TRABALHOS APROVADOS – V JORNADA LEAFRO
RELAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS – V JORNADA 2017 – LEAFRO 10 ANOS
ESTUDOS/PESQUISAS |
DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS: A LITERATURA INFANTIL E A REPRESENTATIVIDADE NEGRA |
A DIFICULDADE AO ACESSO DO AFRODESCENDENTE A ESCOLARIZAÇÃO |
ÁFRICA, RELIGIOSIDADE E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS |
RELAÇÕES DE AMOR E PERTENCIMENTO EM SALA DE AULA. |
HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO: IMAGEM E DISCURSO SOBRE A ESCOLA PÚBLICA |
ENTRAMAR HISTÓRIAS CONTANDO-SE PARA O OUTRO: A PRODUÇÃO DE CARTAS PARA NARRAR A PESQUISA EM EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
FAVELA: CULTURA MARGINAL E SUBJETIVAÇÃO POSITIVA |
GENOCÍDIO DIDÁTICO: O SILENCIAMENTO NEGRO NOS MATERIAIS |
INFÂNCIA, RAÇA E SABERES DOCENTES: CONVERSAS COM AS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
CONSTRUINDO PRÁTICAS DESCOLONIZADORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA LITERATURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA: UMA ABORDAGEM TRANSDICIPLINAR |
NARRATIVAS ORAIS E O LEGADO ANCESTRAL AFRO-BRASILEIRO |
LADYS, EM FORMAÇÃO |
O LEGADO DA CULTURA NEGRA: SAMBA E FUNK |
O OLHAR DOS ALUNOS NEGROS SOBRE SUA IMAGEM |
O SAMBA EDUCA: POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS 10.639/03 E 11.789/08 DO 1° AO 5° ANO. |
A LEI 10.639/03 NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INES |
FAZENDO ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EDUCANDO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. |
MULHERES NEGRAS DOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM UNIVERSIDADES PUBLICAS NO RIO DE JANEIRO |
DIREITO DE PERTENCER: LUTA E RESISTÊNCIA |
KAROL CONKA E AS MARCAS DO DISCURSO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR |
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O CURRÍCULO: TÁTICAS, ASTÚCIAS E REDES DE CONHECIMENTO NO COTIDIANO ESCOLAR |
A LEI 10639/2003 NA BIBLIOTECA ESCOLAR: UM ELEMENTO IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA |
CRIANÇAS, TERREIROS, MÁSCARAS E INVISIBILIDADES: NARRATIVAS DE UM CANDOMBLÉ BANTU EM REDES EDUCATIVAS |
PATRIMÔNIOS CULTURAIS DE MATRIZ AFRICANA: AÇÕES DE RECONHECIMENTO E PRÁTICAS DE SALVAGUARDA RELACIONADAS AO OFÍCIO DE BAIANA DE ACARAJÉ E AO JONGO |
O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: CONSTRUINDO PRÁTICAS ANTIRRACISTAS |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E PROJETO DE MITIGAÇÃO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: O CASO DO PROJETO QUIPEA |
ESCOLA, RACISMO E DESEMPENHO ESCOLAR: O ROMPIMENTO DA PROFECIA AUTO REALIZADORA DO FRACASSO A PARTIR DOS RELATOS DE TRÊS JOVENS NEGROS |
* |
RELATO DE EXPERIÊNCIAS |
A EMERGÊNCIA DE NOVAS CULTURAS ACADÊMICAS PÓS AÇÕES AFIRMATIVAS |
O CAMINHAR PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO ANTIRRACISTA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE MESQUITA |
BIBLIOTECA ESCOLAR: CULTURA PARA JOVENS NEGRO DA BAIXADA |
SER IAÔ NO CANDOMBLÉ, REFLEXÕES E DESAFIOS ACADÊMICOS |
ENFRENTAMENTO EPISTEMOLÓGICO AO RACISMO PELA LITERATURA NEGRA: DISSEMINANDO A REPRESENTAÇÃO POSITIVA AFRICANA COM UMA LIVRARIA AMBULANTE |
SARAU EM CORES: A BELEZA DA ÁFRICA |
POR UMA MILITÂNCIA SINDICAL AFIRMATIVA |
OBSERVAÇÕES:
– TODAS AS APRESENTAÇÕES OCORRERÃO NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 29 DE NOVEMBRO.
– HAVERÁ APRESENTAÇÕES SIMULTÂNEAS NOS HORÁRIOS: 9h ás 11; 11h às 13h; 14h às 16h; 16h às 18h.
– A ORDEM DAS APRESENTAÇÃO E OS LOCAIS SERÃO DIVULGADOS EM BREVE.
– OS APRESENTADORES DEVERÃO CHEGAR COM 15 MINUTOS DE ANTECEDÊNCIA.
– CADA APRESENTAÇÃO TERÁ O TEMPO MÁXIMO DE 15 MINUTOS.
– O PRAZO PARA ENVIO/ENTREGA DOS TRABALHOS COMPLETOS É 15 DE DEZEMBRO
– TRABALHOS FORA DAS ORIENTAÇÕES DESCRITAS NO EDITAL DAS INSCRIÇÕES ESTARÃO AUTOMATICAMENTE FORA DA PUBLICAÇÃO.
– QUALQUER DÚVIDA, ENTRAR EM CONTATO PELO E-MAIL jornadaleafro10anos@gmail.com
Pingback: Inscrição para Trabalhos V Jornada Leafro – LEAFRO NEABI UFRRJ