Coleção Ictiológica
A coleção ictiológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é parte integrante do LEP, iniciando sua organização no início dos anos 1980 com espécimes coletados do Rio Paraíba do Sul e da Baía de Sepetiba. Esta coleção, composta principalmente de espécimes-testemunho de pesquisas marítimas e de água doce, beneficiou-se do suporte financeiro do CNPq e da FAPERJ.
Atualmente, a coleção abrange aproximadamente 2600 lotes de 300 espécies, incluindo os Chondrichthyes, diversas ordens de Actinopterygii, além de fósseis da Formação Crato. Entre estes, destacam-se formas antigas de águas doces e marinhas, como Dastilbe crandalli (Jordan, 1910) e Mawsonia gigas (Mawson & Woodward, 1907) oriundos do Estado do Ceará. Um número significativo de espécimes pertence à superordem Ostariophysi, principalmente dos grupos Characiformes e Siluriformes, e às famílias Cichlidae, Sciaenidae e Gerreidae. As espécies de peixes são oriundas de diversos habitats, incluindo ambientes marinhos costerios (baías, estuários, lagoas costeiras e praias oceânicas), rios, reservatórios áreas úmidas temporárias do Sudeste do Brasil.
A coleção também apresenta representividade de outras bacias da América do Sul (Orinoco, Essequibo), da América Central e de outras regiões brasileiras (São Francisco e Paraná).
Dentre os espécimes tombadas, há uma lista de espécies ameaçadas e endêmicas, como os peixes-das-nuvens Notholebias minimus (Myers, 1942) e Leptopanchax opalecens (Myers, 1942), capturados no município de Seropédica. Outras espécies, embora não ameaçadas, enfrentam superexploração, como Hippocampus erectus Perry, 1810, e Sardinella aurita Valenciennes 1847. Espécies invasoras em águas continentais, porém com valor econômico, como as tilápias Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758), Coptodon rendalli (Boulenger, 1897), e o tucunaré Cichla kelberi Kullander & Ferreira, 2006, assim como Opsanus beta (Goode & Bean, 1880), espécie marinha com invasão emergente no litoral brasileiro, estão integradas à coleção ictiológica do LEP-UFRRJ.
Descubra mais sobre a coleção no Boletim da Sociedade Brasileira de Ictiologia
Salgado FLK, Guedes GHS, Tubino MFA, Araújo FG (2020). The fish collection of the Laboratório de Ecologia de Peixes of the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Boletim da Sociedade Brasileira de Ictiologia. N. 131. ISSN 1808-1436.