A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulga o resultado final da análise de heteroidentificação dos candidatos referentes as entrevistas presenciais e remotas da chamada da segunda lista de espera referente ao SISU/UFRRJ 2023.2.
Os candidatos estão divididos entre “FAVORÁVEIS” e “DESFAVORÁVEIS”.
Os candidatos com status FAVORÁVEL durante as entrevistas recursais de heteroidentificação presencial (para candidatos do estado do Rio de Janeiro) obtiveram a validação da autodeclaração étnico-racial como pessoa preta ou parda, finalizando a comprovação desta etapa, devendo acompanhar as demais modalidades de ações afirmativas, quando for o caso.
Os candidatos com status DESFAVORÁVEL não obtiveram a validação da autodeclaração étnico-racial como pessoa preta ou parda e terão, de acordo com o Edital , a matrícula cadastrada cancelada (quando for o caso). Ressaltamos que não há mais interposição de recursos institucionalmente.
Através de entrevistas presencial, via plataforma RNP, foi avaliada a autodeclaração de candidatos às vagas reservadas aos candidatos pretos, pardos, e indígenas e foram considerados unicamente os aspectos fenotípicos do candidato, tendo sido vedado qualquer outro critério, inclusive as considerações sobre a ascendências.
As Comissões de Heteroidentificação possuem competência deliberativa para validação da autodeclaração dos candidatos, de acordo com Portaria da Pró-Reitoria de Graduação da UFRRJ. Cada comissão é composta de três membros da comunidade universitária que, preferencialmente, possuem vínculo com grupos de pesquisa ou núcleos de estudo ou movimentos sociais organizados ligados à questão étnico-racial, além de terem participado do curso de formação e/ou experiência em bancas anteriores.
Confiram abaixo as listas com o resultado final de heteroidentificação da chamada referente a segunda lista de espera.