Rio de Janeiro, 7 de dezembro de 2021.

Olá!

Sejam bem vindos(as) ao Site do PPGCAF!

Estamos atualizando nosso site ao longo de 2020.

Os Menus a esquerda trazem informações sobre nosso programa, recomendamos o acesso à nova Aba SIGAA PÚLICO PPGCAF, onde haverá a condução à plataforma de gestão de todas as informações acadêmicas atualizadas e vinculadas ao calendário dos cursos de mestrado e doutorado.

______________________________________________

Home

ACESSO AO SITE – CORREÇÃO NO LINK


Atenção, se você chegou ao site do PPGCAF através do link gerado pelo Google, é provável que a página encontre-se desfigurada, favor acessar o link correto (abaixo) para evitar problemas de visualização.

http://r1.ufrrj.br/wp/ppgcaf/

Estamos trabalhando para resolver este problema.

Muito Obrigado!

__________________________________________________________

Notícias:

EDITAIS DE SELEÇÃO DO PPGCAF PARA 2022

MESTRADO E DOUTORADO

ATENÇÃO: INCRIÇÕES PRORROGADAS

ATÉ 23 DE DEZEMBRO DE 2021

ACESSE O LINK DOS EDITAIS COM NOVO CRONOGRAMA


De 08 de novembro a 23 de dezembro de 2021 estarão abertas as inscrições dos Editais de Mestrado e Doutorado no PPGCAF para o ciclo que iniciará em 2022.

Na aba lateral, a esquerda, no link “Seleção 2021/2022″ é possível acessar os Editais completos e todas as informações sobre os processos seletivos!


Coordenação do PPGCAF

__________________________________________________________

Informações Gerais do PPGCAF

O Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais, vinculado ao Instituto de Florestas da UFRRJ, foi criado em 1993, nível de mestrado. Desde então, vem, continuadamente, demonstrando a sua importância dentro da área científica do estado do Rio de Janeiro. O corpo docente é altamente qualificado, sendo que a maioria dos docentes vem obtendo financiamento para seus projetos, indicando o reconhecimento por parte das agências de fomento. Com a consolidação das linhas de pesquisa do curso de mestrado e a necessidade de atender a demanda para formação de doutores na área de Ciência Florestal no Estado, foi criado em 2004 o curso de Doutorado, sendo a primeira turma iniciada em março de 2005. O Programa é o único nessa área de conhecimento no Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, o Programa conta com três áreas de concentração: Conservação da Natureza, Ciência e Tecnologia de Produtos Florestais e Silvicultura e Manejo Florestal. Abaixo um breve resumo das  três áreas.

Na área de Conservação da Natureza, existem duas linhas de pesquisa que se ocupam com projetos envolvendo a ecologia e conservação da fauna e dos ecossistemas florestais, principalmente da Mata Atlântica e Amazônia, projetos de recuperação de áreas degradadas, Impactos ambientais e planejamento ambiental;

Na área de Ciência e Tecnologia de Produtos Florestais existem duas linhas de pesquisa envolvendo a madeira e seus subprodutos, como: Produtos reconstituídos de madeira, aproveitamento de resíduos, preservação de madeira, anatomia da madeira e dendrocronologia, qualidade da madeira e tecnologia de adesivos para madeira e derivados, modificação da madeira por métodos físicos e químicos, biotecnologia e celulose e papel;

Na área de Silvicultura e Manejo Florestal existem duas linhas de pesquisas envolvendo a produção de mudas de espécies florestais, implantação de povoamentos florestais e geotecnologia aplicada aos recursos naturais, manejo e mensuração florestal.