Gerais


Existe algum modelo de declaração de deve ser entregue pelo candidato que se inscreveu as vagas reservadas autodeclarados pretos, pardos e indígenas?
Não. A UFRRJ não exige tal declaração.
Qual a característica da documentação escolar apresentada pelos candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica convocados para a matrícula?
O documento deverá, obrigatoriamente, comprovar que o candidato realizou todo o ensino médio em escola pública, declaração disponível no endereço eletrônico abaixo: http://r1.ufrrj.br/sisu/wp-content/uploads/2015/12/modelo-de-declaracao-escolar-ensino-medio.pdf.
Os candidatos, convocados para a matrícula na UFRRJ, automaticamente garantem as bolsas estudantis e vaga no alojamento estudantil?
Não. Todos os discentes, com matrícula ativa, podem solicitar os auxílios estudantis. A oferta e gestão dos auxílios são de responsabilidade da PROAES – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, endereço eletrônico: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-assuntos-estudantis/
O que ocorre se selecionei a modalidade de vagas reservadas no site do SiSU, mas não atendo a todos os critérios para participar?
O candidato não poderá efetuar a matrícula e estará, automaticamente, fora do processo seletivo da UFRRJ. Conforme informações disponíveis no EDITAL N.º 29/2017 - PROGRAD/UFRRJ que trata do Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ 2017-2, compete exclusivamente ao candidato certificar-se que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas destinadas às políticas de ações afirmativas adotadas pela UFRRJ.
Estudei em uma fundação de ensino e não paguei mensalidade. Essa instituição é considerada pública?
Não necessariamente. Algumas fundações e instituições apesar de não receber mensalidade dos alunos não são públicas. Em geral, são instituições criadas e mantidas por empresa não públicas. Na dúvida, consulte a direção do colégio antes de realizar a inscrição para vagas reservadas no site do SiSU.
Como dever ser a documentação escolar apresentada pelos candidatos convocados para a matrícula em uma das modalidades de vagas reservadas?
O documento deverá, obrigatoriamente, comprovar que o candidato realizou todo o ensino médio em escola pública, modelo de declaração: Declaração de ensino médio cursado em rede pública, disponível no endereço eletrônico: http://r1.ufrrj.br/sisu/cotas/.
Quais os critérios para concorrer às vagas reservadas oferecidas pela UFRRJ pelo SiSU?

Segundo a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais, os critérios necessários para o preenchimento das vagas reservadas são:

a) ter cursado integralmente, ou seja, todos os anos do ensino médio em escola pública brasileira, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou;
b) ter obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCE-JA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, e;

O candidato que tiver cursado qualquer série do ensino médio em instituição privada, mesmo que tenha sido contemplado com qualquer tipo de bolsa de ensino, não se enquadra no grupo de candidatos às vagas reservadas à UFRRJ.

Qual a data, o horário e o local para a realização da matrícula?
Essas informações serão divulgadas junto à convocação dos candidatos selecionados para a realização da matrícula, disponíveis no endereço eletrônico:
http://r1.ufrrj.br/sisu/convocacao-sisu/
O candidato, selecionado para a matrícula, poderá solicitar troca de curso?

Alteração de opção de curso: o candidato não pode solicitar à UFRRJ nenhum tipo de altera-ção em relação às opções de curso, turno ou campus. As modificações são realizadas no site do SISU dentro do cronograma estipulado pelo MEC;

Alteração de curso após efetivação da matrícula: qualquer solicitação de alteração de curso, turno ou campus após a realização da matrícula só pode ser solicitada após o primeiro ano de curso, mediante vaga disponível.

Como deve proceder o candidato que selecionou, no momento da inscrição no SiSU, a UFRRJ nas duas opções de cursos?

Candidato selecionado em 1ª opção de curso: o candidato selecionado para primeira opção de curso não poderá participar da Lista de Espera, independente de efetuar ou não sua matrícula.

Candidato selecionado em 2ª opção: o candidato selecionado para segunda opção, tendo ou não efetuado a matrícula, continua concorrendo à vaga que escolheu como primeira opção, na etapa/fase da Lista de Espera;

Se o candidato já matriculado na sua segunda opção de curso for selecionado na primeira opção na Lista de Espera, deverá cancelar a matrícula realizada anteriormente.