarão ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública e se autodeclararam Preto, Pardo ou Indígena.

Na modalidade “4” (Ens. Méd. Púb. e Renda) concorrem os candidatos optantes das modalidades 4, 5, 8 e 9, que vão comprovar a realização integral do Ensino Médio em rede pública e possuir renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Na modalidade “5” (Ens. Méd. Púb, Renda e PPI) só concorrem os candidatos inscritos nas modalidades 5 e 9, pois somente eles sinalizaram na plataforma do SiSU pertencerem a três tipos de cotas simultaneamente: ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública, ter Renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e se autodeclararam Preto, Pardo ou Indígena.

Na modalidade “6” (Ensino Médio Público e Pessoa com Deficiência) concorrem as pessoas com deficiência inscritas nas modalidades 6, 7, 8 e 9. Os participantes dessas quatro categorias deverão comprovar que são deficientes e a realização integral o Ensino Médio em rede pública de ensino.

Na modalidade “7” (Ens. Méd. Púb., PPI e Pessoa com Deficiência) concorrem as pessoas com deficiência , inscritas nas modalidades 7 e 9, que: são deficientes, cursaram todo o Ensino Médio em rede pública e se autodeclararam Preto, Pardo ou Indígena.

Na modalidade “8” (Ens. Méd. Púb., Renda e Pessoa com Deficiência) concorrem os candidatos optantes das modalidades 8 e 9, que vão comprovar sua deficiência, a realização integral do Ensino Médio em rede pública e possuir renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Na modalidade “9” (Ens. Méd. Púb, Renda, PPI e Pessoa com Deficiência) só concorrem os candidatos inscritos na modalidade 9, pois somente eles sinalizaram na plataforma do SiSU pertencerem, simultaneamente, aos quatro tipos de cotas: ser pessoa com deficiência, ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública, ter renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e se autodeclararam Preto, Pardo ou Indígena.

 

Por Kleber Costa / Assessoria de Comunicação da Prograd