Cysto*<i>Isospora felis
Cysto*<i>Isospora felis
Cysto*<i>Isospora felis


         O Laboratório de Coccídios e Coccidioses (LCC) é vinculado a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e conta com a participação de pesquisadores internos e colaboradores de outras instituições. Atualmente, as atividades do LCC desenvolvem-se no antigo prédio do Projeto Sanidade Animal (atualmente Anexo I do Instituto de Veterinária da UFRRJ), no Pavilhão Hugo de Souza Lopes (Anexo II do Instituto de Ciências Biológicas da UFRRJ) e em outras instituições através dos pesquisadores colaboradores como Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Participam também do LCC alunos de Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado, além de profissionais associados. Abaixo segue a lista dos integrantes com links para seus respectivos Currículo Lattes.




PESQUISADORES


Carlos Wilson Gomes Lopes, MV, PhD, LD
Departamento de Parasitologia Animal (DPA), Instituto de Veterinária (IV), UFRRJ
         Possui graduação em Médicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Medicina Veterinária Parasitologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1976), doutorado em Patologia - Michigan State University (1980) e Livre Docência em Doenças Parasitárias (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Parasitárias de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Toxoplasma gondii e correlatos, Cystoisospora em cães e gatos com seus reservatórios na natureza. Coccidios e Coccidioses dos animais domésticos e silvestres.


Bruno Pereira Berto, Bio, DSc
Departamento de Biologia Animal (DBA), Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), UFRRJ
         Possui Pós-doutorado em Protozoologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Parasitologia pela UFRRJ. Mestre em Microbiologia pela UFRRJ e Bacharel e Licenciado em Biologia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Desde 2012 é professor na UFRRJ (Departamento de Biologia Animal, Instituto de Biologia) e orientador nos Curso de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (CPGCV-UFRRJ) e Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA-UFRRJ). Desenvolve pesquisa na área de morfo-taxonomia aplicada a sistemática, biologia, ecologia e susceptibilidade de coccídios.


Walter Leira Teixeira Filho, Bio, PhD
DPA, IV, UFRRJ
         possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Parasitologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Parasitologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é técnico de laboratório em análises clínicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Parasitárias de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: cães, eimeria, cystoisospora ohioensis, infecção experimental e caprino, Blastocystis sp. Credenciado pelo CAPES como docente no Curso de Pós-gradução em Microbiologia Veterinária da UFRRJ, na disciplina de Fundamentos em Biossegurança.




*Pesquisadores colaboradores


Francisco Carlos Rodrigues de Oliveira, MV, PhD
Laboratório de Sanidade Animal (LSA), UENF
          Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestrado em Medicina Veterinária-Patologia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Jaboticabal) e doutorado em Ciências Veterinárias-Parasitologia Veterinária pela UFRRJ. Atualmente é professor Titular de Parasitologia e Doenças Parasitárias da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). É líder do grupo de Pesquisa ?Clínica das Parasitoses de Animais de Produção? com as seguintes Linhas de Pesquisas: Animais de laboratório como modelo ao estudo de doenças observadas em animais de produção; Doenças que afetam animais de produção; Estudo de Vetores e hospedeiros de doenças transmitidas a animais de produção. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Biologia e Patogenia das Doenças Parasitárias. Atua principalmente nos temas relacionados às Doenças Parasitárias de Animais de Produção tais como: coccidioses causadas por protozoários dos gêneros Neospora, Cystoisospospora, Sarcocystis e Eimeria e suas relações com animais de produção como hospedeiros definitivos e intermediários e disseminadores destas protozooses entre os animais e o homem. Além de verminoses por endoparasitas das superfamílias Tricostrongyloidea, Ascaroidea, Metastrongyloidea e Strongyloidea e as de caráter sistêmico como a fasciolose. Desenvolve atualmente linha de pesquisa em diagnósticos tradicionais e avançados de parasitas emergentes e re-emergentes de caráter zoonótico, além de novos estudos epidemiológicos com finalidade de melhoria no controle dessas parasitoses.


George Rêgo Albuquerque, MV, DSc
Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA), UESC
          Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Medicina Veterinária - Parasitologia Veterinária (2000) e doutorado em Ciências Veterinárias (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Foi membro da comissão de implantação do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal nível mestrado acadêmico (2006) e doutorado (2012). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (2007 - 2010 e 2011-2012). Foi Gerente de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) de 11/2012 a 12/2013. Foi coordenador do Comitê Local de Iniciação Científica da UESC (2012). Foi Coordenador do Comitê Científico da UESC (2013 a 2015). Atualmente é Professor Pleno e exerce o cargo de Gerente de Projetos de Apoio a Pesquisa e Pós-Graduação da PROPP/UESC. É membro da Câmara de Assessoramento de Ciências Agrárias e Veterinárias da FAPESB. Tem experiência na área de Parasitologia Veterinária.


