Ricardo Dias da Costa

Mestrado em Turismo e Meio Ambiente pela UNA – Belo Horizonte (2009) . Mestrado em ? Gestión de Actividades y Recursos Turísticos pela UIB – Palma de Mallorca – Espanha (2003) Graduação em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (1982). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de agência de Turismo e pesquisas com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo como força transformadora, turismo e acessibilidade e turismo e relações étnico-raciais. Vice-coordenador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas – LEAFRO-Neabi-UFRRJ, pesquisador do GPESURER – Grupo de Pesquisa Educação Superior e Relações Étnico-raciais. Pesquisador do Observatório das Políticas de Democratização de Acesso e Permanência na Educação Superior da UFRRJ – OPAA Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da UFRRJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Turísmo – NEPET (Texto informado pelo autor)