A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a PROGRAD torna pública a relação dos candidatos Classificados no Edital nº17 de Acesso a Graduação UFRRJ 2025. Além desse conteúdo, a Universidade também disponibilizou a listagem dos candidatos classificados para os cursos oferecidos pela instituição na aba “Convocações / Chamada Regular (Solicitação de Matrícula)”deste Portal – clique no link : https://r1.ufrrj.br/sisu/convocacao-sisu/
Este Edital NÃO se destina ao ingresso em cursos de entrada exclusiva no segundo semestre 2025 que já tiveram suas matrículas efetivadas pela plataforma SISU, como informado no Art. 1º.
A coordenação do Processo Seletivo de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ será realizada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).
Art. 2º. O Acesso aos Cursos de Graduação terá como base as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) realizado entre 2020 e 2024.
O canal oficial de comunicação com os candidatos é a página http://acessoagraduaçãoufrrj.br/.
A submissão dos documentos para a matrícula ocorrerá de forma remota (on-line) através do link: http://sigps.ufrrj.br/.
Antes de acessá-lo, leia com atenção todas as orientações elencadas no Edital de Acesso UFRRJ (http://acessoagraduacao/editais/) e fique por dentro do cronograma (http://acessoagraduacao/cronograma/).
ATENÇÃO: até o dia 18 de junho todos candidatos devem acessar novamente o sistema de matrícula para verificarem se a solicitação foi aceita ou rejeitada.
No ato de submissão dos documentos, no sistema, quando forem enviados os arquivos, aparecerá a mensagem: “documento submetido“. Aguarde até o dia 18/06 que seus arquivos ainda estão sob análise.
Os que forem negados, poderão interpor recurso do dia 19 a 22 de junho no próprio sistema de submissão de documentos. Na fase recursal, basta submeter os documentos faltantes.
Leia atentamente as informações de como proceder com a matrícula e conte com o Manual do Candidato (acesse aqui) durante o processo! Sigaa o passo a passo de envio dos documentos (link).
EVENTO |
DATA |
Publicação do resultado final (chamada regular) | 11/06 (qua) |
Publicação da lista de espera geral por curso de graduação | 11/06 (qua) |
DATA DA MATRÍCULA (submissão dos documentos de matrícula e de todas as cotas no sistema, se for o caso). | 13/06 (sex ) até 15/06 (dom) |
Entrevista para os Autodeclarados PPI e Análise dos documentos de renda. | 16/06 (seg) até 18/06 (qua) |
Entrevista para os Autodeclarados PCD | A definir |
RECURSO DA MATRÍCULA (submissão dos documentos de matrícula e de todas as cotas em caráter de recurso no sistema, se for o caso). | 19/06 (qui) a 22/06 (dom) |
Entrevista recursal PPI e Análise dos recursos da renda | 23/06 (seg) até 25/06 (qua) |
Entrevista recursal PCD | A definir |
Resultado dos recursos da entrevista PPI | 26/06 (qui) |
Resultado dos recursos da entrevista PCD | A definir |
Resultado dos recursos (após a entrega da documentação de renda) | 26/06(qui) |
Publicação do resultado final e orientações sobre o início das aulas | 27/06 (sex) |
* Os candidatos da Chamada Regular convocados para as COTAS ENSINO PÚBLICO, COTA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA e COTA PESSOAS QUILOMBOLAS seguirão o cronograma da MATRÍCULA REGULAR .
O envio de documentos de matrícula on-line será considerado como ato formal de requerimento de matrícula, a ser realizado pelo(a) candidato(a) convocado(a), estando o deferimento do mesmo condicionado ao atendimento a todos os requisitos estabelecidos no Edital de Acesso`a Graduação específico do processo seletivo. Os documentos submetidos devem estar de acordo com o Art. 66 do Edital e demais artigos complementares.
O(a) candidato(a) que deixar de submeter os documentos no prazo estipulado será considerado(a) desistente e perderá o direito à vaga. Por isso fique atento(a) ao cronograma!
Para se candidatar, deverão anexar os documentos escaneados e salvos em formato PDF. Fique atento ao tamanho do arquivo, que possui limite de tamanho máximo (2MB). O(s) tipo(s) de documento(s) necessário(s) dependerá(ão) do tipo de vaga para a qual o candidato foi aprovado !
O Edital está publicados no site: http://acessoagraduacao/editais/ .
Atendimento :
E-mails: secretariaprograd@ufrrj.br / prograd_dra@ufrrj.br
WhatsApp PROGRAD
(21) 98887-4877
Telefone: (21) 2681 – 4704 / (21) 2682 – 1112
Presencial – Segunda a sexta-feira
PROGRAD / DRA: Campus Seropédica: Prédio Principal (P1), 1º andar Sala 96 , das 7h30 às 19h30.
Somente serão considerados como alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFRRJ aqueles candidatos que tenham atendido a todos os requisitos exigidos para a ocupação da respectiva vaga, exigidos em Edital.
