1ª Lista de Espera do Edital de Acesso à Graduação 2025 – 2 – Convocação para a Solicitação de Matrícula


 

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)  torna publica a listagem dos candidatos classificados para os cursos oferecidos pela instituição na aba “Solicitação de Matrícula / 1ª Chamada Chamada da Lista de Espera ” deste Portal.

O  período para Solicitação de Matrícula dos 423 selecionados para a 1 ª Chamada da Lista de Espera UFRRJ acontecerá dia 04 a 06 de julho.

O canal oficial de comunicação com os candidatos é a página http://r1.ufrrj.br/sisu/.

A submissão dos documentos para a matrícula ocorrerá de forma remota (on-line) através do link: http://sigps.ufrrj.br/.

Antes de acessá-lo, leia com atenção todas as orientações elencadas no Edital de Acesso UFRRJ (http://r1.ufrrj.br/sisu/editais/) e fique por dentro do cronograma (http://r1.ufrrj.br/sisu/cronograma/).

 

 Leia atentamente as informações de como proceder com a matrícula e conte com o Manual do Candidato (acesse aqui) durante o processo! 

 

ATENÇÃO: até o dia 09 de julho todos candidatos devem acessar novamente o sistema de matrícula para verificarem se a solicitação foi aceita ou rejeitada.

Caso apareça a mensagem: “documento submetido“. Seus arquivos ainda estão sob análise.

Os que forem negados, poderão interpor recurso no dia 10 a 13 de julho. Na fase recursal, basta submeter os documentos faltantes.

 

Cronograma 1ª  Chamada da Lista de Espera SiSU 2025

EVENTO DATA
DATA DA MATRÍCULA (submissão dos documentos de matrícula e de todas as cotas no sistema, se for o caso). 04/07 (sex) até 06/07 (dom)
RECURSO DA MATRÍCULA (submissão dos documentos de matrícula e de todas as cotas em caráter de recurso no sistema, se for o caso). 10/07(qui) a 13/07(dom)
Publicação do resultado final e orientações sobre o início das aulas 18/07(sex)

 

Comprovação

O envio de documentos de matrícula on-line será considerado como ato formal de requerimento de matrícula, a ser realizado pelo(a) candidato(a) convocado(a), estando o deferimento do mesmo condicionado ao atendimento a todos os requisitos estabelecidos no Edital específico do processo seletivo. Os documentos submetidos devem estar de acordo com o Art. 61 do Edital e demais artigos complementares.

O(a) candidato(a) que deixar de submeter os documentos no prazo estipulado será considerado(a) desistente e perderá o direito à vaga. Por isso fique atento(a) ao cronograma!

Para se candidatar, deverão anexar os documentos escaneados e salvos em formato PDF. Fique atento ao tamanho do arquivo, que possui limite de tamanho máximo (2MB). O(s) tipo(s) de documento(s) necessário(s) dependerá(ão) do tipo de vaga para a qual o candidato foi aprovado !

 

Orientações sobre o processo

 

Em caso de dúvidas sobre o processo de matrícula, solicite informações :

PROGRAD

Campus Seropédica: Prédio Principal (P1), 1º andar Sala 96.

 

Canais de atendimento 

Telefone:  (21) 2681 – 4704 / (21) 2682 – 1112

E-mails: secretariaprograd@ufrrj.br / prograd_dra@ufrrj.br

 

Informações e Ocupações de Vagas

Somente serão considerados como alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFRRJ aqueles candidatos que tenham atendido a todos os requisitos exigidos para a ocupação da respectiva vaga, exigidos em Edital.

É de inteira responsabilidade do candidato, ou do respectivo representante legal, o acompanhamento de todas as convocações para o cumprimento de todas as etapas da solicitação de matrícula, publicadas no Portal SISU-UFRRJ, pois a Prograd/UFRRJ não realizará convocação por outros meios.

A documentação exigida para a solicitação de matrícula e os procedimentos a serem seguidos estão descritos em nossos editais, disponibilizados na seção “Editais” deste portal. Também no Portal SiSU-UFRRJ, o candidato encontrará a área destinada para as “Dúvidas”, com resposta aos questionamentos frequentes dos concorrentes às vagas de graduação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Cotista de Renda

Os candidatos convocados para ocuparem cota socioeconômica deverão também submeter os documentos para análise da renda, conforme Edital, neste sistema. O link para acesso ao sistema é: http://sigps.ufrrj.br/ .

