Testes para diagnóstico do coronavírus (COVID-19)

Atualmente existem alguns tipos de testes liberados para diagnostico da doença.

Estes testes podem procurar coisas diferentes e por isso sua solicitação adequada depende de avaliação pelo médico de informações da sua situação de saúde e do tempo desde o início dos sintomas.
Isto quer dizer que um exame deve ser solicitado de forma correta senão aparece que a pessoa não tem a doença, mesmo tendo a doença instalada.

Estes testes funcionam para o diagnostico dependendo do tempo de evolução da doença.  São dois tipos principais: PCR e IgM/IgG.

O Teste PCR-RT busca se existem vírus circulantes no organismo (ou seja, procuram pela carga viral). Deve ser solicitado conforme a avaliação médica e os dias de infecção.

Os testes de sangue ( teste IgM e IgG) funcionam bem quando pedidos depois de um tempo que a pessoa tenha começado os sintomas. Estes testes avaliam a resposta imunológica.
Atualmente, nove são chamados de “testes rápidos “ onde os resultados podem ser liberados em poucos  minutos e permitem ao médico dar uma
orientação sobre qual conduta a ser realizada no paciente, como por exemplo, definir a necessidade de isolamento.

E quem decide os prazos?

O médico que define qual o tipo de exame pois a indicação do exame correto disponível e as condutas posteriores, devem ser avaliadas caso a caso pela equipe de saúde responsável.

fonte: http://portal.anvisa.gov.br

Dr Renato Cerceau – médico

covidd