Alexandre Dias Munhoz, MV, DSc
DCAA, UESC
          Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(1997), mestrado em Parasitologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2000), doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2004) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2010). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, Revisor de periódico da Ciência Rural, Revisor de periódico da Agrotrópica (Itabuna), Revisor de periódico da Pakistan Veterinary Journal, Revisor de periódico da Small Ruminant Research, Revisor de periódico da African Journal of Microbiology Research, Revisor de periódico da Experimental Parasitology, Revisor de periódico da Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, Revisor de periódico da Histology and Histopathology, da Universidade Estadual de Feira de Santana, Revisor de periódico da Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso), Revisor de periódico da Histology and Histopathology, Revisor de periódico da Veterinární Medicína e Revisor de periódico da ARS Veterinária (Online). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva. Atuando principalmente nos seguintes temas:Neosporose, Neospora caninum, bovinos.


Sergian Vianna Cardozo, MV, DSc
Escola de Ciências da Saúde (ECS), UNIGRANRIO
          Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2002), Especialização em Ciências do Laboratório Clínico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2004), Mestrado em Microbiologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2005) e Doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2010). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PROPESQ 1A) da FUNADESP/UNIGRANRIO, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciências do Laboratório Clínico e Diagnóstico in vitro e docente/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Biomedicina Translacional (PPG BIOTRANS) (UNIGRANRIO/INMETRO/UEZO). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia e Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arboviroses, Animais de laboratório, Cryptosporidium sp, Giardia lamblia e alterações anatomopatológicas. A vivência científica esta voltada para a Pesquisa em Patologia e Parasitologia, com publicações nacionais e internacionais nesta área, em parceria com o Laboratório de Coccídios e Coccidioses do Departamento de Parasitologia Animal da UFRRJ. Assim como, é Editor Associado de Saúde & Ambiente em Revista, na área de saúde. Orienta projetos de doutorado/mestrado, monografia e IC, junto a Escola de Ciências da Saúde e Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPEP (Unigranrio).


Elan Cardozo Paes de Almeida, MV, DSc
Centro de Ciências Médicas (CCM), UFF
          Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Patologia (Anatomia Patológica) pela Universidade Federal Fluminense (2007). Foi Professora Substituta da Universidade Federal Fluminense (UFF), Médica Veterinária do Biotério do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Professora Adjunta da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) e gerente e responsável técnica - Diagnovet - Diagnóstico Anatomopatológico Veterinário. Atualmente é professora adjunto II da Universidade Federal Fluminense e Perita cadastrada no DIPEJ RJ. Especialista em Patologia Veterinária certificada pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV). Segunda tesoureira da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL) biênio 2013 a 2015. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia Patologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia patológica veterinária, perícia veterinária, patologia experimental, patologia geral, diagnóstico anatomopatológico veterinário e bioterismo.


Hermes Ribeiro Luz, Bio, DSc
          Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014). Tem experiência nas áreas de Ecologia-Parasitologia-vetores-Animais Silvestres e Biologia Molecular de Artrópodes parasitas. Atualmente, é Pós Doutorando (FAPERJ) onde coordena o projeto Carrapatos-Aves Silvestres-Rickettsias na Região do Médio Paraíba estado do Rio de Janeiro, associando as possíveis influências climáticas na relação parasito-hospedeiro-Rickettsias.




PÓS-DOUTORANDOS


Cleide Domingues Coelho, MV, DSc
          Graduação em Medicina Veterinária em 1985, Mestrado em Microbiologia Veterinária em 1996, Doutorado em Ciências Veterinárias em 2012 e atualmente no Pós - Doutorado, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua principalmente nos seguintes temas: análises clínicas em Medicina Veterinária, parasitologia com ênfase em coccídios, coccidioses em aves silvestres e organismos de importância zoonótica.


Paulo Daniel Sant'Anna Leal, MV, DSc
         Pós Doutorando-Curso de Pós-Graduação de Ciências Veterinárias. Anexo 1, Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). BR 465 km 7. Campus Seropédica, 23.890-000, Doutor pela UFRRJ, Sanidade Animal - Processo Saúde Doença em Animais de Companhia, tendo como orientador o professor Carlos Wilson Gomes Lopes.Mestrado em Medicina Veterinária na área de Clínica e Cirurgia, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Graduado em Medicina Veterinária, pela Universidade Federal Rural do Rio de janeiro em 1986, Foi presidente da Associação Patronal de Clínicos Veterinários-APCV, por dois mandatos (1995-2001), presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais / RJ - ANCLIVEPA/RJ (2000-2003). Idealizador do Curso de Especialização em Clínica de Pequenos Animais - CESPA, pela Universidade Estácio de Sá, onde exerceu o cargo de Tesoureiro e Secretário. Atua como coordenador técnico e responsável pelo setor de Diagnóstico, Laboratório Clínico, Clínica Médica e Cirurgia Geral do Centro de Terapia Intensiva e Emergência Veterinária, onde supervisiona estágios conveniados com instituição de ensino e treinamento profissional.




