Heteroidentificação 2024.1 – Resultado Preliminar na Chamada Regular SISU 2024.1 e para Licenciatura em Educação de Campo e Belas Artes

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulga o resultado preliminar da análise de heteroidentificação dos candidatos referentes as entrevistas presenciais e remotas da chamada regular referente ao SISU/UFRRJ 2024.1 e cursos de graduação em Licenciatura em Educação de Campo e Licenciatura em Belas Artes.

Os candidatos estão divididos entre “FAVORÁVEIS” e “DESFAVORÁVEIS”.

Os candidatos com status FAVORÁVEL durante as entrevistas de heteroidentificação presenciais  (para candidatos do estado do Rio de Janeiro) e remotas (candidatos de outros estados) obtiveram a validação da autodeclaração étnico-racial como pessoa preta ou parda, finalizando a comprovação desta etapa, devendo acompanhar as demais modalidades de ações afirmativas, quando for o caso.

Os candidatos com status DESFAVORÁVEL em 1ª análise de heteroidentificação poderão participar, de acordo com o edital vigente, das entrevistas em caráter de recurso, que acontecerão presencialmente, no campus Seropédica, para os candidatos do estado do Rio de Janeiro e remotamente em ambiente virtual, para candidatos de outros estados pelo link: https://conferenciawebantigo.rnp.br/webconf/secretaria-da-pro-reitoria-de-graduacao, ambos no dia 15/02/2024 (quinta-feira).

Seguem abaixo as listas com o resultado preliminar de heteroidentificação período 2024.1:

FAVORÁVEIS PRESENCIAL SEROPÉDICA E NOVA IGUAÇU

DESFAVORÁVEIS PRESENCIAL SEROPÉDICA E NOVA IGUAÇU

FAVORÁVEIS PRESENCIAL TRÊS RIOS

DESFAVORÁVEIS PRESENCIAL TRÊS RIOS

FAVORÁVEIS REMOTO

DESFAVORÁVEIS REMOTO

Atenção! Não houve candidatos DESFAVORÁVEIS dentre os avaliados nas entrevistas de heteroidentificação para o curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Destacamos que através de entrevistas presencial e on-line, via plataforma RNP, foi avaliada a autodeclaração de candidatos às vagas reservadas aos candidatos pretos, pardos, e indígenas e foram considerados unicamente os aspectos fenotípicos do candidato, tendo sido vedado qualquer outro critério, inclusive as considerações sobre a ascendência.

As Comissões de Heteroidentificação possuem competência deliberativa para validação da autodeclaração dos candidatos, de acordo com Portaria da Pró-Reitoria de Graduação da UFRRJ. Cada comissão é composta de três membros da comunidade universitária que, preferencialmente, possuem vínculo com grupos de pesquisa ou núcleos de estudo ou movimentos sociais organizados ligados à questão étnico-racial, além de terem participado do curso de formação e/ou experiência em bancas anteriores.

Segue abaixo o local, dia e horário, que os candidatos deverão comparecer para a realização das entrevistas RECURSAIS de heteroidentificação:

Os candidatos do estado do Rio de Janeiro deverão comparecer para entrevista presencial de heteroidentificação, em caráter de recurso, no Campus Seropédica – Rodovia BR 465 – Km 7, no Auditório Principal do Pavilhão de Aulas Teóricas – PAT – Seropédica, RJ, Brasil, no dia 15/02/2024 (quinta-feira), de 09 às 15 horas. É imprescindível a apresentação de documento de identificação oficial com foto e novo formulário de autodeclaração impresso devidamente preenchido, assinado e com foto de acordo com o Edital

Os candidatos que optaram por cursos do Instituto Três Rios deverão comparecer para entrevista presencial de heteroidentificação, em caráter de recurso, no Campus Três Rios Av. Pref. Alberto da Silva Lavinas, 1847 – Três Rios, RJ Brasil, no dia 15/02/2024 (quinta-feira), de 12 às 15 horas. É imprescindível a apresentação de documento de identificação oficial com foto e novo formulário de autodeclaração impresso devidamente preenchido, assinado e com foto de acordo com o Edital

Os candidatos de outros estados da federação deverão comparecer para entrevista remota de heteroidentificação, em caráter de recurso, em ambiente virtual pelo link: https://conferenciawebantigo.rnp.br/webconf/secretaria-da-pro-reitoria-de-graduacao , no dia 15/02/2024 (quinta-feira), de 13 às 15 horas.

Lembramos que a ausência do candidato na fase recursal presencial ou remota gera imediatamente a desclassificação a vaga pretendida, sem direito a novo recurso como informado no Edital.

Reforçamos que não haverão entrevistas recursais em dias e horários diferentes dos informados nesta chamada.