PET-SI desenvolve plataforma para Observatório Virtual da UEZO

Observatório Virtual de Tecnologias Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável da UEZO

O petiano Leandro Marassi desenvolveu a primeira versão de uma plataforma computacional para o Observatório Virtual de Tecnologias Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável da UEZO com objetivo expor as ações de inovação que são desenvolvidas naquela Universidade além de trazer informações sobre sustentabilidade e empreendedorismo na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro.

O desenvolvimento foi feito em Progressive Web App (PWA), que torna a experiência de uso de uma página web pelo celular semelhante a de um aplicativo mobile. Desta forma, a plataforma é gratuita e livre e pode ser acessada pelo link: https://obs.tec.br, conta com a opção de ser instalado em seu dispositivo, possibilitando o acesso pelo modo offline. A plataforma foi liberada ao público em novembro de 2021.

O observatório é coordenado pela professora Dra. Renata Angeli (NIT-UEZO), o projeto computacional foi coordenador pelos professores Sérgio Serra (Tutor PET-SI – UFRRJ) e Renato Cerceau (INC). Os estudantes Leandro Marassi (PET-SI e Sistemas de Informação- UFRRJ) e Gustavo Carvalho(UEZO) atuaram ao longo de todo o ciclo de vida de desenvolvimento da plataforma.