Candidato (a), leia esta notícia até o fim. Algumas dúvidas que podem surgir estão respondidas nesta publicação.
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFRRJ acaba de publicar a convocação para Manifestação Virtual de Interesse na terceira chamada da Lista de Espera do SiSU 2021-1. Conforme estipulado no Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ, o número de convocados é dez vezes maior do que o número de vagas disponíveis.
Diferentemente da plataforma do SiSU, somente conseguirá realizar o procedimento o candidato que tiver seu nome relacionado nas listagens. O sistema receberá as manifestações até as 23h59m59s da próxima quinta-feira (30/09).
COMO FUNCIONA A MANIFESTAÇÃO VIRTUAL DE INTERESSE?
Os candidatos relacionados nas listas convocatórias para a Manifestação Virtual de Interesse e que ainda tenham interesse em ocupar a vaga, deverão acessar a plataforma da UFRRJ, inserir os dados solicitados e realizar o procedimento dentro do prazo estabelecido pelo cronograma do Processo Seletivo. Já aqueles que não foram convocados hoje, ainda poderão ser convocados para a terceira manifestação virtual de interesse e não necessitam realizar procedimento algum neste momento.
Após o encerramento do período de manifestação virtual de interesse, a Pró-Reitoria de Graduação irá apurar os dados e confeccionar a lista convocatória para a realização da solicitação de matrícula, de acordo com o quantitativo de vagas disponíveis por cada modalidade (ampla concorrência e tipos de cotas).
Atenção! Os candidatos convocados para a Manifestação Virtual de Interesse e que não realizarem o procedimento serão terminantemente excluídos da Lista de Espera e não concorrerão mais à vaga na UFRRJ, nesta edição do SiSU, de acordo com o Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ.
Na modalidade “2” (Ensino Médio Público = L5) concorrem todos os cotistas, ou seja, os inscritos nas modalidades 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Isso porque os participantes dessas oito categorias atendem ao critério da modalidade que é ter cursado integralmente o Ensino Médio em rede pública de ensino.
Na modalidade “3” (Ens. Méd. Púb. + PPI = L7) concorrem os inscritos nas modalidades 3, 5, 7 e 9, já que os participantes dessas quatro categorias atendem simultaneamente aos critérios da modalidade: ter cursado integralmente o Ensino Médio em rede pública de ensino e ter se autodeclarado preto, pardo e indígena.
Na modalidade “4” (Ens. Méd. Púb. + Renda = L1) concorrem os candidatos optantes das modalidades 4, 5, 8 e 9, que vão comprovar a realização integral do Ensino Médio em rede pública e possuir renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Na modalidade “5” (Ens. Méd. Púb. + Renda + PPI = L3) só concorrem os candidatos inscritos nas modalidades 5 e 9, pois somente eles afirmam atender simultaneamente aos três critérios desta modalidade: ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública, ter Renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter se autodeclarado preto, pardo ou indígena.
Na modalidade “6” (Ens. Méd. Púb. + Pessoa com Deficiência = L6) concorrem os candidatos inscritos nas modalidades 6, 7, 8 e 9. Isso porque os participantes dessas quatro categorias atendem aos dois critérios da modalidade: ter cursado integralmente o Ensino Médio em rede pública de ensino e ter alguma deficiência como indicada nos Decretos nº 3.298/99 e/ou nº 5.296/2004.
Na modalidade “7” (Ens. Méd. Púb. + PPI + Pessoa com Deficiência = L8) concorrem as pessoas inscritas nas modalidades 7 e 9, que: são deficientes, cursaram todo o Ensino Médio em rede pública e se autodeclararam preto, pardo ou indígena.
Na modalidade “8” (Ens. Méd. Púb. + Renda + Pessoa com Deficiência = L2) concorrem os candidatos optantes das modalidades 8 e 9, que: são deficientes, realizaram integralmente o Ensino Médio em rede pública e possui renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Na modalidade “9” (Ens. Méd. Púb. + Renda + PPI + Pessoa com Deficiência = L4) só concorrem os candidatos inscritos na própria modalidade 9, pois somente eles afirmam se enquadrar, simultaneamente, aos quatro tipos de critérios: ser pessoa com deficiência, ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública, ter renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter se autodeclarado preto, pardo ou indígena.