Grupos PET do Brasil protestam em Brasília durante o XXII ENAPET

A XXII edição aconteceu em Brasília-DF na Universidade de Brasília (UnB) entre os dias 23 e 30 de julho. O evento contou com cerca de 1000 alunos e mostrou-se altamente produtivo já que foram realizados muitas oficinas, atividade e diálogos entre os atuais petianos e egressos, onde muitas experiências eram trocadas.

Durante os encontros entre discentes e docentes temas relevantes foram levantados e levados à Assembleia Geral. Grupos de Discussão e Trabalho (GDTs) traziam temas interessantes e resultaram numa troca produtiva de saberes; oficinas e minicursos também aconteceram onde era possível aprender mais sobre uma determinada área ou até fazer um passeio turístico pela capital federal; Encontro por Atividades, onde petianos de diversos cursos eram reunidos por áreas de interesse, permitiu o surgimento de novas ideias que também poderiam ser aproveitadas por outros grupos. As gincanas entre os petianos, estimulavam a competitividade e diversão. O ponto alto do evento foram as apresentações de trabalhos tanto na forma oral como por pôster. Por fim, aconteceu a Assembleia Geral, que durou mais de 20hs, onde foram deliberadas todas as demandas encaminhadas pelos GDTs e pelos encontros de docentes e discentes, demandas essas que serão encaminhadas para o MEC.

 20431229_1628714860503704_6131591805825402591_n

Vale destacar a mobilização dos petianos, onde todos (alunos, professores e organizadores) foram ao Ministério da Educação protestar em prol de manutenção e mais zelo com o Programa de Educação Tutorial, menos descaso em relação ao atraso de bolsas e do custeio.