UFRRJ oferece duas mil vagas através do SiSU 2017-1

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é uma das 131 instituições de ensino superior que estão ofertando 238.397 vagas de graduação através do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU. Na Rural são duas mil vagas para ingresso em 2017-1, distribuídas em 48 cursos nos câmpus Nova Iguaçu, Seropédica e Três Rios. Confira o quadro de vagas. Para concorrer, o candidato deve realizar sua inscrição no Portal do SiSU. As inscrições iniciam-se na próxima terça-feira (24) e seguem abertas até às 23h59 do próximo domingo (29)*.

Durante a inscrição, o candidato deve selecionar o curso e a instituição desejados, respeitando a ordem de preferência. O resultado dos concorrentes aprovados na chamada regular do SiSU será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), através do Portal do SiSU, em 30 de janeiro. As matrículas dos ingressantes, que foram selecionados nesta fase, acontecerão nos dias 03, 06 e 07 de fevereiro, de acordo com a divisão estabelecida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a ser informada nas listas convocatórias através deste portal. Os candidatos aprovados realização suas matrículas diretamente no câmpus onde realização seu curso. Os endereços dos câmpus Nova Iguaçu, Seropédica e Três Rios estão no rodapé deste sítio eletrônico.

Caso o candidato não seja aprovado em nenhuma das duas opções ou selecionado somente na segunda, ela poderá manifestar o interesse em continuar concorrendo à vaga que se inscreveu na primeira opção, no período de 30 de janeiro a 10 de fevereiro, também no site do SiSU.

Em 15 de fevereiro, o MEC disponibilizará, para a UFRRJ, as listas de espera dos candidatos inscritos nos cursos ofertados pela Instituição. A partir de então, o processo de ingresso aos cursos da UFRRJ será conduzido somente neste site, o Portal SiSU-UFRRJ.

Lista de Espera

Em 16 de fevereiro, a Universidade Rural fará a divulgação dos convocados para a manifestação de interesse da 1ª chamada da lista de espera. Serão convocados cinco vezes mais candidatos em relação ao número real de vagas disponíveis, de acordo com o edital. Os candidatos convocados, caso ainda tenham interesse em disputar a vaga, deverão realizar o procedimento, até às 23h59, do dia 20 de fevereiro. Somente os concorrentes convocados conseguirão realizar o procedimento. A divulgação dos selecionados para matrícula na 1ª chamada da lista de espera será disponibilizada no dia 22 de fevereiro e o procedimento acontecerá, de acordo com a divisão estabelecida pela Prograd, em 02 e 03 de março.

Aquele candidato que for convocado para a manifestação de interesse e não realizar o procedimento será terminantemente excluído da seleção. Já os concorrentes que manifestarem interesse e não se encontrarem na margem de vagas disponíveis retornarão para a lista de espera e deverão aguardar as futuras novas convocações. As datas de cada etapa do processo estão discriminadas na sessão “Cronograma” deste site, acesse.

É imprescindível a leitura dos editais que informam como o processo será conduzido pela Pró-Reitoria de Graduação. Os documentos estão na sessão “Editais” deste portal. Se o candidato ainda tiver dúvidas, nós preparamos uma sessão de “Dúvidas Frequentes” e outra com “Vídeos-Tutoriais”, a fim de tornar mais fácil a compreensão de algumas questões.

(*) ATUALIZAÇÃO: As inscrições do SiSU terminariam no dia 27 de janeiro, mas o MEC prorrogou o prazo, em 26 de janeiro, por mais 48 horas.

Por Kleber Costa / Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação

Postado em 20/01/2017 - 10:16