Divulgado, na manhã de hoje (27), o resultado preliminar da análise de renda dos candidatos que realizaram matrícula presencial na primeira chamada da Lista de Espera do SiSU 2017-2 nos dias 03 e 04 de julho. Em divulgação, realizada na noite de ontem (26), identificamos uma falha técnica na geração das listagens do Câmpus Seropédica. Erradamente, 97 candidatos foram categorizados como sem envelope. Uma hora após a publicação, as listagens foram retiradas do site. Um comunicado sobre a interrupção da divulgação foi postado a fim de minimizar e evitar maiores transtornos. Acrescentamos que a falha foi na geração das listagens, não na análise de renda dos 97 candidatos atingidos diretamente. E, mais uma vez, pedimos desculpas aos candidatos afetados por essa situação.
Os candidatos com status deferido, que cumpriram as exigências do edital e trouxeram toda a documentação como solicitado, tiveram sua análise aprovada e sua matrícula consolidada, devendo comparecer até o oitavo dia corrido do início das aulas na Coordenação de Curso para realizar o procedimento de confirmação de ocupação à vaga.
Já os que foram indeferidos poderão apresentar a documentação assinalada como pendente (recurso), impreterivelmente, amanhã, 28 de julho.
Em Seropédica, o local de entrega é a sala 82 do Pavilhão Central (Auditório Hilton Salles), das 9h às 11h e das 13h às 16h.
Em Nova Iguaçu, os candidatos indeferidos devem apresentar seu recurso na sala 310 do Bloco Administrativo, também das 9h às 12h e das 13h às 16h.
As listas com os resultados estão disponibilizadas na aba “Análise de Renda / Resultado da Análise de Renda” do Portal SiSU-UFRRJ.
FALHAS RECORRENTES NA APRESENTAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO PARA ANÁLISE SOCIOECONÔMICA QUE OCASIONAM O INDEFERIMENTO DE CANDIDATOS
É de responsabilidade do candidato a entrega da documentação para análise socioeconômica, da forma com que está solicitado no edital. Os servidores, membros da comissão que analisa a documentação dos candidatos declarados em situação de vulnerabilidade socioeconômica, identificaram doze problemas recorrentes que comprometem a conclusão da análise de muitos candidatos, que são indeferidos na análise preliminar, são eles:
1 > Documentos fora do período de análise. Lembramos que os meses analisados são: março, abril e maio de 2017;
2 > Extratos bancários sem identificação da instituição financeira, sem a identificação do correntista ou fora do período de análise. Para as contas não movimentadas nos meses de análise, o candidato deverá apresentar algum documento da instituição financeira que constate a falta da tal movimentação;
3 > Declaração de desemprego sem a informação do provimento (sustento) do candidato nos meses da análise;
4 > Declaração de renda informal sem a discrição da atividade exercida e/ou sem valor aproximado da renda informal recebida no período da análise;
5 > Cópia da carteira de trabalho incompleta, não identificada – misturada com a cópia da CTPS de outras pessoas ou ilegível;
6 > Extrato do CNIS apenas com a página dos dados cadastrais. Para análise socioeconômica, a informação principal é aquela que traz as informações previdenciárias ou a ausência de tais registros para pessoas que nunca ocuparam vaga formal pelo regime celetista;
7 > Recibo de declaração do imposto de renda (IRPF) entregue como declaração completa;
8 > Declarações para esclarecer situações de renda sem reconhecimento de firma em cartório. No acaso de haver a necessidade de apresentar mais de uma declaração, o candidato ou seu responsável pode unir as informações em uma única declaração;
9 > Falta de declaração com firma reconhecida esclarecendo a origem de valores em conta corrente e conta poupança que divirjam da renda declarada e dos documentos apresentados. Nesse caso, além da declaração, o candidato deve anexar cópia da situação justificada. Exemplo: recebimento de prêmio de seguro – apresentar o documento da seguradora; venda de um automóvel – apresentar cópia do recebo emitido; empréstimos em bancos – anexar comprovantes, quando houver;
10 > Falta de esclarecimento sobre o recebimento de pensão alimentícia para pessoas que não residam com ou dos pais ou com os dois e não possuem renda própria;
11 > Pessoas que ficaram desempregadas após o período da análise devem entregar os contracheques de março, abril ou maio e demais documentos, pois no período da análise estavam empregadas; e
12 > Comprovante de residência não oficial ou no nome de terceiros sem esclarecimento da situação de moradia.
Lembramos que a Comissão de Análise Socioeconômica, de acordo com o edital, pode solicitar documentos adicionais e/ou documentos já entregues anteriormente, caso o mesmo esteja ilegível ou não esteja devidamente identificado. O recurso é a única possibilidade de regularizar sua situação. Portanto, não deixe de apresentar de forma organizada a documentação sinalizada pela Comissão.
ENVELOPE LACRADO
Os envelopes com a documentação complementar dos candidatos indeferidos na análise de renda deverão ser entregues lacrados. A equipe responsável por receber o material não prestará qualquer informação ou verificará os documentos, uma vez que a pendência já está discriminada nas listas divulgadas hoje (19). Aqueles candidatos que não apresentaram o formulário de vulnerabilidade socioeconômica deverão apresentar toda a documentação novamente, inclusive o formulário, uma vez que sem ele, a comissão responsável pela análise não tem condições de realizar a apuração da renda.
MATRÍCULAS ON-LINE
Os candidatos cotistas de outros estados, que realizaram o procedimento de matrícula através da internet, deverão aguardar a divulgação específica para esse público que acontecerá nos próximos dias, em data ainda não definida. Neste momento, eles aparecem na listagem “Sem Envelope”, já que a documentação está em trânsito via correios. A responsabilidade pelo acompanhamento da divulgação no Portal SiSU/UFRRJ é do próprio candidato.
DÚVIDAS
No Portal SiSU/UFRRJ existe um espaço com as respostas às dúvidas frequentes dos ingressantes.