Pessoas com Deficiência (PCD)


Quando e onde devo entregar a documentação complementar para a comprovação da deficiência?
Os documentos complementares solicitados aos inscritos na modalidade de reserva de vagas às pessoas com deficiência deverão ser entregues no mesmo dia da solicitação de matrícula. O horário e local exato serão divulgados junto à convocação dos candidatos convocados para a solicitação de matrícula.
Entreguei minha documentação para análise de renda e/ou comprovação da deficiência no dia da solicitação de matrícula e meu nome não consta na divulgação do resultado. Por quê?
Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que se inscreveram em ações afirmativas combinadas (candidatos com vulnerabilidade socioeconômica e/ou pessoas com deficiência) somente terão a documentação de renda analisada e/ou serão convocados para uma eventual avaliação médica caso tenham tido a autodeclaração deferida pela Comissão de Verificação da Autodeclaração.
Caso um candidato esteja inscrito em mais de uma modalidade de ação afirmativa e, após recurso, seja indeferido em uma delas, ele ainda concorre no processo seletivo?
Não, o candidato que não atender aos requisitos específicos de qualquer política afirmativa, perderá o direito à vaga e/ou terá sua solicitação de matrícula cancelada, tendo resguardado o direito de recurso, que deverá ser solicitado pelo candidato em formulário específico nos prazos estabelecidos no dia da solicitação de matrícula.
Quando a solicitação de matrícula será confirmada e homologada?
A solicitação de matrícula dos candidatos inscritos na Ampla Concorrência, na modalidade de reserva de vagas destinada a egressos do Ensino Médio Público e na ação afirmativa de professores da rede pública de ensino (cursos de licenciatura) será homologada e confirmada após o candidato confirmar a ocupação à vaga diretamente na coordenação de curso, até o quarto dia do início das aulas. Já a solicitação de matrícula dos candidatos que concorrerem às vagas reservadas às pessoas com deficiência, às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e/ou aos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas será confirmada e homologada após o deferimento, isto é, após comprovado o enquadramento nos critérios da(s) modalidade(s) de ação afirmativa escolhida(s) no momento de inscrição no site do SiSU e quando o candidato confirmar a ocupação à vaga diretamente na coordenação de curso até o quarto dia do início das aulas.
Qual a característica da documentação escolar apresentada pelos candidatos inscritos em quaisquer modalidades de reserva de vagas (cotas) para a realização da solicitação de matrícula?
O documento deverá, obrigatoriamente, comprovar que o candidato realizou todo o ensino médio em escola pública, declaração disponível no endereço eletrônico abaixo: http://r1.ufrrj.br/sisu/wp-content/uploads/2015/12/modelo-de-declaracao-escolar-ensino-medio.pdf.
O que ocorre se selecionei a modalidade de vagas reservadas no site do SiSU, mas não atendo a todos os critérios para participar?
O candidato não poderá efetuar a solicitação de matrícula. Caso realize o procedimento, a UFRRJ verificará o enquadramento nos critérios das ações afirmativas e o candidato que atender aos critérios será eliminado do processo seletivo. Conforme informações disponíveis no Edital de Acesso aos cursos de Graduação da UFRRJ (vide na aba "Editais" deste Portal), compete exclusivamente ao candidato certificar-se que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas destinadas às políticas de ações afirmativas adotadas pela UFRRJ.
Quais os critérios para concorrer às vagas reservadas oferecidas pela UFRRJ pelo SiSU?
Segundo a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais, os critérios necessários para o preenchimento das vagas reservadas são: a) ter cursado integralmente, ou seja, todos os anos do ensino médio em escola pública brasileira, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou; b) ter obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, e; O candidato que tiver cursado qualquer série do ensino médio em instituição privada, mesmo que tenha sido contemplado com qualquer tipo de bolsa de ensino, não se enquadra no grupo de candidatos às vagas reservadas à UFRRJ.
Como deve proceder o candidato que selecionou, no momento da inscrição no SiSU, a UFRRJ nas duas opções de cursos?

Após a alteração dos critérios do MEC, formalizada pela Portaria Normativa MEC nº. 1.117 de 01-11-2018, o candidato classificado para segunda opção de curso, em qualquer instituição de ensino, não poderá mais participar da lista de espera, independentemente de ter se matriculado.

Poderá participar da lista de espera apenas os candidatos que não forem classificados, na Chamada Regular, para nenhuma das duas opções de curso selecionadas no momento de inscrição no SiSU.

Não existirá mais a possibilidade de um candidato ser classificado para dois cursos numa mesma edição do processo seletivo unificado (SiSU).

Na ausência do candidato convocado para a solicitação de matrícula, quem poderá realizar o procedimento por ele?
Conforme informações disponíveis no Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ (vide na aba "Editais" deste Portal), o candidato classificado, maior de 18 anos, impossibilitado de comparecer à Universidade para realizar a solicitação de matrícula poderá instituir um procurador legal para realizar o procedimento na data estabelecida pela UFRRJ, sendo apenas os pais considerados procuradores legais naturais. Os procuradores legais naturais deverão, no momento da solicitação de matrícula, apresentar documento original que comprove o vínculo com o candidato. Com exceção dos procuradores legais naturais, os demais procuradores deverão estar munido da procuração feita pelo candidato maior de 18 anos, além de documento de identificação civil original. Clique aqui e obtenha o documento a ser utilizado nessa situação. Ainda de acordo com o Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ, os candidatos classificados, menores de 18 anos, obrigatoriamente, deverão estar acompanhados de seus responsáveis legais em todas as etapas de solicitação de matrícula. Caso o responsável não possa acompanhar o candidato durante o procedimento, o mesmo deverá emitir uma procuração para instituir um procurador legal para acompanhar o candidato. Clique aqui e obtenha o documento a ser utilizado nessa situação. Atenção! Os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tiveram a solicitação de matrícula realizada por terceiros serão convocados para entrevista presencial de verificação da autodeclaração étnico-racial. A convocação contendo data, horário e local estará disponível na aba "Étnico-racial / Convocações (Solicitações de matrícula realizadas por terceiros)" deste Portal.
O candidato, aprovado no SISU, menor de 18 anos, poderá realizar a solicitação de matrícula sem a presença de um dos responsáveis?
Não. O candidato classificado para a solicitação de matrícula, menor de 18 anos, deverá estar acompanhado de um dos seus responsáveis legais durante todo o procedimento. Caso o responsável não possa acompanhar o candidato durante o procedimento, o mesmo deverá emitir uma procuração para instituir um procurador legal para acompanhar o candidato. Clique aqui e obtenha o documento a ser utilizado nessa situação.