A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulga hoje(23/09), o resultado preliminar da análise de heteroidentificação dos candidatos referentes às entrevistas presenciais e remotas da chamada da terceira lista de espera referente ao SiSU/UFRRJ 2023.2 e informa a convocação para a entrevista, em caráter de recurso, dos candidatos ausentes e indeferidos desta chamada.
No resultado, os candidatos estão divididos entre “FAVORÁVEIS” e “DESFAVORÁVEIS”.
Os candidatos com status FAVORÁVEL foram os que durante as entrevistas de heteroidentificação obtiveram a validação da autodeclaração étnico-racial como pessoa preta ou parda, finalizando a comprovação desta etapa, devendo acompanhar as demais modalidades de ações afirmativas, quando for o caso.
Já os candidatos com status DESFAVORÁVEL, em 1ª análise de heteroidentificação, poderão participar (de acordo com o edital vigente), das entrevistas em caráter de recurso, que acontecerão presencialmente para os candidatos residentes no estado do Rio de Janeiro, no campus Seropédica, no dia 25/09/2023 (segunda-feira) das 14h às 17 horas no Campus Seropédica – Rodovia BR 465 – Km 7, Salão Ecumênico (Sala do Coral), Sala 28, no Pavilhão Central/P1, Seropédica/RJ, Brasil e remotamente para candidatos residentes de outros estados em ambiente virtual pelo link: https://conferenciawebantigo.rnp.br/webconf/secretaria-da-pro-reitoria-de-graduacao, no dia 26/09/2023 (terça-feira) das 14h as 16h.
Vejam abaixo as listas com o resultado preliminar de heteroidentificação referente à terceira chamada da lista de espera:
No ato da entrevista recursal (presencial e remota), o candidato deverá apresentar impressa, preenchida e assinada uma nova autodeclaração étnico-racial, incluindo no local apropriado a foto colorida, em fundo branco, e com as seguintes dimensões: 5 cm de largura e 7 cm de altura (5×7, tipo passaporte).
ATENÇÃO!
Candidatos menores de 18 anos deverão comparecer acompanhados do seu responsável legal, munido de documento de identificação oficial/original com foto (salvo os emancipados que deverão apresentar a devida comprovação).
É imprescindível ao candidato que optou pela cota racial a participação na entrevista, no dia, dentro do período e do ambiente estipulado. Lembramos que a ausência do candidato na fase recursal gera imediatamente a desclassificação a vaga pretendida, sem direito a interposição de novo recurso conforme Edital.
Informamos que, através de entrevistas presencial e on-line, via plataforma RNP, foi avaliada a autodeclaração de candidatos às vagas reservadas aos candidatos pretos, pardos, e indígenas e foram considerados unicamente os aspectos fenotípicos do candidato, tendo sido vedado qualquer outro critério, inclusive as considerações sobre a ascendência e sentimento de pertencimento.
Esclarecemos que, as Comissões de Heteroidentificação possuem competência deliberativa para validação da autodeclaração dos candidatos, de acordo com Portaria da Pró-Reitoria de Graduação da UFRRJ. Cada comissão é composta de 3 (três) membros da comunidade universitária que, preferencialmente, possuem vínculo com grupos de pesquisa e/ou núcleos de estudo e/ou movimentos sociais organizados ligados à questão étnico-racial, além de terem participado do curso de formação e/ou experiência em bancas anteriores.