Lista de Espera


Quais os dados necessários para realizar a manifestação de interesse no site da UFRRJ?
Serão necessários os números do CPF e o número de inscrição do ENEM e o nome do curso selecionado no SiSU como primeira opção.
A UFRRJ recomenda ao candidato algum procedimento que deve ser realizado no momento de manifestação de interesse na página eletrônica do SiSU-UFRRJ?
Sim, orientamos que os candidatos certifiquem-se de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação o sistema emitirá uma mensagem de confirmação. Sugerimos também que o candidato salve ou imprima o comprovante de manifestação de interesse em cada uma das chamadas que participar. Exemplo: manisfetacao2 Posteriores recursos em relação aos registros de manifestação de interesses só serão recebidos mediante apresentação da confirmação da mesma junto à página eletrônica da UFRRJ dentro do prazo e horário estabelecidos pela instituição.
Meu nome aparece na lista de convocados para manifestar interesse, mas ao tentar manifestar aparece a mensagem:
“Você não está apto a concorrer a esta vaga! Verifique seus dados e tente novamente.”

Provavelmente, você está digitando incorretamente algum dado solicitado para a realização da manifestação de interesse.

Exemplo:
manisfetacao

Como funcionada a manifestação de interesse da UFRRJ?
Conforme informações do Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ (vide na aba "Editais" deste Portal), as chamadas da lista de espera serão realizadas da seguinte forma: A primeira convocação da lista de espera será em número cinco vezes maior do que o número de vagas disponíveis. Exemplo: em determinado curso há cinco (05) vagas ociosas, apenas os 25 (vinte e cinco) primeiros candidatos, obedecendo a ordem de classificação e os critérios para ocupação das vagas (ampla concorrência e cotas), estarão aptos a manifestar interesse na página eletrônica do SiSU-UFRRJ para esta convocação. Os demais candidatos continuarão com o nome na lista de espera, pois não estarão aptos a manifestar interesse. Esses candidatos deverão acompanhar a(s) próxima(s) chamada(s) da lista de espera para a realização da Manifestação Virtual de Interesse. Esclarecemos que apesar de 25 (vinte cinco) candidatos terem sido convocados para manifestar interesse, em nosso exemplo, apenas cinco (05) deles seriam convocados para a solicitação de matrícula, visto que na hipótese acima existem apenas cinco (05) vagas. Os demais candidatos que realizaram o procedimento e que não foram selecionados para efetuar a solicitação de matrícula retornam para a lista de espera e deverão aguardar futura(s) chamada(s) para nova(s) manifestação(ões) virtual(is) de interesse. A segunda e demais eventuais convocações posteriores da lista de espera serão em número dez (10) vezes maior do que o número de vagas disponíveis. Lembramos, mais uma vez, que para continuar concorrendo no Processo Seletivo, o candidato convocado para a Manifestação Virtual de Interesse deverá realizar o procedimento. Caso não o faça, será terminantemente excluído da seleção.
Além de manifestar interesse em participar da lista de espera no site do SiSU, o candidato deve manifestar interesse no site da UFRRJ também?
Sim, conforme informações do Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ (vide na aba "Editais" deste Portal), o candidato convocado e interessado na vaga da lista de espera deverá manifestar seu interesse pela vaga nos dias e horários definidos em cada uma das convocações da lista de espera, período improrrogável, através de formulário eletrônico divulgado no Portal SiSU-UFRRJ.   Os candidatos convocados que não manifestarem seu interesse na vaga terão seus nomes excluídos da Lista de Espera e não mais participarão da atual edição SiSU.
Quais os próximos passos após a declaração de interesse na plataforma do SiSU (MEC)?
Como informado pelo SiSU, o candidato deve acompanhar no Portal SiSU-UFRRJ, as publicações e convocações para manifestação virtual de interesse e convocações para solicitação de matrícula a serem divulgadas no Portal SiSU-UFRRJ.
Como é possível acompanhar a convocação da lista de espera do SiSU?
Para participar da lista de espera, o candidato deverá, obrigatoriamente, declarar no site SiSU o interesse pela vaga, dentro do período estabelecido pelo MEC.

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

No caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o acompanhamento deve ser realizado pelo Portal SiSU-UFRRJ.

Recomendamos atenção redobrada ao cronograma com as convocações.
Qual o prazo para declarar interesse no site do SISU?
Consulte o período para declaração de interesse em participar da lista de espera diretamente no site do SiSU. Para constar na lista de espera, o candidato deverá obrigatoriamente confirmar no site do SiSU o interesse na vaga.
Posso manifestar interesse na lista de espera para os dois cursos selecionados no site do SiSU?

Não. Após a alteração dos critérios do MEC, formalizada pela Portaria Normativa MEC nº. 1.117 de 01-11-2018, o candidato não selecionado na Chamada Regular em nenhuma das suas duas opções de curso poderá manifestar interesse para a primeira ou para segunda opção de curso para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao SiSU.

Acesse a Portaria na sessão "Editais" do Portal SiSU-UFRRJ.

Quantas chamadas da lista de espera a UFRRJ irá realizar?
Conforme cronograma publicado, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro realizará 03 (três) chamadas da lista de espera nesta edição do SISU.