 

EVENTO DATA
Encontro virtual da Comissão Socioeconômica com os candidatos para esclarecimento de dúvidas sobre o recurso 10/07 (qui)
RECURSO DA MATRÍCULA (submissão dos documentos de matrícula e de todas as cotas em caráter de recurso no sistema, se for o caso). 10/07(qui) a 13/07(dom)
Análise dos recursos da renda 14/07 (seg) até 16/07(qua)
 Resultado pós recurso da análise de renda 17/07 (qui)
Publicação do resultado final e orientações sobre o início das aulas 18/07(sex)

 

A Comissão de Análise Socioeconômica da UFRRJ fará uma reunião ONLINE de esclarecimentos, em que vão orientar e responder dúvidas sobre o  processo de submissão dos documentos para comprovação da cota de renda na 1ª Lista de Espera.

 

Ocorrerá em ambiente virtual no dia 10 de julho, com horário a definir.

 

O link da sala é : A definir .

Os candidatos ainda poderão se orientar através deste Check-list para a preparação do material que deverá ser entregue, da documentação para a apuração da renda. Os interessados poderão fazer uso do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), aceitos e pré definidos no Edital, para  se candidatarem ao respectivo processo. A medida  favorece o processo de matrícula porque os avaliadores farão uso dos dados disponíveis do governo, que será a  Folha Resumo como comprovação da renda familiar, conforme os artigos 30 e 31 do Edital de Acesso.

Para explicar o processo de matrícula aos candidatos, existe um vídeo tutorial que trata sobre o procedimento. Acesse: “Comprovação de renda – Cota Socioeconômica ”.

Para informações sobre o processo de análise de renda, confira a aba “análise de renda” da página “Acesso SISU“.

 

Autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas

Os autodeclarados pretos, pardos e indígenas deverão apresentar os documentos exigidos na fase de comprovação da condição PPI que serão validados através de entrevista de heteroidentificação.

Durante a matrícula, o candidato deverá apresentar o formulário de autodeclaração étnico-racial preenchido, assinado, datada e com a foto no Sistema de Matrículas nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2025 e apresentá-lo impresso igualmente preenchido, datado e assinado na entrevista. O documento deve incluir, no local apropriado no formulário, a foto colorida, em fundo branco, e com as seguintes dimensões: 5 cm de largura e 7 cm de altura (5×7, tipo passaporte). Evite fotos impressas no próprio formulário, fotos 3×4, fotos com má qualidade, borradas e em preto e branco.

É imprescindível ao candidato que optou pela cota racial a participação na entrevista, no dia e dentro do período estipulado .

As entrevistas presenciais, para residentes no estado do Rio de Janeiro ocorrerão somente no Campus Seropédica, no dia 07 de julho de 2025, de 9h, na Sala 101 – 2o andar – Pavilhão Central – P1 – Campus Seropédica .

As entrevistas remotas para residentes em outros estados da federação ocorrerão nos dias 07 de julho de 2025, das 13h , em ambiente virtual pelo link:

https://conferenciaweb.rnp.br/sala/secretaria-da-pro-reitoria-de-graduacao

EVENTO DATA
Entrevista para os Autodeclarados PPI 07/07 (seg)
Entrevista recursal PPI  A definir 14/07 (seg) até 16/07(qua)
Resultado dos recursos da entrevista PPI 17/07 (qui)
Publicação do resultado final e orientações sobre o início das aulas 18/07 (sex)

Importante! Nenhum candidato habilitado para a entrevista presencial será atendido em ambiente virtual.

Candidatos que optaram pela cota de pessoa com deficiência

Os candidatos que ocuparão vagas reservadas às Pessoas com Deficiência deverão submeter (arquivo PDF), juntamente com os demais documentos de matrícula, um laudo médico assinado por médico especialista na área da deficiência alegada pelo candidato, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, emitido nos últimos 12 (doze) meses que antecederam a inscrição do candidato no Processo Seletivo.

É imprescindível ao candidato que optou pela cota de Pessoa com Deficiência a participação na entrevista, no dia e dentro do período que será estipulado. O candidato também deverá levar o laudo impresso à entrevista, para análise pela Comissão Multidisciplinar.

Candidatos selecionados deverão submeter os documentos comprobatórios do dia 04 a 07 de julho de 2025 – no período de matrícula. As informações detalhadas após o cadastramento serão enviadas por e-mail ao candidato!