Os programas de pós-graduação CPDA, PPGHIS, PPGEN e PPGEDUC da UFRRJ convidam para o
I Seminário Ensino Superior e Desenvolvimento em perspectiva
, a ser realizado em Seropédica, Rio de Janeiro, de 9 a 11 de novembro de 2010. Este evento pretende congregar pesquisadores interessados na temática da educação brasileira e seu papel no desenvolvimento do país.  
          O Conselho Universitário instituiu a data de 20/10/1910 - edição do Decreto 8.319 que criou a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (ESAMV) - como marco de origem da instituição. Assim, a UFRRJ comemora seu centenário de origem, rememorando a criação da ESAMV, que deu  início a um longo processo de construção de um ambiente acadêmico tão decisivo para a história da Universidade Rural quanto o seu próprio nascimento como instituição.
          Em meio a esta comemoração os programas organizadores instauram o debate sobre o papel das universidades e de outras instituições educativas ligadas ao ensino superior e ao ensino profissional e tecnológico, enfatizando o ensino agrícola, e sua relação com o desenvolvimento regional e nacional.     
          O I Seminário Ensino Superior e Desenvolvimento em perspectiva receberá trabalhos enfatizando a História, Memória, desenvolvimento e perspectivas dentro dos seguintes EIXOS TEMÁTICOS :
          1.      Ensino Superior no Brasil
          2.      Educação Profissional e Tecnológica  
          3.      Ensino Agrícola
          4.      Universidade e Educação Básica  
          5.      Uuniversidade e Políticas Públicas
          6.      Universidade, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Regional  
          7.      Ensino Superior, Gestão e Desenvolvimento