por Roger Ribeiro
O grupo PET Inclusão realizou mais uma campanha beneficente, desta vez arrecadando materiais escolares. Ao todo, foram montados 54 kits escolares que continham: 1 caderno brochura,2 lápis HB, 1 borracha, 1 apontador, 1 Cx. de Giz de cera e 1 cola branca.
A entrega foi realizada no último sábado, 11 de março, na porta da sede do Projeto Realizando, localizado no bairro Fazenda Caxias em Seropédica. O espaço interno seria utilizado, mas não foi possível, em função de um portão quebrado impedir o acesso ao local.
Georja Rocha é a coordenadora do Projeto Realizando e ficou responsável pela organização da entrega dos kits. “Os kits com material escolar podem parecer pouca coisa, mas na verdade representam muito. A carência em que elas vivem transforma gestos pequenos em apoios essenciais.”, observou Georja, que não é petiana, mas age em cooperação com o grupo PET Inclusão.
A divulgação de tal ação do grupo começou a ser divulgada no início de fevereiro e conseguiu ser concretizada bem a tempo para as voltas às aulas estudantis. Diogo Gomes foi um dos petianos envolvidos. Para ele, tal atitude faz a diferença. “Sabemos que as aulas voltaram e o município não fornece os materiais básicos no início do ano letivo”, comentou o discente de Educação do Campo.
A ideia começou a ser desenvolvida a partir das inquietações do grupo quanto à educação pública, principalmente por Cinha Augusto. A petiana cursa Ciências Sociais, e seus dois filhos estudam em escolas públicas de Seropédica. Ao perceber que ambos não receberiam nenhum tipo de material escolar ou uniforme, Cinha se preocupou. “Como essas mães estariam fazendo pra comprar o material, porque eu gastei um bom dinheiro pra comprar todo o material escolar das minhas crianças”, enfatiza. E apesar das dificuldades em vender uma ideia de ação social, a campanha conseguiu exceder o número de crianças atendidas, superando a quantidade que continha previamente na lista.

Alguns petianos do Inclusão e tutor José Claúdio (em pé)
Essa é a quinta vez que o PET Inclusão se mobiliza dessa forma. Em dezembro, o grupo realizou um evento dentro da Universidade que reuniu feijoada, música e rifa. Com o dinheiro arrecadado e outras doações, conseguiram presentear as crianças que costumam atender durante a época natalina.