Conquistas e Desafios

PET-História: conquistas e desafios

Profª Dra. Fabiane Popinigis- DHRI/PPGH- UFFRJ -Tutora PET-História
Natanael de Freitas Silva - Bolsista PET-História

 

O projeto “Práticas de História: dos arquivos para a sala de aula” foi elaborado pelos professores de História do ICHS e submetido à avaliação pela professora Margareth de Almeida Gonçalves em 2007. Aprovado o projeto a professora Margareth se tornou a primeira tutora do PET-História da UFRRJ. Atualmente o grupo conta com 12 bolsistas, aprovados em seleções que incluem provas escritas com questões dissertativas, obedecendo a editais públicos amplamente divulgados. Os integrantes mais experientes treinam os recém chegados no desenvolvimento de competências na pesquisa histórica e assim petian@s e ex-petian@s contribuem para o desenvolvimento das atividades do PET-História. Além do desenvolvimento das pesquisas coletivas e individuais, realizamos reuniões semanais, com pautas administrativas e acadêmicas.


O fio condutor do nosso projeto consiste em investigar a história da região de Itaguaí e Seropédica a partir de acervo documental próprio, resultado da digitalização de documentos selecionados da cúria de Itaguaí: livros de registros de batismos, óbitos e casamentos de indivíduos livres e escravizados durante o século XIX e início do XX. A partir dessa documentação, estamos construindo um banco de dados a partir das categorias e informações presentes nos documentos, como nome, cor, nomes dos pais, padrinhos, data e local de nascimento, entre outros. Sob a coordenação da Adriana Barreto, iniciou-se a transferência do banco de dados para uma plataforma SQL, que permitirá a livre consulta das informações online por pesquisadores de diversas áreas e níveis de formação estimulando o desenvolvimento de pesquisas sobre a região. Em 2014 a profa. Fabiane Popinigis assumiu a função de tutora do PET-História, dando continuidade à construção do banco de dados e aos demais projetos desenvolvidos pelo grupo.


Nestes 7 anos de existência o PET-História vem desenvolvendo pesquisas em diversas frentes como as publicações do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e a leitura de periódicos através da Hemeroteca da Biblioteca Nacional, que disponibiliza uma série de títulos publicados no Rio de janeiro nos séculos XIX e XX. Para o futuro, a ideia é agregar outras fontes, como inventários, registros de terras e impostos sobre profissões para permitir o cruzamento de informações. Reconhecemos que o trabalho é árduo, pois as fontes são fragmentadas e demandam um meticuloso trabalho de investigação histórica, que vai desde a seleção, reprodução e transcrição de dados até sua análise na composição dos resultados de pesquisa.


Dentre os principais produtos resultantes do nosso projeto, destaca-se, além de trabalhos acadêmicos e de divulgação sobre a história da região, a elaboração de materiais didáticos que possam contribuir para a formação dos alunos e alunas das escolas de Seropédica e Itaguaí, fomentando um maior interesse pela história da Baixada Iguaçuana. Nesse sentido, buscamos também desenvolver práticas pedagógicas que utilizem as fontes paroquiais como recursos didáticos em sala de aula, de modo a aproximar o contato dos estudantes com as fontes documentais, tornando as aulas mais dinâmicas e buscando ampliar as possibilidades de estudos do passado em sala de aula.


O Cine-Pet, projeto desenvolvido pelo PET-História, tem como objetivo explorar as possibilidades de utilização de filmes e documentários na sala de aula para abordar questões políticas e sociais da atualidade em perspectiva histórica. As sessões são mensais, quando um discente da UFRRJ é convidado a debater determinado filme de sua escolha. A intenção é agregar os alunos e professores da crescente área de humanas na universidade através da promoção de um espaço de diálogo critico interdisciplinar, com alunos e professores de outros cursos. Assim, o Cine-PET permite o aprofundamento das discussões referentes às relações entre história e cinema e ao uso dos filmes como recurso didático ou objeto de pesquisa possibilita uma multiplicidade temática sem precedentes,


Dentre os resultados obtidos a partir do acervo do Pet-História destacamos a monografia de duas ex-petianas, ambas defendidas em 2013: Natália Coelho Gonçalves, intitulada “A morte e o falecer católico na Freguesia de Santa Anna de Itacuruçá (1828-1890)” e Ana Cláudia de Souza intitulada “Presença Indígena nos Registros Paroquiais da Vila de São Francisco de Xavier de Itaguaí no século XIX”. Ana Claudia atualmente continua sua investigação no mestrado em História da UFRRJ.


Finalmente, como já foi apontado, nosso principal objetivo é fomentar entre os estudantes de graduação o interesse pela pesquisa da região e produzir material didático e de base para o trabalho de educadores e alunos do ensino nas escolas. Afinal, identificamos uma ampla produção historiográfica sobre o Rio de janeiro no século XIX, porém o mesmo ainda é incipiente no que se refere às regiões hoje denominadas ‘periféricas’. Para além de uma história denominada de local, a diversidade das fontes disponibilizadas permitirá analises de redes familiares, das relações de trabalho e da ocupação das terras para inserir a região de Itaguaí e Seropédica no contexto político, social e cultural do Império do Brasil e do mundo atlântico do século XIX e no pós-abolição. Os prêmios recebidos até hoje como menções honrosas na RAIC Reunião Anual de Iniciação Científica e título de melhor trabalho no Encontro Nacional dos grupos PET em 2014, corroboram a relevância do nosso projeto, proporciona visibilidade à nossa Universidade, demonstrando assim a maturidade do nosso trabalho.

 
     

 


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