SiSU 2024: 3ª Lista de Espera – Convocação para a Solicitação de Matrícula


A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) acaba de publicar a listagem dos candidatos classificados para os cursos oferecidos pela instituição na aba “Solicitação de Matrícula / 3ª Chamada Chamada da Lista de Espera” deste Portal.

O  período para Solicitação de Matrícula dos 653 selecionados para a 3ª Chamada da Lista de Espera UFRRJ acontecerá entre os dias 19 e 20 de março de 2023 (terça-feira até a quarta-feira).

O canal oficial de comunicação com os candidatos é a página http://r1.ufrrj.br/sisu/.

A submissão dos documentos para a matrícula ocorrerá de forma remota (on-line) através do link:  www.itr.ufrrj.br/matricula . Antes de acessá-lo, leia com atenção todas as orientações elencadas no Edital de Acesso UFRRJ (http://r1.ufrrj.br/sisu/editais/) e fique por dentro do cronograma (http://r1.ufrrj.br/sisu/cronograma/).

ATENÇÃO: até o dia 24 de março todos candidatos devem acessar novamente o sistema de matrícula para verificarem se a solicitação foi aceita ou rejeitada.

Caso apareça a mensagem: “você já enviou seus documentos e informações”, seus arquivos ainda estão sob análise.

Os que forem negados, poderão interpor recurso no dia 25 de março. Na fase recursal, basta submeter os documentos faltantes.

 

ATENÇÃO CANDIDATOS! Clique na aba e leia as informações para a matricula. COTISTAS, se atente para a comprovação da sua cota.

Comprovação

O envio de documentos de matrícula on-line será considerado como ato formal de requerimento de matrícula, a ser realizado pelo(a) candidato(a) convocado(a), estando o deferimento do mesmo condicionado ao atendimento a todos os requisitos estabelecidos no EDITAL específico do processo seletivo.

O(a) candidato(a) que deixar de submeter os documentos no prazo estipulado será considerado(a) desistente e perderá o direito à vaga. Por isso fique atento(a) ao cronograma!
Os candidatos deverão anexar os documentos escaneados e salvos em formato PDF. O(s) tipo(s) de documento(s) necessário(s) dependerá(ão) do tipo de vaga para a qual o candidato foi aprovado.

Para orientar os candidatos na matrícula, existe um vídeo tutorial que trata sobre o procedimento. Acesse: “Como realizar a solicitação de matrícula”.

Informações e Ocupações de Vagas

Somente serão considerados como alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFRRJ aqueles candidatos que tenham atendido a todos os requisitos exigidos para a ocupação da respectiva vaga, exigidos em Edital.

É de inteira responsabilidade do candidato, ou do respectivo representante legal, o acompanhamento de todas as convocações para o cumprimento de todas as etapas da solicitação de matrícula, publicadas no Portal SISU-UFRRJ, pois a Prograd/UFRRJ não realizará convocação por outros meios.

A documentação exigida para a solicitação de matrícula e os procedimentos a serem seguidos estão descritos em nossos editais, disponibilizados na seção “Editais” deste portal. Também no Portal SiSU-UFRRJ, o candidato encontrará a área destinada para as “Dúvidas”, com resposta aos questionamentos frequentes dos concorrentes às vagas de graduação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Cotista de Renda

Os candidatos convocados para ocuparem cota socioeconômica deverão também submeter os documentos para análise da renda, conforme Edital, neste sistema. O link para acesso ao sistema é: https://itr.ufrrj.br/matricularenda

Os candidatos ainda poderão se orientar através deste Check-list para a preparação do material que deverá ser entregue, da documentação para a apuração da renda. Os interessados poderão fazer uso do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), aceitos e pré definidos no Edital, para  se candidatarem ao respectivo processo. A medida  favorece o processo de matrícula porque os avaliadores farão uso dos dados disponíveis do governo, que será a  Folha Resumo como comprovação da renda familiar, conforme os artigos 30 e 31 do Edital de Acesso.

Para explicar o processo de matrícula aos candidatos, existe um vídeo tutorial que trata sobre o procedimento. Acesse: “Comprovação de renda – Cota Socioeconômica ”.

Para informações sobre o processo de análise de renda, confira a aba “análise de renda” da página “Acesso SISU“.

 

CALENDÁRIO DE RENDA

Cota Socioeconômica – 3ª Lista de Espera SiSU 2024

Avaliação socioeconômica (renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo)
Evento
Início
Fim
Submissão dos documentos de comprovação de renda igual ou inferior a um salário-mínimo ou comprovação de vulnerabilidade socioeconômica pelo CADUNICO (sistema específico destinado apenas a submissão dos documentos de renda)
19/03 (ter)
20/03 (qua)

Leia com atenção ⬇️

ATENÇÃO: as demais datas referentes a análise de renda não foram divulgadas, em decorrência das negociações com o Comando de Greve dos Servidores Técnico-administrativos. NÃO DEIXE de acompanhar a aba “cronograma” e as notícias deste Portal, pois o calendário desta convocação será publicado em breve.

Autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas

Os autodeclarados pretos, pardos e indígenas deverão comprovar a respectiva condição como candidato PPI através de entrevista de heteroidentificação.

Durante a entrevista, o candidato deverá apresentar o formulário de autodeclaração étnico-racial, que deve incluir, no local apropriado, a foto colorida, em fundo branco, e com as seguintes dimensões: 5 cm de largura e 7 cm de altura (5×7, tipo passaporte).

É imprescindível ao candidato que optou pela cota racial a participação na entrevista, no dia e dentro do período estipulado.

ATENÇÃO: as datas referentes as entrevistas de heteroidentificação ainda não foram divulgadas em decorrência das negociações com o Comando de Greve dos Servidores Técnico-administrativos. NÃO DEIXE de acompanhar a aba “cronograma” e as notícias deste Portal, pois o calendário desta convocação será publicado em breve.

Candidatos que optaram pela cota de pessoa com deficiência
Os candidatos que ocuparão vagas reservadas às Pessoas com Deficiência deverão submeter (arquivo PDF), juntamente com os demais documentos de matrícula, um laudo médico assinado por médico especialista na área da deficiência alegada pelo candidato, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, emitido nos últimos 12 (doze) meses que antecederam a inscrição do candidato no Processo Seletivo.

É imprescindível ao candidato que optou pela cota de Pessoa com Deficiência a participação na entrevista, no dia e dentro do período estipulado. O candidato também deverá levar o laudo impresso à entrevista, para análise pela Comissão Multidisciplinar.

As informações detalhadas serão enviadas por e-mail ao candidato.

ATENÇÃO: as datas referentes as entrevistas dos candidatos que optaram pela cota de Pessoa com Deficiência não foram divulgadas, em decorrência das negociações com o Comando de Greve dos Servidores Técnico-administrativos. NÃO DEIXE de acompanhar a aba “cronograma” e as notícias deste Portal, pois o calendário desta convocação será publicado em breve.