PET Medicina Veterinária transforma os 10 anos do grupo em livro

Lançamento da obra que reúne os melhores momentos da trajetória dos petianos contou com a presença de diversos representantes institucionais 

por Roger Ribeiro

O livro reúne os 10 primeiros anos de trabalho do grupo.

O livro estava previsto para ser lançado em 2019, mas foi postergado por problemas com a editora e também com o início da pandemia de Covid-19. No dia 26 de junho de 2023, enfim, o grupo, incluindo petianos, tutores e ex-tutores, ex-petianos, funcionários do corpo docente, representantes da Prograd e outros convidados se reuniram no salão verde do IV para o evento de lançamento. O material de mais de 200 páginas foi publicado pela editora LF, especializada em obras da área da medicina veterinária. As primeiras cópias produzidas foram distribuídas durante o evento, mas, em breve,  o material também estará disponível virtualmente.

A atual tutora do Pet Medicina Veterinária, Isabele Angelo, não fazia parte do grupo no período pré-pandêmico, mas esteve nos bastidores da organização da cerimônia de lançamento. “Agora é trabalhar para manter a excelência do grupo, para que nos próximos dez anos a gente possa escrever um novo livro”, pontuou Isabele.  

Parte do corpo docente do Instituto de Veterinária, tutores, petianos  e ex-petianos  estiveram presente no evento

Pelo movimento cíclico de entrada e saída que acontece na universidade, foi outra geração de petianos que levou a frente o projeto e realizou o lançamento da obra. Um desses casos é o do petiano Lucas Xavier, um dos atuais integrantes que esteve na mesa de apresentação“Pude ver ali a tamanha responsabilidade que é estar onde eu estou, sabe?”, refletiu o estudante, sobre a gratidão de fazer parte dessa construção de memória sobre o grupo.

Ana Paula Balesdent foi a tutora do grupo durante a produção do livro e também esteve presente no evento. Em meio à emoção de ver o projeto enfim se materializando, Ana aproveitou para frisar como os grupos PET aplicam as metodologias ativas durante os projetos. Entre os principais resultados para os petianos, Ana destaca soft skills como “comunicação, trabalho em equipe, poder de decisão e muitas outras habilidades comportamentais necessárias para o bom desempenho no mundo do trabalho e na vida pessoal de qualquer um”.  

Agora, o próximo passo do PET MED VET é com o Saúde Global, evento sobre meio ambiente e saúde humana e animal. Pela primeira vez, o Saúde Global acontecerá dentro da UFRRJ. No dia 8 de julho, das 8h às 12h, o PET Medicina Veterinária, em colaboração com outras ligas, projetos e também outros grupos PET trarão uma manhã com muita informação, entretenimento e prestação de serviços. 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.