Heteroidentificação 2023.1 – Resultado Preliminar e Convocação para fase recursal dos candidatos aprovados para os cursos de graduação em Educação de Campo e Belas Artes

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulga hoje (19/04) o resultado preliminar da análise de heteroidentificação dos candidatos aprovados para os cursos de graduação em Educação de Campo e Belas Artes.

Os candidatos estão divididos entre “AUSENTES”, “DEFERIDOS” e “INDEFERIDOS”.

Os candidatos AUSENTES não compareceram e não apresentaram justificativa no prazo determinado conforme edital de acesso aos cursos de graduação da UFRRJ 2023.1. Terão suas matrículas (cadastradas) canceladas.

Os candidatos DEFERIDOS durante a entrevista remota de heteroidentificação obtiveram a validação da autodeclaração étnico-racial como pessoa preta ou parda, finalizando a comprovação desta etapa, devendo acompanhar as demais modalidades de ações afirmativas, quando for o caso.

Os INDEFERIDOS em 1ª análise de heteroidentificação serão agendados automaticamente para a entrevista em caráter de recurso, que acontecerá presencialmente, na Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC) P1, campus Seropédica, no dia 28/04/2023 (sexta-feira), às 9 horas.

O candidato deverá comparecer no local, data e horário da sua convocação para participar da entrevista presencial, em caráter de recurso, portando em mãos documento de identificação (válido) com foto e formulário de AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL impresso, completamente preenchido, assinado e com a foto (anexo).

Os candidatos menores de 18 anos deverão participar da entrevista acompanhados de um responsável legal (pai, mãe ou tutor), salvo os legalmente emancipados, que deverá apresentar o documento oficial de identificação válido com foto, conforme previsto em edital.

A análise será organizada pela Comissão de Verificação de Autodeclaração Étnico-racial.
Os candidatos deverão cumprir as normas previstas no EDITAL 02/2023/PROGRAD/UFRRJ (Belas artes) e Edital Nº 03/2023/PROGRAD/UFRRJ (Educação do Campo) e demais normativas que regem este processo.

De acordo com o edital os autodeclarados preto(a)s, pardo(a)s ou indígenas que não comparecerem à entrevista com a Comissão de Verificação Étnico-racial e não apresentarem por e-mail (acoesafirmativasufrrj@ufrrj.br) justificativa documental em até 24 horas,  serão eliminados da respectiva chamada, sem direito a interposição de recurso.

Através de entrevistas on-line, via plataforma RNP, foi avaliada a autodeclaração de candidatos às vagas reservadas aos candidatos pretos, pardos, e indígenas. Foram considerados unicamente os aspectos fenotípicos do candidato, tendo sido vedado qualquer outro critério, inclusive as considerações sobre a ascendência.

As Comissões de Heteroidentificação possuem competência deliberativa para validação da autodeclaração dos candidatos, de acordo com Portaria da Pró-Reitoria de Graduação da UFRRJ. Cada comissão é composta de três membros da comunidade universitária que, preferencialmente, possuem vínculo com grupos de pesquisa ou núcleos de estudo ou movimentos sociais organizados ligados à questão étnico-racial, além de terem participado do curso de formação e/ou experiência em bancas anteriores.

Seguem abaixo as listas com o resultado preliminar de heteroidentificação dos candidatos aprovados para os cursos de graduação em Educação de Campo e Belas Artes