Natureza do Grupo
O Grupo PET-FÍSICA, o primeiro a ser implantado na UFRRJ, intitula-se “Experimentação e Novas Tecnologias no Ensino-Aprendizagem de Física” e está vinculado à coordenação do Curso de Física do Campus Seropédica da UFRRJ.
O Programa de Educação Tutorial (PET) foi implantado inicialmente no Curso de Licenciatura em Física da UFRRJ em maio de 2006, com a proposta experimentação e novas tecnologias para o ensino-aprendizagem da Física, elaborada pelo Prof. Dr. Marcelo Azevedo Neves e enviada a Secretaria de Educação Superior (SESU).
O PET é constituído de um grupo de estudantes de graduação, sob a orientação de um professor tutor, realizando atividades que possibilitem uma formação acadêmica ampla aos estudantes e que envolvam ensino, pesquisa e extensão. O PET Física tem como pressuposto filosófico apoiar atividades acadêmicas que integrem os campos de ensino, pesquisa e extensão dentro das Instituições de Ensino Superior, permitindo: (1) desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; (2) contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; (3) estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; (4) estimular o espírito crítico, bem como a
atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.
A capacitação dos petianos no PET FÍSICA deve se refletir em discussões, elaboração e construção de ferramentas computacionais e experimentos interativos que visem maximizar a aprendizagem e minimizar retenções. Tais ferramentas terão a forma de simulações computacionais interativas que ilustrem os fenômenos físicos básicos, bem como no uso do ferramental computacional para apoio na resolução de problemas físicos e visualização gráfica dos seus respectivos resultados.
Propomos o uso tanto de softwares matemáticos comerciais consagrados, com ampla bibliografia disponível, bem como os “livres”, que possuem grande possibilidade de disseminação pela sociedade,
por minimizar os custos de inclusão digital. Também se promovem estudos e aplicações de experimentos interativos com os quais os estudantes possam vivenciar diferentes classes de fenômenos físicos fora do ambiente de Laboratório Formal e estabelecer as relações de causa e efeito que norteiam as modelagens e concepções teóricas dos mesmos. Estes experimentos devem ser factíveis de uso nas escolas de Nível Médio e/ou Fundamental e de fácil obtenção por estudantes de Nível Superior.
Tais experimentos também podem ser empregados (pelo estudo de seu projeto, construção e uso direto) em cursos de formação continuada de professores atuantes no Ensino Médio e Fundamental. Em especial, ferramentas de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) serão amplamente estudadas e aplicadas em conformidade com as premissas do Grupo PET FÍSICA.
TUTOR: Prof. Marcelo Azevedo Neves
CONTATO DO TUTOR:mneves@ufrrj.br