DOUTORANDOS


Bruno do Bomfim Lopes, Bio
Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA), UFRRJ
         Formado em Ciências Biológicas (Bacharel e Licenciado) pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Discente no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPCTIA) na UFRRJ (Brasil)/UNRC (Argentina). Além disso, tem experiência em manejo, contenção, captura, ecologia e identificação de animais silvestres com enfases em ecologia de parasitos.


Rafael do Valle Paiva, MV, MSc
PPGCTIA, UFRRJ
         Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007) e mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária pela UFRRJ e pela UNRC (Universidad Nacional de Rio Cuarto - Argentina). Trabalhou como Extensionista Rural na Cooperativa de Trabalho, Consultoria, Projetos e Serviços em Sustentabilidade (CEDRO) e foi coordenador interno do programa ATES/INCRA/CEDRO de 2012 a 2013. Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Extensão Rural, com ênfase em Segurança Alimentar e Nutricional, Saúde Animal (Programas Sanitários), atuando principalmente nos seguintes temas: Extensão e Sociologia Rural, Desenvolvimento Rural, Segurança Alimentar e Controle Sanitário Animal.


Irlane Faria de Pinho, MV, MSc
Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), UFRRJ
          Atualmente é doutoranda na UFRRJ na área de Protozoologia. Possui Mestrado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz, obtido em 2012, é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade do Grande Rio e Licenciatura em Ciência Biológicas pela Unifeso. Tem experiência didática nas áreas de Diagnostico laboratorial de microrganismos, Epidemiologia, Parasitologia, Microbiologia, Infectologia e Zoonoses, nos cursos de Enfermagem, Ciencias Biologicas e Medicina Veterinária.


Jorge da Silva Pereira, MV, MSc
PPGCV, UFRRJ
          Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1981) e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Pós Graduação no Caspary Research Institute, NY 1990 e em Harbour UCLA, LA, 1996. Atualmente é diretor - Clinica Animal, consultor no serviço de oftalmologia - Clínica Veterinária Black Tie e diretor do Centro de Estudos Pesquisa e Oftalmologia CEPOV-RIO. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Microcirurgia Oftálmica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Catarata, Glaucoma, Microcirurgia Oftálmica, Farmacologia Ocular, Laser em Cirurgias Oftálmicas, Investigação clínica e cirúrgica para a cura das Ceratopatias Pigmentares Superficiais Cronicas em Cães - Pioneiro na América Latina na técnica de Facoemulsificação e Implantes intra-oculares. Doutorando na Universidade Federal do Paraná sob a orientação do Prof. Dr. Fabiano Montiani Ferreira. (Egresso em 2014 sem conclusão). Doutorando em Ciências Veterinárias sob orientação do Prof Carlos Wilson Gomes Lopes.


Tassia Torres Furtado, Bio, MSc
PPGCV, UFRRJ
          Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula - USU (2006). Especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ (2011). Mestre em Ciências Veterinárias na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2015). Técnica de Laboratório no Laboratório de Biologia Molecular (Departamento de Parasitologia Animal) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.


Mariana Borges Rodrigues, Bio, MSc
PPGCV, UFRRJ
          Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Castelo Branco (2014). Atualmente participa do grupo de pesquisa Morfo-taxonomia de coccídios - UFRRJ.


Lidiane Maria da Silva, Bio, MSc
CPGCV, UFRRJ
          Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Castelo Branco (2013). Mestra pelo PPGCV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Coccídios e coccidioses.




MESTRANDOS


Patrícia Silva de Oliveira, Bio
CPGCV, UFRRJ
          Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Responsável pelo laboratório de histopatologia do Centro de Pesquisa Experimental do CESVA/Valença. Processa amostras biológicas, prepara de lâminas, reagentes e soluções. Participa de projetos financiados pela FAPERJ, confeccionando lâminas histológicas. - Atlas digital de Histologia Veterinária - Lona da Ciência (E-26/111.4942010). - Laboratório Multidisciplinar (E-26/112286/2012). - Co-orientadora de três alunos do Programa Jovens Talentos da FAPERJ Tem experiência em realização de análises microbiológicas e fisico-quimicas, coordenação de equipes, ministração de treinamentos com ênfase em Boas Práticas de Fabricação, Procedimento Padrão de Higiene Operacional e Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle. Durante a graduação realizou estágio nas unidades escolares: Colégio Estadual José Fonseca (Valença) e Colégio Municipal Presidente Castelo Branco (Piraí) foco em aulas de Ciências e Biologia.




ESTUDANTES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA


Keli Cristina Marques Cardoso
Curso de Graduação em Ciências Biológicas, UFRRJ
          Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Bolsista do PIBIC/CNPq no LCC/DBA/UFRRJ.