Entrevista com Prof. Dr. Otair Fernandes durante o evento “Keith Jennings na Baixada”

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=ZVDY1W8vrD0[/embedyt]

Dr. Keith Jennings ministrou palestra na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no dia 11 agosto de 2015 a convite do LEAFRO na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ na Baixada Fluminense.

Na oportunidade, Cultne com imagens e edição de Filó Filho e entrevistas e Carlos Medeiros registraram o papo com o Prof. Dr. Othair de Oliveira, coordenador do do Laboratório de Estudos afro-brasileiros/LEAFRO que se justifica pela necessidade de se produzir, incentivar e apoiar a produção e a difusão de conhecimentos novos nas áreas dos estudos afro-brasileiros e da educação em perspectiva multicultural, acompanhando a formação de professores tanto inicial, quanto continuada – na baixada fluminense, como preconizado pela Lei 10639/03.

Otair Fernandes de Oliveira é Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2008) com mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1999), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1993) e Licenciado pela Fundação Unificada Campograndense (FEUC, 1985). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, no Instituto Multidisciplinar, Campus Nova Iguaçu, lotado no Departamento Educação e Sociedade (DES) atuando em vários cursos de graduação e pós-graduação lato sensu sobre educação e promoção da igualdade racial. Coordena o Laboratório de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas (LEAFRO-Neabi-UFRRJ). É Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Patrimônio Imaterial e Cultura Afro-Brasileira (GEPICAfro). É membro do Grupo de Pesquisa Educação Superior e Relação Étnico-Raciais (GPESURER). É vice coordenador do Observatório das Políticas de Democratização de Acesso e Permanência na Educação Superior da UFRRJ (OPAA). É tutor do Grupo PET/CONEXÕES DE SABERES: Dialogando e Interagindo com as Múltiplas Realidades e Saberes da Baixada Fluminense. Temas de interesse nas nas áreas da Sociologia Política e Educação, especificamente no campo do ensino da sociologia e relações étnico-raciais (ERE), patrimônio imaterial e cultura afro-brasileira, políticas de ações afirmativas e ensino superior. (Informações coletadas do Lattes em 02/11/2015)

Texto e vídeo CULTNE