TRABALHOS APROVADOS – V JORNADA LEAFRO

RELAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS – V JORNADA 2017 – LEAFRO 10 ANOS

ESTUDOS/PESQUISAS
DESCONSTRUINDO​ ​ESTEREÓTIPOS:​ ​A​ ​LITERATURA​ ​INFANTIL​ ​E​ ​A​ ​REPRESENTATIVIDADE​ ​NEGRA
A DIFICULDADE AO ACESSO DO AFRODESCENDENTE A ESCOLARIZAÇÃO
ÁFRICA, RELIGIOSIDADE E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
RELAÇÕES DE AMOR E PERTENCIMENTO EM SALA DE AULA.
HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO: IMAGEM E DISCURSO SOBRE A ESCOLA PÚBLICA
ENTRAMAR HISTÓRIAS CONTANDO-SE PARA O OUTRO: A PRODUÇÃO DE CARTAS PARA NARRAR A PESQUISA EM EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
FAVELA: CULTURA MARGINAL E SUBJETIVAÇÃO POSITIVA
GENOCÍDIO​ ​DIDÁTICO:​ ​O​ ​SILENCIAMENTO​ ​NEGRO​ ​NOS​ ​MATERIAIS
INFÂNCIA, RAÇA E SABERES DOCENTES: CONVERSAS COM AS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
CONSTRUINDO PRÁTICAS DESCOLONIZADORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA LITERATURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA: UMA ABORDAGEM TRANSDICIPLINAR
NARRATIVAS ORAIS E O LEGADO ANCESTRAL AFRO-BRASILEIRO
LADYS, EM FORMAÇÃO
O LEGADO DA CULTURA NEGRA: SAMBA E FUNK
O OLHAR DOS ALUNOS NEGROS SOBRE SUA IMAGEM
O SAMBA EDUCA: POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS 10.639/03 E 11.789/08 DO 1° AO 5° ANO.
A LEI 10.639/03 NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INES
FAZENDO ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EDUCANDO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
MULHERES NEGRAS DOS CURSOS DE PÓS  GRADUAÇÃO EM UNIVERSIDADES   PUBLICAS NO RIO DE JANEIRO
DIREITO DE PERTENCER: LUTA E RESISTÊNCIA
KAROL CONKA E AS MARCAS DO DISCURSO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O CURRÍCULO: TÁTICAS, ASTÚCIAS E REDES DE CONHECIMENTO NO COTIDIANO ESCOLAR
A LEI 10639/2003 NA BIBLIOTECA ESCOLAR: UM ELEMENTO IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA
CRIANÇAS, TERREIROS, MÁSCARAS E INVISIBILIDADES: NARRATIVAS DE UM CANDOMBLÉ BANTU EM REDES EDUCATIVAS
PATRIMÔNIOS CULTURAIS DE MATRIZ AFRICANA: AÇÕES DE RECONHECIMENTO E PRÁTICAS DE SALVAGUARDA RELACIONADAS AO OFÍCIO DE BAIANA DE ACARAJÉ E AO JONGO
O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: CONSTRUINDO PRÁTICAS ANTIRRACISTAS
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E PROJETO DE MITIGAÇÃO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: O CASO DO PROJETO QUIPEA
ESCOLA, RACISMO E DESEMPENHO ESCOLAR: O ROMPIMENTO DA PROFECIA AUTO REALIZADORA DO FRACASSO A PARTIR DOS RELATOS DE TRÊS JOVENS NEGROS
*
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
A EMERGÊNCIA DE NOVAS CULTURAS ACADÊMICAS PÓS AÇÕES AFIRMATIVAS
O CAMINHAR PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO ANTIRRACISTA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE MESQUITA
BIBLIOTECA ESCOLAR: CULTURA PARA JOVENS NEGRO DA BAIXADA
SER IAÔ NO CANDOMBLÉ, REFLEXÕES E DESAFIOS ACADÊMICOS
ENFRENTAMENTO EPISTEMOLÓGICO AO RACISMO PELA LITERATURA NEGRA: DISSEMINANDO A REPRESENTAÇÃO POSITIVA AFRICANA COM UMA LIVRARIA AMBULANTE
SARAU EM CORES: A BELEZA DA ÁFRICA
POR UMA MILITÂNCIA SINDICAL AFIRMATIVA

 

OBSERVAÇÕES:

– TODAS AS APRESENTAÇÕES OCORRERÃO NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 29 DE NOVEMBRO.

–  HAVERÁ APRESENTAÇÕES SIMULTÂNEAS NOS HORÁRIOS: 9h ás 11; 11h às 13h; 14h às 16h; 16h às 18h.

– A ORDEM DAS APRESENTAÇÃO E OS LOCAIS SERÃO DIVULGADOS EM BREVE.

– OS APRESENTADORES DEVERÃO CHEGAR COM 15 MINUTOS DE ANTECEDÊNCIA.

– CADA APRESENTAÇÃO TERÁ O TEMPO MÁXIMO DE 15 MINUTOS.

– O PRAZO PARA ENVIO/ENTREGA DOS TRABALHOS COMPLETOS É 15 DE DEZEMBRO

– TRABALHOS FORA DAS ORIENTAÇÕES DESCRITAS NO EDITAL DAS INSCRIÇÕES ESTARÃO AUTOMATICAMENTE FORA DA PUBLICAÇÃO.

– QUALQUER DÚVIDA, ENTRAR EM CONTATO PELO E-MAIL jornadaleafro10anos@gmail.com

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