PET-SI apresenta artigo de pesquisa em Maceió

 

No dia 28 de Novembro de 2018 , o petiano Gustavo Garcia junto com seu coorientador prof Gustavo Lyra do IF/UFRRJ, apresentartam o artigo relativo ao software WEBCLIMMAP no XX CONGRESSO BRASILEIRO DE METEROLOGIA que ocorreu em Maceió, Alagoas.

O trabalho, inicialmente desenvolvido pelo ex-petiano Luiz Volpasso, continua sendo desenvolvido pelo petiano Gustavo Garcia. O estudo consiste em um Software ( ferramenta Web), baseada em Sistemas de Informação Geográficos (SIG) de código aberto e de fácil acesso aos pequenos e médios agricultores, com o intuito de disponibilização e visualização de dados climáticos mensais oriundos de estações meteorológicas pelo qual podem-se realizar downloads, o software utiliza o mesmo  banco de dados presente no sistema Meteoro (também desenvolvido em parceria com os profs Ednaldo Oliveira e Gustavo Lyra) para disponibilizar o download das séries de dados curadas estações meteorológicas georreferenciadas. O intuito desta ferramenta é auxiliar diversos usuários a melhorar sua tomada de decisão nos seus plantios. O  WEBCLIMMAP  requer apenas de uma conexão com a Internet para poderem usufruir das informações que o Sistema proporciona e com isso analisar e definir suas atividades.

A apresentação do trabalho teve  boa receptividade e foi um sucesso, surgiram novas ideias para trabalhos futuros. O PET e o petiano agradecem ao MEC/SESU e a UFRRJ/PROEXT por custear parte da viagem. O artigo se intitula WEBCLIMMAP: MAPEAMENTO DE ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO e os autores são Gustavo Garcia dos Reis Nunes, Luiz Henrique Santos Volpasso, Sergio Manuel Serra da Cruz, Gustavo Bastos Lyra, Ednaldo Oliveira dos Santos, ele se encontra disponível na página de publicações do PET-SI. Para acessá-lo, cique aqui.