PET-SI/UFRRJ e LabFBot-UFRJ desenvolvem o jogo Pavê ou Pacumê

Tela Pavê ou Pacumê

O PET-SI da UFRRJ e laboratório de Farmacobotânica da Faculdade de Farmácia da UFRJ desenvolveram o jogo digital Pavê ou Pacumê. O jogo é destinado ao público em geral, crianças e estudantes de primeiro ou segundo segmentos. O jogo aborda os usos alimentícios de diferentes tipos de plantas como as PAC (Plantas Alimentícias Convencionais)e as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e as PT (Plantas Tóxicas).

O jogo utiliza cartas com imagens de plantas distribuídas de forma aleatória em um tabuleiro digital, e o jogador deverá selecionar, classificar e arrastar as comestíveis para a área verde e as tóxicas para a área vermelha. Caso consiga fazer isso dentro de um determinado número máximo de movimentos ele seguirá para as próximas fases do jogo e irá adquirindo mais conhecimentos sobre as plantas, caso contrário ele reiniciará a fase.

O jogo é fruto de um projeto multidisciplinar coordenado pelos professores Ana Vieira (LabFBot – FF/UFRJ) e Sérgio Serra (PET-SI – UFRRJ), reúne os alunos de graduação Ana Paula Ribeiro (LabFBot e Farmácia UFRJ), Pedro Vieira (Agronomia – UFRRJ), Thiago Siqueira (PET-SI e Sistemas de Informação- UFRRJ) e a aluna de doutorado Mariana Souza (PPG-CiAC – NUPEM-UFRJ).

Além do jogo digital, registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), também encontra-se em fase de publicação um livro sobre o jogo para aqueles que queiram jogar de forma física e ter acesso a materiais mais completos e detalhados sobre as PAC, PANC e PT.