Candidato (a), leia esta notícia até o fim. Algumas dúvidas que podem surgir estão respondidas nesta publicação.
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFRRJ acaba de publicar a relação dos candidatos classificados na 1ª Chamada da Lista de Espera do SiSU 2023-1. A solicitação de matrícula dos selecionados para a UFRRJ acontecerá do dia 18 à 20 de março. O procedimento será de forma remota (on-line). Os candidatos indeferidos na solicitação de matrícula poderão interpor recurso no dia 23 de março.
Procedimento para a solicitação de matrícula
A matrícula dos(as) candidatos(as) aprovados(as) nos Processos Seletivos para ocupação de vagas novas de Graduação da UFRRJ será realizada de forma remota (on-line), utilizando página na internet especialmente desenvolvida para esta finalidade: www.itr.ufrrj.br/matricula. Antes de acessá-lo, do dia 18 à 20 de março, leia com atenção todas as orientações elencadas abaixo, assim como a lista dos convocados:
O envio de documentos de matrícula como anexos ao formulário de matrícula on-line será considerado como ato formal de requerimento de matrícula, a ser realizado pelo(a) candidato(a) convocado(a), estando o deferimento do mesmo condicionado ao atendimento a todos os requisitos estabelecidos no EDITAL específico do processo seletivo.
O(a) candidato(a) que deixar de preencher o formulário de matrícula on-line, anexando os documentos solicitados, no prazo estipulado, será considerado(a) desistente e perderá o direito à vaga.
Os candidatos deverão anexar os documentos escaneados e salvos em formato JPG, GIF, PNG ou PDF. O(s) tipo(s) de documento(s) necessário(s) dependerá(ão) do tipo de vaga para a qual o candidato foi aprovado.
TODOS(AS) os(as) candidatos(as) convocados(as) para matrícula que apresentarem a documentação mínima exigida no sistema serão cadastrados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas em caráter provisório.
Futuramente, todos(as) os(as) candidatos(as) matriculados(as) remotamente deverão apresentar os demais documentos exigidos no edital. A não apresentação, por parte do candidato, desta documentação resultará no cancelamento da respectiva matrícula.
Os (as) candidatos(as) selecionados(as) em vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas e/ou reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou menor que 1,5 salário mínimo per capita e/ou reservadas para Pessoas com Deficiência passarão por processos adicionais de validação da candidatura previstos no Edital específico do Processo Seletivo. A não comprovação, por parte do candidato, do pertencimento a uma dessas categorias de reserva de vaga levará ao cancelamento da respectiva matrícula. É responsabilidade do candidato acompanhar pelo site SiSU-UFRRJ as convocações para comprovação da cota escolhida.
Só serão considerados como alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFRRJ aqueles candidatos que tenham atendido a todos os requisitos exigidos para a ocupação da respectiva vaga.
É de inteira responsabilidade do candidato, ou do respectivo representante legal, o acompanhamento de todas as convocações para o cumprimento de todas as etapas da solicitação de matrícula, publicadas no Portal SISU-UFRRJ, pois a Prograd/UFRRJ não realizará convocação por outros meios.
A documentação exigida para a solicitação de matrícula e os procedimentos a serem seguidos estão descritos em nossos editais, disponibilizados na sessão “Editais” deste portal. Também no Portal SiSU-UFRRJ, o candidato encontrará a sessão “Dúvidas”, com resposta às dúvidas frequentes dos concorrentes às vagas de graduação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Os cotistas de renda deverão submeter os documentos exigidos nesta fase de matrícula.
Posteriormente, a condição de Vulnerabilidade Socioeconômica do candidato deverá ser comprovada através da documentação exigida, dando sustentação ao seu pleito. A convocação para comprovação desta cota será realizada pelo site SiSU-UFRRJ
Para a preparação do material que deverá ser entregue futuramente os candidatos podem se orientar através deste Check-list para a documentação para a apuração da renda. Para auxiliar ainda mais os cotistas de renda, existem dois vídeos tutoriais que tratam sobre procedimentos, dúvidas e falhas recorrentes cometidas por este grupo ao entregarem a documentação específica. Acesse: “Cota de Renda – Parte 1” e “Cota de Renda – Parte 2”.
Os autodeclarados pretos, pardos e indígenas deverão submeter os documentos exigidos nesta fase de matrícula.
Posteriormente, a condição do candidato deverá ser comprovada através de entrevista. No ato da entrevista, o candidato deverá levar preenchida e assinada sua autodeclaração étnico-racial incluindo no local apropriado a foto colorida, em fundo branco, e com as seguintes dimensões: 5 cm de largura e 7 cm de altura (5×7, tipo passaporte). A convocação para comprovação desta cota será realizada pelo site SiSU-UFRRJ.
O documento deverá ser produzido (em formato PDF, GIF, JPG ou PNG), em formato digital e impresso, para ser apresentado durante a entrevista.
Candidatos selecionados para vagas reservadas às Pessoas com Deficiência deverá ser produzido (scanear ou fotografar) um laudo médico assinado por médico especialista na área da deficiência alegada pelo candidato, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, emitido nos últimos 12 (doze) meses que antecederam a inscrição do candidato no Processo Seletivo.
O arquivo produzido (em formato PDF, GIF, JPG ou PNG) será anexado durante o processo de matrícula remota (on-line). Futuramente, este mesmo laudo será entregue pelo candidato à Comissão Multidisciplinar da UFRRJ conforme previsto nos editais do processo seletivo (Edital).