Lista de espera: declaração de interesse termina amanhã (10)

Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas opções de curso ou selecionados apenas na segunda podem continuar concorrendo em sua primeira escolha. Para isso, o interessado deverá acessar o Portal do SiSU e declarar seu interesse em participar da Lista de Espera que será repassada para as instituições. A partir deste momento, a UFRRJ será a responsável pelas chamadas e convocações subsequentes. O prazo para realização do procedimento termina amanhã (10).

Após o repasse da Lista de Espera para a Rural, a Universidade continuará o processo para a ocupação de vagas ainda não preenchidas. É importante que cada candidato conheça o procedimento adotado pela Instituição. Para isso, recomendamos a leitura atenta dos editais disponibilizados na sessão “Editais” deste portal. Além disso, preparamos vídeos-tutoriais que explicam melhor esta parte do processo, acesse-os na sessão “Vídeos” deste portal. Se alguma questão não ficar totalmente clara, acesse a sessão com resposta às “Dúvidas Frequentes“.

LISTA DE ESPERA NA UFRRJ

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), responsável pelo processo de ingresso à graduação na UFRRJ, disponibilizará a Lista de Espera de todos os cursos – ranking com a classificação de todos os candidatos que declararam interesse em continuar concorrendo em sua primeira opção de curso no SiSU – após as 17h, do dia 17 de fevereiro. E, de acordo com o edital de acesso aos cursos de graduação da UFRRJ, a instituição utilizará a Lista de Espera para realizar três convocações para o procedimento denominado “Manifestação Virtual de Interesse”, sendo que na primeira chamada serão convocados cinco vezes mais o número real de vagas; nas subsequentes, dez vezes o número real de vagas disponíveis para ocupação. Nos dias seguintes ao término da Manifestação Virtual de Interesse a Prograd convocará os selecionados para a realização da matrícula. A data de realização de todos as etapas está na aba “Cronograma” deste Portal.

COMO FUNCIONA A MANIFESTAÇÃO VIRTUAL DE INTERESSE?

Ao publicar as listas convocatórias para a Manifestação Virtual de Interesse, os candidatos relacionados neste documento, e que ainda tenham interesse em ocupar a vaga, deverão acessar a plataforma, inserir os dados solicitados e realizar o procedimento dentro do prazo estabelecido pela Prograd. Ao término da Manifestação, a Pró-Reitoria de Graduação irá apurar as informações e confeccionar a lista convocatória para a realização da matrícula, de acordo com as vagas disponíveis por cada modalidade (ampla concorrência e quatro tipos de cotas).

Atenção! De acordo com o edital, os candidatos que são convocados para realizar o procedimento e não o fazem estarão terminantemente excluídos do processo seletivo. Já aqueles que realizaram o procedimento e não se encontravam dentro da margem real de vagas retornarão à Lista de Espera e deverão aguardar nova Manifestação Virtual de Interesse.

Confira o passo a passo para a realização da Manifestação Virtual de Interesse em nosso vídeo tutorial sobre o procedimento, acesse.

CONCORRÊNCIA ÀS VAGAS

Lembramos aos concorrentes que todos os candidatos, independentemente da modalidade, concorrem às vagas da modalidade “1” (Ampla Concorrência), afinal, como o próprio nome diz, elas são de ampla concorrência, permitindo com que todos concorram por elas.

Na modalidade “2” (Ensino Médio Público) concorrem todos os cotistas (modalidades 2, 3, 4 e 5) já que os participantes dessas quatro categorias deverão comprovar que cursaram integralmente o Ensino Médio em rede pública de ensino.

Na modalidade “3” (Ens. Méd. Púb. e PPI) concorrem os inscritos nas modalidades 3 e 5, que comprovarão ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública e se autodeclararam Preto, Pardo ou Indígena.

Na modalidade “4” (Ens. Méd. Púb. e Renda) concorrem os candidatos optantes das modalidades 4 e 5, que vão comprovar a realização integral do Ensino Médio em rede pública e possuir renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Por fim, na modalidade “5” (Ens. Méd. Púb, Renda e PPI) só concorrem os candidatos inscritos nesta modalidade, pois somente eles sinalizaram na plataforma do SiSU pertencerem aos três tipos de cotas simultaneamente – ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública, ter Renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e se autodeclararam Preto, Pardo ou Indígena.

Ainda tem alguma dúvida em relação à Lista de Espera, Manifestação Virtual de Interesse e concorrência às vagas? Assista ao nosso tutorial que traz explicações sobre essas três etapas do processo.

Postado em 09/02/2017 - 08:00