Solicitação de matrícula dos candidatos aprovados na Chamada Regular do SiSU acontecerá nos dias 31 de janeiro, 01 e 04 de fevereiro


O Ministério da Educação divulgou, na manhã de ontem (28), a relação dos candidatos classificados no SiSU 2019-1. A UFRRJ disponibiliza a listagem dos candidatos classificados para os cursos oferecidos pela instituição na aba “Convocações / Chamada Regular (Solicitação de Matrícula)” deste Portal.

A solicitação de matrícula dos 2.000 selecionados para a UFRRJ acontecerá nos dias 31 de janeiro, 01 e 04 de fevereiro, de 09h às 12h (para quem chegar até as 11h) e de 13h às 16h (para quem chegar entre 11h e 16h), diretamente no câmpus em que o aluno vai estudar.

Lembramos da existência de uma divisão por cursos estabelecida pela Pró-Reitoria de Graduação para distribuir os ingressantes nos três dias de matrícula, clique aqui e veja.

Eventualmente, os aprovados poderão realizar a matrícula em outro dia, dentro do prazo previsto.

Local para realização da matrícula

No câmpus Seropédica, a matrícula será realizada integralmente no Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT), clique aqui e veja a localização no mapa. A primeira etapa acontecerá no auditório do prédio (térreo/bloco 1) e a segunda será na sala 124 (2º andar/bloco 1).

Os candidatos de ampla concorrência finalizam o procedimento na segunda etapa, já os inscritos nas reservas de vagas terão fases extras a serem cumpridas, de acordo com a modalidade de cota: socioeconômica (sala 114 e 111/térreo/bloco 1), pessoas com deficiência (sala 111/térreo/bloco 1), autodeclarados pretos, pardos e indígenas (sala 113 e 112/térreo/bloco 1).

No câmpus Nova Iguaçu todas as etapas do procedimento serão realizadas no 2º andar do Bloco Informática do Instituto Multidisciplinar, clique aqui e veja a imagem. A primeira etapa acontecerá na sala 203 e a segunda será na sala 209. Os candidatos de ampla concorrência finalizam o procedimento na segunda etapa, já os inscritos nas reservas de vagas terão fases extras a serem cumpridas, de acordo com a modalidade de cota: socioeconômica (sala 201), pessoas com deficiência (sala 201), autodeclarados pretos, pardos e indígenas (sala 204).

Já no câmpus Três Rios a matrícula será realizada integralmente no Instituto Três Rios. Placas sinalizarão o local de realização de cada etapa do procedimento.

Procedimento para Matrícula

A documentação exigida para a matrícula e os procedimentos a serem seguidos estão descritos em nossos editais, disponibilizados na sessão “Editais” deste portal. Também no Portal SiSU-UFRRJ, o candidato encontrará a sessão “Dúvidas”, com resposta às dúvidas frequentes dos concorrentes às vagas de graduação na Universidade Rural do Rio de Janeiro. Confira também a sessão “Vídeos” com vídeos tutoriais que mostram o passo a passo das diversas etapas de concorrência às vagas.

Cotistas de Renda

Os cotistas de renda também têm o apoio do Check-list para prepararem a documentação exclusiva para a análise de renda. Lembramos que a análise socioeconômica só será realizada se o formulário para esta finalidade for preenchido corretamente e entregue no envelope junto à documentação de renda do candidato e seu núcleo familiar. Para auxiliar ainda mais os cotistas de renda, existem dois vídeos tutoriais que tratam sobre procedimentos, dúvidas e falhas recorrentes cometidas por este grupo ao entregarem a documentação específica. Acesse: “Cota de Renda – Parte 1” e “Cota de Renda – Parte 2”.

Autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas

Os autodeclarados pretos, pardos e indígenas deverão apresentar sua autodeclaração étnico-racial impressa, preenchida e com foto colorida, em fundo branco e com as seguintes dimensões: 5cm de largura e 7cm de altura (5×7, tipo passaporte). O documento será entregue pelo candidato à Comissão de Verificação de Autodeclaração Étnico-racial durante a entrevista presencial a ser realizada por esta comissão.

Pessoas com Deficiência

No ato da solicitação da matrícula, os candidatos inscritos na reserva de vagas destinada às pessoas com deficiência deverão apresentar original e entregar cópia simples do laudo médico, emitido por especialista, que atesta a espécie e o grau da deficiência. Este documento deverá possuir expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença, a CID. Para alguns tipos de deficiência será exigida a apresentação de exames complementares. Confira no Edital de Acesso aos Cursos de Graduação.

Lista de Espera

Após a alteração dos critérios do MEC, formalizada pela Portaria Normativa MEC nº. 1.117 de 01-11-2018, o candidato não selecionado na Chamada Regular em nenhuma das suas duas opções de curso poderá manifestar interesse para a primeira ou para segunda opção de curso para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao SiSU.

Acesse a Portaria na sessão “Editais” do Portal SiSU-UFRRJ.