Discentes de SI desenvolvem APP de Realidade Virtual

WhatsApp Image 2018-12-20 at 13.43.05

Os discentes do curso de Sistemas de Informação, Vinicius Martins e Patrick Spilari, ex-petianos do PET-SI, desenvolveram um aplicativo para smartphones que promove o aprendizado em Veterinária através do uso de tecnologia de imersão por realidade virtual ou VR.

O projeto surgiu a partir de uma proposta do Professor Sergio Serra aos alunos da disciplina Interação Humano Computador (IHC). Tendo a proposta despertado interesse por uma avaliação diferenciada e pela possibilidade de se expandir os saberes compartilhados em sala de aula, decidiram desenvolver o projeto com o objetivo em aprender mais sobre este novo paradigma da realidade virtual.

O aplicativo tem por objetivo ensinar principalmente crianças e juniores sobre curiosidades do mundo animal e testar a atenção e percepção do usuário enquanto utiliza o aplicativo.

Foram utilizadas no desenvolvimento da aplicação a plataforma Unity 3D, bem conhecida no mercado de games para o desenvolvimento de jogos, como base da aplicação, o sistema operacional Android e os óculos para VR Google Cardboard e outro compatível. Optou-se pelo sistema Android e o óculus Google Cardboard por serem mais comuns, acessíveis e terem baixo custo.

Até o momento este é o primeiro e único projeto desenvolvido pelos alunos de SI da UFRRJ, tendo como base o desenvolvimento de uma aplicação que utilize Realidade Virtual fazendo uso de smartphones.

O projeto foi apresentado ao Professor Luciano Alonso do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, o ICBS, onde se estabeleceu uma parceria acadêmica  para a evolução e desenvolvimento de novos apps voltados para a área de Anatomia.