Prograd convoca candidatos para Manifestação Virtual de Interesse na primeira chamada da Lista de Espera


A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFRRJ acaba de publicar a convocação para Manifestação Virtual de Interesse na primeira chamada da Lista de Espera do SiSU. Conforme estipulado no 7º parágrafo do artigo 26 do Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ 2017-1, o número de convocados é cinco vezes maior do que o número de vagas disponíveis.

Diferentemente da plataforma do SiSU, somente conseguirá realizar o procedimento o candidato que tiver seu nome relacionado nas listagens divulgadas hoje (16). O sistema receberá as manifestações até as 23h59 da próxima segunda-feira (20).  Clique aqui e acesse as listagens. O procedimento para a realização da Manifestação Virtual de Interesse será realizado através do link: itr.ufrrj.br/interesse.

 

DIVULGAÇÃO DA LISTA DE ESPERA

A Prograd disponibilizará a Lista de Espera de todos os cursos – ranking com a classificação de todos os candidatos que declararam interesse em continuar concorrendo em sua primeira opção de curso no SiSU – após as 17h, de amanhã, 17 de fevereiro.

Os concorrentes convocados para a Manifestação Virtual de Interesse e que não realizam o procedimento são terminantemente excluídos da Lista de Espera. Sendo assim, não concorrem mais a uma vaga na UFRRJ, de acordo com o Edital de Acesso aos Cursos. Já aqueles que não foram chamados hoje, ainda poderão ser convocados para a segunda ou terceira manifestação de interesse.

 

CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA

Para a realização da matrícula nos dias 02 e 03 de março, serão convocados aqueles concorrentes que estão dentro do quantitativo real de vagas disponíveis. A convocação será divulgada a partir das 17h da próxima quarta-feira (22) e respeitará a distribuição de vagas remanescentes de cada modalidade (ampla concorrência e cotas).

 

COMO FUNCIONA A MANIFESTAÇÃO VIRTUAL DE INTERESSE?

Ao publicar as listas convocatórias para a Manifestação Virtual de Interesse, os candidatos relacionados neste documento, e que ainda tenham interesse em ocupar a vaga, deverão acessar a plataforma, inserir os dados solicitados e realizar o procedimento dentro do prazo estabelecido pela Prograd. Ao término da Manifestação, a Pró-Reitoria de Graduação irá apurar as informações e confeccionar a lista convocatória para a realização da matrícula, de acordo com as vagas disponíveis por cada modalidade (ampla concorrência e quatro tipos de cotas).

Atenção! De acordo com o edital, os candidatos que são convocados para realizar o procedimento e não o fazem estarão terminantemente excluídos do processo seletivo. Já aqueles que realizaram o procedimento e não se encontravam dentro da margem real de vagas retornarão à Lista de Espera e deverão aguardar nova Manifestação Virtual de Interesse.

 

CONCORRÊNCIA ÀS VAGAS

Lembramos aos concorrentes que todos os candidatos, independentemente da modalidade, concorrem às vagas da modalidade “1” (Ampla Concorrência), afinal, como o próprio nome diz, elas são de ampla concorrência, permitindo com que todos concorram por elas.

Na modalidade “2” (Ensino Médio Público) concorrem todos os cotistas (modalidades 2, 3, 4 e 5) já que os participantes dessas quatro categorias deverão comprovar que cursaram integralmente o Ensino Médio em rede pública de ensino.

Na modalidade “3” (Ens. Méd. Púb. e PPI) concorrem os inscritos nas modalidades 3 e 5, que comprovarão ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública e se autodeclararam Preto, Pardo ou Indígena.

Na modalidade “4” (Ens. Méd. Púb. e Renda) concorrem os candidatos optantes das modalidades 4 e 5, que vão comprovar a realização integral do Ensino Médio em rede pública e possuir renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Por fim, na modalidade “5” (Ens. Méd. Púb, Renda e PPI) só concorrem os candidatos inscritos nesta modalidade, pois somente eles sinalizaram na plataforma do SiSU pertencerem aos três tipos de cotas simultaneamente – ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública, ter Renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e se autodeclararam Preto, Pardo ou Indígena.

 

VÍDEOS TUTORIAIS

A Assessoria de Comunicação da Prograd preparou alguns vídeos tutoriais sobre as etapas de concorrência e ocupação às vagas. As produções estão disponibilizadas na sessão “Vídeos” desse portal, acesse.

Um desses vídeos tutoriais explica o passo a passo para a realização da Manifestação Virtual de Interesse, veja. Já outro vídeo tutorial explica a diferença entre a Lista de Espera, a convocação para Manifestação Virtual Interesse e para a realização da matrícula, assista. Ele também exemplifica como são geradas as listas para a manifestação e para a matrícula.

 

DÚVIDAS

Recomendamos a leitura atenta dos editais disponibilizados na sessão “Editais” deste portal, para a compreensão de todo o procedimento de concorrência às vagas. Questões pontuais estão esclarecidas na sessão “Dúvidas”, com resposta às dúvidas frequentes dos candidatos. Além disso, também criamos vídeos-tutoriais que explicam as principais etapas da concorrência às vagas. Acesse-os na sessão “Vídeos”.