Esta linha de pesquisa objetiva investigar o acesso e o uso do conhecimento científico no processo de formulação e implantação de políticas públicas ambientais sobretudo no que se refere a sua interface com a agricultura.

     As políticas públicas de conservação da natureza têm resultados considerados insatisfatórios, principalmente, aquelas relacionadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento. É na inter-relação dos sistemas naturais e sociais que esta linha de pesquisa visa entender a comunicação entre ciência e política pública. Compreende-se que o acesso à ciência pelo campo da política busca oferecer subsídios para orientar e justificar as escolhas dos tomadores de decisão.

 

Projetos desenvolvidos:

Em andamento:

A comunicação entre ciência e políticas públicas: o uso da metodologia baseada em evidências na interface biodiversidade- agricultura familiar. 2012/2014


Concluído:

Discursos sócio-ambientais em Unidades de Conservação do domínio da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro: o Parque Estadual dos Três Picos 2009/2010.

Coordenação: Teresa da Silva Rosa.

Pesquisadores: Suiá Omim Arruda de Castro Chaves e Laila Thomaz Sandroni.

 

Validade dos conhecimentos científicos e intervenção pública: o caso da agricultura no desenvolvimento sustentável (EBP-BIOSOC) 2006/2010.

Coordenação: Catherine Laurent (INRA), Maria José Carneiro (CPDA-UFRRJ).

Pesquisadores: Rejan R. Guedes-Bruni, Teresa da Silva Rosa, Alexandre Gabriel Christo, Suiá Omim Arruda de Castro Chaves e Laila Thomaz Sandroni.

Execução:
Fomento: