PET-SI APRESENTA ARTIGO COMPLETO NA TICAL 2018 NA COLÔMBIA

logosO petiano Renan Miranda apresentou um artigo do tipo completo no II Encontro Latino-Americano de e-Ciência que foi realizado na TICAL 2018 (Octava Conferencia de Directores de Tecnología de Información y Comunicación en Instituciones de Educación Superior). O trabalho intitulado “OpenSoils: e-Science em Segurança de Solos” apresentou a infraestrutura OpenSoils e todo o seu potencial de prover segurança e gerenciamento de dados de solos baseado nos conceitos de e-Science e Open Science. Os autores do trabalho são os professores Sérgio Manuel Serra da Cruz, Marcos Bacis Ceddia e Eber Assis Schmitz, os alunos de graduação Pedro Vieira Cruz, Gabriel S. Rizzo, Renan C. T. Miranda, Sabrina O. Cruz, Ana Clara Correa e Filipe Klinger, e o aluno de doutorado Élton C. Marinho.

O TICAL é um evento anual, de caráter internacional, organizado pelas redes de pesquisas RedClara, RENATA e BELLA, que tem o objetivo de contribuir para a discussão sobre as questões que afetam diretamente o trabalho e o papel dos Diretores de Tecnologia da Informação das universidades da região. A Diretoria de Redes de Tecnologias de Informação e Comunicação vem construindo desde 2011 um espaço que busca contribuir para o contínuo melhoria de suas instituições. A Conferência TICAL é o espaço onde esta comunidade converge para alimentar-se de experiências, iniciativas e conhecimentos apresentados pelas próprias universidades, revelando soluções significativas e inéditas para instituições de ensino superior da área de TIC. Este ano a oitava edição ocorreu em Cartagena de Indias, Colômbia, entre os dias 3 e 5 de setembro.

O Encontro Latino-Americano de e-Ciência é um espaço para o intercâmbio presencial de conhecimentos e boas práticas no uso das TIC nos trabalhos de pesquisa, com o objetivo de contribuir com a melhora e a otimização da gestão dos grupos científicos da região

O evento, ainda mais internacional, é uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem novas perspectivas e pontos de vista na ciência, além de terem contato com projetos e iniciativas que acontecem em outros países próximos e podem ser adaptados para a realidade do Brasil, fomentando assim a inovação nas mais diversas áreas.

renantical1 renantical4 renantical8