Prograd convoca candidatos para Manifestação Virtual de Interesse na 1ª chamada da Lista de Espera da UFRRJ


Candidato (a), leia esta notícia até o fim. Algumas dúvidas que podem surgir estão respondidas nesta publicação.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFRRJ acaba de publicar a convocação para Manifestação Virtual de Interesse na primeira chamada da Lista de Espera do SiSU 2020-2. Conforme estipulado no Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ, o número de convocados é cinco vezes maior do que o número de vagas disponíveis.

Diferentemente da plataforma do SiSU, somente conseguirá realizar o procedimento o candidato que tiver seu nome relacionado nas listagens divulgadas hoje (17). O sistema receberá as manifestações até as 23h59 da próxima terça-feira (18).

COMO FUNCIONA A MANIFESTAÇÃO VIRTUAL DE INTERESSE?

Os candidatos relacionados nas listas convocatórias para a Manifestação Virtual de Interesse e que ainda tenham interesse em ocupar a vaga, deverão acessar a plataforma da UFRRJ, inserir os dados solicitados e realizar o procedimento dentro do prazo estabelecido pelo cronograma do Processo Seletivo. Já aqueles que não foram convocados hoje, ainda poderão ser convocados para a segunda ou terceira manifestação virtual de interesse e não necessitam realizar procedimento algum neste momento.

Após o encerramento do período de manifestação virtual de interesse, a Pró-Reitoria de Graduação irá apurar os dados e confeccionar a lista convocatória para a realização da solicitação de matrícula, de acordo com o quantitativo de vagas disponíveis por cada modalidade (ampla concorrência e tipos de cotas).

Atenção! Os candidatos convocados para a Manifestação Virtual de Interesse e que não realizarem o procedimento serão terminantemente excluídos da Lista de Espera e não concorrerão mais à vaga na UFRRJ, nesta edição do SiSU, de acordo com o Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ.

CONCORRÊNCIA ÀS VAGAS POR MODALIDADE

Lembramos aos concorrentes que todos os candidatos, independente da modalidade, concorrem às vagas da modalidade “1” (Ampla Concorrência = A1), afinal, como o próprio nome diz, elas são de ampla concorrência, permitindo com que todos concorram por elas.

Na modalidade “2” (Ensino Médio Público = L5) concorrem todos os cotistas, ou seja, os inscritos nas modalidades 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Isso porque os participantes dessas oito categorias atendem ao critério da modalidade que é ter cursado integralmente o Ensino Médio em rede pública de ensino.

Na modalidade “3” (Ens. Méd. Púb. + PPI = L7) concorrem os inscritos nas modalidades 3, 5, 7 e 9, já que os participantes dessas quatro categorias atendem simultaneamente aos critérios da modalidade: ter cursado integralmente o Ensino Médio em rede pública de ensino e ter se autodeclarado preto, pardo e indígena.

Na modalidade “4” (Ens. Méd. Púb. + Renda = L1) concorrem os candidatos optantes das modalidades 4, 5, 8 e 9, que vão comprovar a realização integral do Ensino Médio em rede pública e possuir renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Na modalidade “5” (Ens. Méd. Púb. + Renda + PPI = L3) só concorrem os candidatos inscritos nas modalidades 5 e 9, pois somente eles afirmam atender simultaneamente aos três critérios desta modalidade: ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública, ter Renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter se autodeclarado preto, pardo ou indígena.

Na modalidade “6” (Ens. Méd. Púb. + Pessoa com Deficiência = L6) concorrem os candidatos inscritos nas modalidades 6, 7, 8 e 9. Isso porque os participantes dessas quatro categorias atendem aos dois critérios da modalidade: ter cursado integralmente o Ensino Médio em rede pública de ensino e ter alguma deficiência como indicada nos Decretos nº 3.298/99 e/ou nº 5.296/2004.

Na modalidade “7” (Ens. Méd. Púb. + PPI + Pessoa com Deficiência = L8) concorrem as pessoas inscritas nas modalidades 7 e 9, que: são deficientes, cursaram todo o Ensino Médio em rede pública e se autodeclararam preto, pardo ou indígena.

Na modalidade “8” (Ens. Méd. Púb. + Renda + Pessoa com Deficiência = L2) concorrem os candidatos optantes das modalidades 8 e 9, que: são deficientes, realizaram integralmente o Ensino Médio em rede pública e possui renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Na modalidade “9” (Ens. Méd. Púb. + Renda + PPI + Pessoa com Deficiência = L4) só concorrem os candidatos inscritos na própria modalidade 9, pois somente eles afirmam se enquadrar, simultaneamente, aos quatro tipos de critérios: ser pessoa com deficiência, ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública, ter renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter se autodeclarado preto, pardo ou indígena.

CONVOCAÇÃO PARA A SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA

Para a realização da solicitação de matrícula nos dias 21 a 25 de agosto (em modo remoto), serão convocados aqueles concorrentes que estiverem dentro do quantitativo real de vagas disponíveis. A convocação será divulgada a partir das 17h da próxima sexta-feira (21) e respeitará a distribuição de vagas remanescentes de cada modalidade (ampla concorrência e cotas).

Os candidatos que tiverem realizado o procedimento e não se encontrarem dentro da margem real de vagas retornarão à Lista de Espera e deverão aguardar nova Manifestação Virtual de Interesse.

VÍDEOS TUTORIAIS

A Assessoria de Comunicação da Prograd preparou alguns vídeos tutoriais sobre as etapas de concorrência e ocupação às vagas. As produções estão disponibilizadas na sessão “Vídeos” desse portal, acesse. Um desses vídeos tutoriais explica o passo a passo para a realização da Manifestação Virtual de Interesse, veja. Já outro vídeo tutorial explica a diferença entre a Lista de Espera, a convocação para Manifestação Virtual Interesse e para a realização da solicitação matrícula, assista. Ele também mostra como são geradas as listas para a manifestação de interesse e para a solicitação matrícula.

DÚVIDAS

Recomendamos a leitura atenta dos editais disponibilizados na sessão “Editais” deste portal, para a compreensão de todo o procedimento de concorrência às vagas. Questões pontuais estão esclarecidas na sessão “Dúvidas”, com resposta às dúvidas frequentes dos candidatos. Além disso, como exposto acima, também criamos vídeos tutoriais que explicam as principais etapas da concorrência às vagas. Acesse-os na sessão “Vídeos”.

LINKS

As listagens com os convocados para a Manifestação Virtual de Interesse na primeira Chamada da Lista de Espera estão disponíveis na aba “Convocações / 1ª Lista de Espera / Manifestação Virtual de Interesse”, acesse clicando aqui. Já o endereço eletrônico para a realização do procedimento é: www.itr.ufrrj.br/interesse.