É de inteira responsabilidade do candidato, ou do respectivo representante legal, o acompanhamento de todas as convocações para o cumprimento de todas as etapas da solicitação de matrícula, publicadas no Portal Acesso à Graduação UFRRJ, pois a Prograd/UFRRJ não realizará convocação por outros meios.
A documentação exigida para a solicitação de matrícula e os procedimentos a serem seguidos estão descritos em nossos editais, disponibilizados na seção “Editais” deste portal. Também no Portal Acesso à Graduação UFRRJ, o candidato encontrará a área destinada para as “Dúvidas”, com resposta aos questionamentos frequentes dos concorrentes às vagas de graduação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Os candidatos convocados para ocuparem cota socioeconômica deverão também submeter os documentos para análise da renda, conforme Edital, neste sistema. O link para acesso ao sistema é: http://sigps.ufrrj.br/ .
Cronograma Cota Socioeconômica |
|||
---|---|---|---|
Encontro com os candidatos remotamente para esclarecimento de dúvidas sobre o recurso | |||
Submissão dos documentos (candidatos selecionados para matrícula) | |||
Análise preliminar dos documentos de renda pelos avaliadores | |||
Resultado da análise preliminar | |||
Fase de Recurso (submissão dos documentos) | |||
Análise dos documentos de renda pelos avaliadores (fase de recurso) | |||
Resultado do recurso |
A Comissão de Análise Socioeconômica da UFRRJ fará uma reunião ONLINE de esclarecimentos, em que vão orientar e responder dúvidas sobre o processo de submissão dos documentos para comprovação da cota de renda na Chamada Regular.
Ocorrerá em ambiente virtual no dia 18 de junho, das 09h às 12h e de 13h às 16h.
O link da sala é : https://conferenciaweb.rnp.br/sala/secretaria-da-pro-reitoria-de-graduacaohttps://conferenciaweb.rnp.
Os candidatos ainda poderão se orientar através deste Check-list para a preparação do material que deverá ser entregue, da documentação para a apuração da renda. Os interessados poderão fazer uso do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), aceitos e pré definidos no Edital, para se candidatarem ao respectivo processo. A medida favorece o processo de matrícula porque os avaliadores farão uso dos dados disponíveis do governo, que será a Folha Resumo como comprovação da renda familiar, conforme informações dos artigos 20 a 38 do Edital de Acesso.
Para explicar o processo de matrícula aos candidatos, existe um vídeo tutorial que trata sobre o procedimento. Acesse: “Comprovação de renda – Cota Socioeconômica ”.
Para informações sobre o processo de análise de renda, confira a aba “análise de renda” da página “Acesso à Graduação UFRRJ “.
Os autodeclarados pretos, pardos e indígenas deverão apresentar os documentos exigidos na fase de comprovação da condição PPI, através de entrevista de heteroidentificação.
Durante a matrícula, o candidato deverá apresentar o formulário de autodeclaração étnico-racial no Sistema de Matrículas nos dias 13 a 15 de junho de 2025 e apresentá-lo na entrevista. O documento deve incluir, no local apropriado, a foto colorida, em fundo branco, e com as seguintes dimensões: 5 cm de largura e 7 cm de altura (5×7, tipo passaporte).
É imprescindível ao candidato que optou pela cota racial a participação na entrevista, no dia e dentro do período estipulado.
As entrevistas presenciais, para residentes no estado do Rio de Janeiro ocorrerão somente no Campus Seropédica:
Dia: 16 a 18 de junho de 2025
Local: Sala 101 do Prédio Principal (P1)
Horário: A definir.
As entrevistas remotas para residentes em outros estados da federação ocorrerão em ambiente virtual com dia, horário e link a definir.
Os candidatos que ocuparão vagas reservadas às Pessoas com Deficiência deverão submeter (arquivo PDF), juntamente com os demais documentos de matrícula, um laudo médico assinado por médico especialista na área da deficiência alegada pelo candidato, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, emitido nos últimos 12 (doze) meses que antecederam a inscrição do candidato no Processo Seletivo.
É imprescindível ao candidato que optou pela cota de Pessoa com Deficiência a participação na entrevista, no dia e dentro do período que será estipulado. O candidato também deverá levar o laudo impresso à entrevista, para análise pela Comissão Multidisciplinar.
Candidatos selecionados deverão submeter os documentos comprobatórios 13 a 15 de junho de 2025.
Fase de recurso (submissão de documentos): a definir .
As informações detalhadas serão enviadas por e-mail ao candidato!
Os candidatos não classificados em sua primeira opção de curso poderão declarar interesse em participar da Lista de Espera até 31 de janeiro, diretamente na plataforma do Acesso à Graduação UFRRJ. A partir dessa relação, a Rural prosseguirá com as convocações para as chamadas subsequentes.
Leia o Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ e saiba como ocorrerão as chamadas da Lista de Espera. As datas estão previstas em nosso cronograma. Clique aqui e veja os prazos.