SiSU 2018-2: Inscrições acontecem até a próxima sexta-feira (15). Editais têm modificações

As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2018 começaram ontem (12) e seguem até a próxima sexta-feira (15). Podem participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e que não tenham zerado a redação. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site do SiSU. É possível concorrer em até duas opções de cursos que devem ser escolhidas no ato da inscrição. As escolhas de curso poderão ser alteradas até o encerramento das inscrições.

A segunda edição do SiSU vai ser realizada em uma única chamada, e o resultado está previsto para ser divulgado em 18 de junho. A solicitação de matrícula dos candidatos classificados acontecerá nos dias 25, 26 e 28 de junho, de acordo com a divisão a ser estabelecida pela Pró-Reitoria de Graduação da UFRRJ. Os candidatos não classificados em sua primeira opção de curso na Chamada Regular do SiSU poderão, entre os dias 22 e 27 de junho, declarar interesse em participar da lista de espera.

O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação, por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. O processo ocorre duas vezes por ano.

Em 2018-2, a UFRRJ ofertará 1.490 vagas em cursos de graduação nos câmpus de Seropédica e Nova Iguaçu, de acordo com o quadro de vagas. Lembramos que alguns cursos da instituição possuem entrada anual, apenas no primeiro semestre do ano. É o caso de todos os cursos do Câmpus Três Rios, por exemplo.

Editais têm modificações

Todos os editais que determinam os parâmetros do processo seletivo tiveram alterações. A partir desse processo seletivo, o Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ determina, dentre outros casos, que:

>> Os candidatos farão uma solicitação de matrícula (e não mais a matrícula em si) que será homologada após a confirmação de ocupação à vaga, realizada diretamente na coordenação de curso até o quarto dia (antigamente era até o oitavo), após o início do período letivo; Além disso, os candidatos inscritos nas reservavas de vagas destinadas às pessoas com deficiência, às pessoas com renda bruta familiar per capta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e/ou aos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas somente terão a matrícula homologada após verificado o enquadramento nos critérios estabelecidos de cada ação afirmativa selecionada na inscrição.

>> Obrigatoriamente, os candidatos menores de 18 anos deverão estar acompanhados de seu responsável legal ou procurador designado pelo responsável.

>> Tanto a solicitação de matrícula quanto a interposição de recurso serão apenas presenciais. Ou seja, não existe mais a possibilidade de se realizar o procedimento via internet/correios.

>> A interposição de recurso de candidato autodeclarado preto ou pardo, indeferido na entrevista étnico racial realizada no dia da solicitação de matrícula, acontecerá em outro câmpus da UFRRJ. Candidatos de cursos do Câmpus Seropédica terão o recurso previsto para o Câmpus Nova Iguaçu e vice-versa.

O Edital de Reserva de Vagas às pessoas com renda bruta familiar per capta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo prevê, a partir de agora, que a UFRRJ, por meio da Comissão de Análise de Renda, solicite documentos de pessoas que não façam parte do núcleo familiar informado no Formulário de Vulnerabilidade Socioeconômica.

Já o Ministério da Educação, através da Portaria Normativa nº 541 de 07 de junho de 2018, determina que é vedada ao estudante a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta. Também está vedada a inscrição no SiSU 2018-2 para o mesmo curso, turno, local de oferta e instituição, para o qual o candidato tenha se matriculado em razão de sua seleção no SiSU 2018-1.