por Roger Ribeiro
No mês de novembro, o projeto Gigantes, subgrupo do programa PET Dimensões da Linguagem, iniciou uma nova proposta de estudos coletivos, aberto a toda a comunidade acadêmica, sobre temas transversais da Base Nacional Curricular Comum, também conhecida como BNCC.
O projeto é idealizado pelos petianos do grupo que cursam licenciatura e coordenado por Sabrina Guimarães, discente do quarto período de Pedagogia. A proposta é proporcionar, com os participantes, debates horizontais de temas trazidos pelos petianos, buscando uma troca de ideia com um olhar crítico. “Esse projeto pode ampliar a visão de como podemos, além de conhecer melhor sobre as políticas envolvidas na educação, fazer com que a docência possa ser um espaço de troca de experiências, vivências, conhecimento”, apontou Sabrina.

Três dos quatro organizadores do projeto. Da esquerda pra direita: Juliana Vieira, Ingrid do Nascimento e Sabrina Guimarães. (Foto: Roger Ribeiro)
O público-alvo também são os alunos de licenciatura da UFRRJ, campus Seropédica. Entre os 35 inscritos, participam desde o dia 10/11, discentes de cursos variados, incluindo Educação Física, Letras, História, Pedagogia e Física. Carlos Eduardo Marcondes está no primeiro período de Letras-Literatura e percebe o impacto dos debates no seu aprendizado. “Venho de curso de formação de professores, os temas que acredito que serão abordados irão me ajudar muito minha formação intelectual e acadêmica, colaborando também a trabalhar o olhar crítico sobre muitos temas da licenciatura”, ressaltou o discente.
A BNCC surgiu com o interesse de criar um padrão de ensino por todos os estados do Brasil, seguindo um modelo específico de conteúdos pertinentes. Com isso, se busca assegurar direitos de aprendizagem e desenvolvimento para os estudantes do ensino básico.
Os temas transversais são a principal ferramenta usada pelo grupo Gigantes para movimentar o projeto, criando diálogo entre diferentes áreas do conhecimento como cidadania, globalização, meio ambiente e diversidade, por exemplo. Ana Beatriz Machado é uma das inscritas e acha essencial pensar por essa lente. “Pra ser professor dessa nova geração é preciso estar atento e em contato com todos os tipos de assuntos. Acho que, estudando os temas transversais na BNCC, isso me colocaria dentro de um espaço em que posso me desenvolver”, refletiu a discente do primeiro período de Letras-Inglês.
Os encontros acontecem todas as quintas, das 13h30 às 15h, na sala 7 do ICHS. O grupo parará no recesso (23/12 a 31/01) e retornará na primeira semana de fevereiro. Mais informações, entre em contato: petdimensoesdalinguagem@gmail.com.