V jornada Leafro
Neste ano de 2017 o Laboratório de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas – LEAFRO – realizará uma série de eventos em comemoração aos dez anos de luta e enfrentamento ao racismo (individual, institucionalizado e epistemológico) no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Trata-se de uma ação extensionista composta por um conjunto de atividades acadêmicas e culturais em formatos variados como parte integrante da V Jornada do LEAFRO 2017 que tem como temática geral “Produção de Conhecimentos, Formação Política e Enfrentamento ao Racismo na Educação Brasileira”.
As Jornadas LEAFRO pressupõem um campo de possibilidades na construção de diálogos e interlocução entre diferentes sujeitos-parceiros produtores do conhecimento e da cultura dentro e fora da universidade, cujo principal foco das produções estão a afirmação e a valorização da população e da cultura afro-brasileira. São pessoas, grupos, associações, instituições de diferentes matizes que possuem como interesse comum a luta contra o racismo e qualquer outra forma ideológica de dominação com base em preconceitos e discriminações, sobretudo, a étnico-racial.
A importância do LEAFRO para o mundo acadêmico e institucional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro vem desde o início das suas atividades no Instituto Multidisciplinar, em Nova Iguaçu, no ano de 2006. De lá para cá, o LEAFRO tem proporcionado o desenvolvimento de ações propositivas no campo dos estudos da educação para as relações étnico-raciais, da história da África, do ensino da cultura africana e afro-brasileira e das ações afirmativas, atuando coletivamente como um ambiente, ou espaço de pesquisas acadêmicas multi/inter/transcultural, integrado por pesquisadores(as) e grupos de pesquisas pertencentes a diferentes cores e identidades étnico-racial, cultural, geracional, de gênero, orientação sexual, classe social, credo religioso (ou não), bem como por integrantes (ou não), de movimentos sociais negros e indígenas. Essa diversidade é uma das principais riquezas desse laboratório, que converge para um ponto em comum: A LUTA ANTIRRACISTA E CONTRA AS DESIGUALDADES ÉTNICO-RACIAIS EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES.
Institucionalmente LEAFRO tem atuado nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão na UFRRJ. Enquanto projeto de extensão foi cadastrado no Sistema Nacional de Informações de Extensão pela UFRRJ em 2007. No ano de 2009, passou a estar vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – PPGEDUC e no ano do 2017 ao Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade – PPGPACS. Essas vinculações aos programas de pós-graduação stricto sensu somadas as linhas de pesquisas do CNPq lideradas por pesquisadores do LEAFRO tem proporcionado a continuidade do desenvolvimento de estudos e pesquisas direcionados para a produção e divulgação de conhecimentos acadêmicos localizados na confluência das áreas das desigualdades e diversidades étnico-raciais e da educação, bem como na intervenção no processo de formação de professores (inicial e continuada) da Baixada Fluminense em uma perspectiva multicultural, nas modalidades presencial e a distância, e nos cursos de pós-graduação lato sensu UNIAFRO promovidos pelo LEAFRO em parceria com MEC.
De um modo geral, este Laboratório tem se consolidado e fortalecido mediante ações formativas e acadêmicas com publicações baseadas em estudos e pesquisas, cursos de formação (extensão e pós-graduação lato sensu), jornadas, conferências, seminários, ciclo de debates, homenagens e títulos acadêmicos, visitas técnicas, realização de encontros regionais e fórum internacional, participações em comissões institucionais, dentre outras. Para promover essas e outras ações, o LEAFRO tem firmado articulações e parcerias possíveis com NEABs de outras IES, grupos de pesquisas, coletivos de universitários(as) negros(as), órgãos públicos, organizações não governamentais e movimentos sociais, em especial o movimento negro. Tais ações se destinam preferencialmente ao público dos profissionais da educação básica nas diferentes funções do magistério das redes pública e privada de ensino (professor, coordenador, gestor, técnico, outros), juventude universitária dos vários cursos de graduação e pós-graduação da UFRRJ e de outras IES do Estado do Rio de Janeiro, em particular da Baixada Fluminense.
Dessa maneira, o LEAFRO vem cumprindo suas funções acadêmicas e institucionais enquanto Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, LEAFRO-NEAB-UFRRJ. Atualmente existem no país aproximadamente 117 NEABs e grupos correlatos espalhados por grande parte das Instituição de Ensino Superior, sobretudo, nas universidades públicas com várias denominações. A criação desses núcleos deu-se a partir de meados dos anos 90 com o propósito de mapear, problematizar, analisar e produzir conhecimento com objetivo de dar visibilidade a subjetividades, desigualdades, silenciamentos e omissões em relação a determinados grupos sociorraciais e suas vivências. Nessa direção, os NEABs tornaram-se espaços institucionalizados de atração da intelectualidade negra funcionando como sujeitos coletivos no ambiente acadêmico, em que pesquisadores(as) negros(as) buscam se associam e se organizam articulando a militância política e a produção do conhecimento sobre a realidade étnico-racial a partir da sua própria vivência racial (FERNANDES, 2016).
