Pessoas com Deficiência (PCD)
Quando e onde devo entregar a documentação complementar para a comprovação da deficiência?
No momento da solicitação de matrícula (on-line) haverá um espaço destinado ao envio da documentação complementar para a comprovação da deficiência.
No dia da avaliação da comissão multiprofissional, o(a) candidato(a) deverá, obrigatoriamente, apresentar os documentos complementares (laudos). É necessário acompanhar o cronograma e notícias do portal SiSU-UFRRJ para saber dia, local e horário do encontro.
Entreguei minha documentação para análise de renda e/ou comprovação da deficiência no dia da solicitação de matrícula e meu nome não consta na divulgação do resultado. Por quê?
Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que se inscreveram em ações afirmativas combinadas (candidatos com vulnerabilidade socioeconômica e/ou pessoas com deficiência) somente terão a documentação de renda analisada e/ou serão convocados para uma eventual avaliação médica caso tenham tido a autodeclaração deferida pela Comissão de Verificação da Autodeclaração.
Caso um candidato esteja inscrito em mais de uma modalidade de ação afirmativa e, após recurso, seja indeferido em uma delas, ele ainda concorre no processo seletivo?
Não, o candidato que não atender aos requisitos específicos de qualquer política afirmativa, perderá o direito à vaga e/ou terá sua solicitação de matrícula cancelada, tendo resguardado o direito de recurso, que não precisa ser solicitado, basta comparecer nos locais, dias e horários estabelecidos para o recurso.
Quando a solicitação de matrícula será confirmada e homologada?
A solicitação de matrícula dos candidatos inscritos na Ampla Concorrência, na modalidade de reserva de vagas destinada a egressos do Ensino Médio Público e na ação afirmativa de professores da rede pública de ensino (cursos de licenciatura) será homologada e confirmada após o candidato confirmar a ocupação à vaga diretamente na coordenação de curso, até o quarto dia do início das aulas.
Já a solicitação de matrícula dos candidatos que concorrerem às vagas reservadas às pessoas com deficiência, às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e/ou aos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas será confirmada e homologada após o deferimento, isto é, após comprovado o enquadramento nos critérios da(s) modalidade(s) de ação afirmativa escolhida(s) no momento de inscrição no site do SiSU e quando o candidato confirmar a ocupação à vaga diretamente na coordenação de curso até o quarto dia do início das aulas.
Qual a característica da documentação escolar apresentada pelos candidatos inscritos em quaisquer modalidades de reserva de vagas (cotas) para a realização da solicitação de matrícula?
O que ocorre se selecionei a modalidade de vagas reservadas no site do SiSU, mas não atendo a todos os critérios para participar?
O candidato não poderá efetuar a solicitação de matrícula. Caso realize o procedimento, a UFRRJ verificará o enquadramento nos critérios das ações afirmativas e o candidato que não atender aos critérios será eliminado do processo seletivo. Conforme informações disponíveis no Edital de Acesso aos cursos de Graduação da UFRRJ (vide na aba "
Editais" deste Portal), compete exclusivamente ao candidato certificar-se que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas destinadas às políticas de ações afirmativas adotadas pela UFRRJ.
Quais os critérios para concorrer às vagas reservadas oferecidas pela UFRRJ pelo SiSU?
Segundo a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais, os critérios necessários para o preenchimento das vagas reservadas são:
a) ter cursado integralmente, ou seja, todos os anos do ensino médio em escola pública brasileira, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou;
b) ter obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, e;
O candidato que tiver cursado qualquer série do ensino médio em instituição privada, mesmo que tenha sido contemplado com qualquer tipo de bolsa de ensino, não se enquadra no grupo de candidatos às vagas reservadas à UFRRJ.