A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFRRJ acaba de publicar a convocação para Manifestação Virtual de Interesse na segunda chamada da Lista de Espera do SiSU. Conforme estipulado no 7º parágrafo do artigo 28 do Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ 2017-2, o número de convocados é dez vezes maior do que o número de vagas disponíveis.
Lembramos que somente conseguirá realizar o procedimento o candidato que tiver seu nome relacionado nas listagens divulgadas hoje (18). O sistema receberá as manifestações até as 23h59 da próxima quarta-feira (19).
Os concorrentes convocados para a Manifestação Virtual de Interesse e que não realizam o procedimento são terminantemente excluídos da Lista de Espera. Sendo assim, não concorrerão mais a uma vaga na UFRRJ neste processo seletivo, de acordo com o Edital de Acesso aos Cursos. Já aqueles que não foram chamados hoje, ainda poderão ser convocados para a terceira manifestação de interesse.
COMO FUNCIONA A MANIFESTAÇÃO VIRTUAL DE INTERESSE?
Ao publicar as listas convocatórias para a Manifestação Virtual de Interesse, os candidatos relacionados neste documento, e que ainda tenham interesse em ocupar a vaga, deverão acessar a plataforma, inserir os dados solicitados e realizar o procedimento dentro do prazo estabelecido pelo cronograma do processo seletivo. Ao término da Manifestação, a Pró-Reitoria de Graduação irá apurar as informações e confeccionar a lista convocatória para a realização da matrícula, de acordo com as vagas disponíveis por cada modalidade (ampla concorrência e tipos de cotas).
Clique aqui e acesse as listagens. O procedimento para a realização da Manifestação Virtual de Interesse será realizado através do link: itr.ufrrj.br/interesse.
CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA
Para a realização da matrícula nos dias 24 e 25 de julho, serão convocados aqueles concorrentes que estão dentro do quantitativo real de vagas disponíveis. A convocação será divulgada a partir das 17h da próxima sexta-feira (21) e respeitará a distribuição de vagas remanescentes de cada modalidade (ampla concorrência e cotas).
Lembramos aos concorrentes que todos os candidatos, independente da modalidade, concorrem às vagas da modalidade “1” (Ampla Concorrência), afinal, como o próprio nome diz, elas são de ampla concorrência, permitindo com que todos concorram por elas.
Na modalidade “2” (Ensino Médio Público) concorrem todos os cotistas (modalidades 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) já que os participantes dessas quatro categorias deverão comprovar que cursaram integralmente o Ensino Médio em rede pública de ensino.
Na modalidade “3” (Ens. Méd. Púb. e PPI) concorrem os inscritos nas modalidades 3, 5, 7 e 9, que comprovarão ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública e se autodeclararam Preto, Pardo ou Indígena.
Na modalidade “4” (Ens. Méd. Púb. e Renda) concorrem os candidatos optantes das modalidades 4, 5, 8 e 9, que vão comprovar a realização integral do Ensino Médio em rede pública e possuir renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Na modalidade “5” (Ens. Méd. Púb, Renda e PPI) só concorrem os candidatos inscritos nas modalidades 5 e 9, pois somente eles sinalizaram na plataforma do SiSU pertencerem a três tipos de cotas simultaneamente: ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública, ter Renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e se autodeclararam Preto, Pardo ou Indígena.
Na modalidade “6” (Ensino Médio Público e Pessoa com Deficiência) concorrem as pessoas com deficiência inscritas nas modalidades 6, 7, 8 e 9. Os participantes dessas quatro categorias deverão comprovar que são deficientes e a realização integral o Ensino Médio em rede pública de ensino.
Na modalidade “7” (Ens. Méd. Púb., PPI e Pessoa com Deficiência) concorrem as pessoas com deficiência , inscritas nas modalidades 7 e 9, que: são deficientes, cursaram todo o Ensino Médio em rede pública e se autodeclararam Preto, Pardo ou Indígena.
Na modalidade “8” (Ens. Méd. Púb., Renda e Pessoa com Deficiência) concorrem os candidatos optantes das modalidades 8 e 9, que vão comprovar sua deficiência, a realização integral do Ensino Médio em rede pública e possuir renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Na modalidade “9” (Ens. Méd. Púb, Renda, PPI e Pessoa com Deficiência) só concorrem os candidatos inscritos na modalidade 9, pois somente eles sinalizaram na plataforma do SiSU pertencerem, simultaneamente, aos quatro tipos de cotas: ser pessoa com deficiência, ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública, ter renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e se autodeclararam Preto, Pardo ou Indígena.
A Assessoria de Comunicação da Prograd preparou alguns vídeos tutoriais sobre as etapas de concorrência e ocupação às vagas. As produções estão disponibilizadas na sessão “Vídeos” desse portal, acesse. Um desses vídeos tutoriais explica o passo a passo para a realização da Manifestação Virtual de Interesse, veja. Já outro vídeo tutorial explica a diferença entre a Lista de Espera, a convocação para Manifestação Virtual Interesse e para a realização da matrícula, assista. Ele também exemplifica como são geradas as listas para a manifestação e para a matrícula.
DÚVIDAS
Recomendamos a leitura atenta dos editais disponibilizados na sessão “Editais” deste portal, para a compreensão de todo o procedimento de concorrência às vagas. Questões pontuais estão esclarecidas na sessão “Dúvidas”, com resposta às dúvidas frequentes dos candidatos. Além disso, também criamos vídeos-tutoriais que explicam as principais etapas da concorrência às vagas. Acesse-os na sessão “Vídeos”.