Por tudo isso, o LEAFRO-NEAB-UFRRJ assume como objetivo produzir, incentivar e acompanhar as políticas de ação afirmativa no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na perspectiva preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana que sustentam e fundamentam o artigo 26A da LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação nacional (Lei 9394/1996), conforme modificações feitas pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Em conformidade com esses objetivos, esse Laboratório participa nacionalmente da rede dos NEABs como membro filiado do Consórcio Nacional dos NEABs, da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) e dos Congressos Pesquisadores(as) Negros(as) regional e nacional, assumindo inclusive a responsabilidade de organizar e realizar o Primeiro Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) da região Sudeste – I COPENE SUDESTE – no ano de 2015, no Instituto Multidisciplinar – campus Nova Iguaçu da UFRRJ.
A relevância acadêmica desse Laboratório LEAFRO deve-se ao fato de a formação de professores em perspectiva multicultural se constituir como um dos principais desafios contemporâneos colocados para os diferentes cursos de licenciaturas e de especialização, seja na modalidade presencial, seja na modalidade a distância, cuja solução é fortemente demandada pela educação brasileira, bem como por professores dos municípios que formam a chamada Baixada Fluminense, de acordo com levantamento preliminarmente realizado (SISS, 2013). Soma-se a isso, a intervenção deste Laboratório no acompanhamento das políticas de ação afirmativa etnicamente definidas, implementadas, ou em fase de implementação e desenvolvimento no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sobretudo, na sua participação ativa nas discussões internas sobre a necessidade e possibilidade de se implementar na UFRRJ uma política de cotas étnico-raciais voltada para os afro-brasileiros, como forma de democratização do acesso e permanência com sucesso ao ensino superior desse segmento.
Em geral, os estudos sobre políticas de promoção da igualdade racial como as ações afirmativas apontam que a implementação da Lei nº 12.711/2012 tem representado certo avanço na luta histórica pela democratização do ensino superior no país e os dados oficiais comprovam isso mediante o aumento do número de matrículas nos cursos de graduação nas universidades públicas federais. No entanto, faz-se mais que necessário pautar o foco dessas políticas na inclusão para além do quantitativo das vagas e sob a perspectiva da questão étnico-racial, em outras palavras, nas condições de permanência dos estudantes beneficiados (LÁZARO e MONTECHIARE, 2015; FERNANDES e COSTA, 2015; BRITO et al, 2015; SANTOS, 2015; GONZAGA, 2015; SISS e PACE, 2015)
Enfim, a V Jornada Leafro 2017 visa coroar uma década de atuação deste Laboratório que tem se constituído em um importante espaço de formação política, de produção e difusão do conhecimento na luta epistemológica contra o racismo na sociedade brasileira como um todo, e na Universidade Rural em particular. A sua realização permite ainda potencializar as ações do LEAFRO e ampliar suas articulações e parcerias, elevando ainda mais o nome da nossa Universidade na vanguarda da construção de uma proposta para uma educação na perspectiva multicultural.
2 – Objetivos
2.1 – Promover espaço de interlocução e intercâmbio entre pesquisadores, grupos de pesquisa, estudantes (educação básica e superior), organizações do movimento social negro e as comunidades acadêmica e não acadêmica em geral sobre temas relacionados a questão étnico-racial no Brasil, em particular na região da Baixada Fluminense.
2.2- Promover a disseminação de conhecimentos e informações nas áreas da educação e da cultura com foco na educação para as relações étnico-raciais e políticas de ações afirmativas que resultam de pesquisas acadêmicas.
2.3 – Contribuir para o diálogo, interlocução e consolidação de políticas de ação afirmativa no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
2.4 – Proporcionar formação política no que diz respeito a educação para as relações étnico-raciais (ERE) no campo das políticas de ações afirmativas aos universitários e profissionais da educação básica e estudantes.
3 – Público alvo
Pesquisadores das questões étnico-raciais, professores e alunos da educação básica, comunidade universitária e não universitária.
Sou o Ozias Inocencio Ferreira, mestrando em Educação e Relações étnico-raciais/UFRRJ, com previsão de término para fevereiro/2018.
Possuo duas publicações de minha autoria, as quais desejo disponibilizar para exposição/venda nas atividades comemorativas pelos 10 anos do Leafro.
Ei-los:
a) Justiça Social & Igualdade Racial;
b) Diversidade Étnica:
_um estudo sobre a população negra no ensino superior brasileiro.
Neste ato, peço para que homologue a minha inscrição nos eventos em tela.
Whatsapp: (21) 97538.5128
Em tempo, no que eu puder auxiliar no apoio das atividades, basta a equipe me solicitar. Dentro do possível, à disposição.