Ônibus institucional levou ao evento petianos e estudantes de Jornalismo e Belas Artes da UFRRJ
por Simone Orlando
Cerca de 25 alunos e três professores compareceram à exposição imersiva “Van Gogh e os impressionistas”, no dia 30/07/2022, que ocorreu no primeiro piso do Via Park Shopping na Barra da Tijuca. A ida ao evento com ônibus institucional ocorreu por volta de 12h30, partindo da rodoviártia do P1 (campus Seropédica) para que os estudantes pudessem ingressar no horário de 15h ou 15h30. Dentre os ruralinos que compareceram à exposição, petianos dos grupos PET FÍSICA, PET EDUCAÇÃO DO CAMPO, PET HISTÓRIA e PET DIMENSÕES DA LINGUAGEM fizeram presença, somando-se a estudantes dos cursos de Jornalismo e Belas Artes.

Petianos dos grupos PET DIMENSÕES DA LINGUAGEM, PET HISTÓRIA, PET EDUCAÇÃO DO CAMPO e PET FÍSICA

Estudantes e professores da UFRRJ prestigiam exposição Van Gogh e os Impressionistas
A exposição, que retrata as relações entre as pinturas de Van Gogh e referências do Impressionismo, ocorreu num espaço de 700m² , na ação de 60 projetores que apresentaram diversas obras no teto, chão e parede, numa perspectiva de 360 graus, contando com a presença de recursos visuais do videografismo.
A proposta da mostra foi trazer referências internacionais imersivas como o Atelier des Lumières, de Paris, e o Museu de Arte Digital, de Tóquio. Os curadores da exposição explicam que a ideia é que o visitante tenha a sensação de estar dentro das obras de arte.
Além de obras famosas de Vang Gogh, como “A noite estrelada” e “Quarto em Arles”, a mostra contou com a projeção de trabalhos dos impressionistas Monet, Renoir, Gauguin e Cézanne.
(Veja vídeo institucional de divulgação aqui).
Para a petiana do grupo PET HISTÓRIA, graduando do curso no 7o período, Maria Eduarda Abreu Cavalcante, o passeio e a ida à mostra foi engrandecedor. “A oportunidade de ir à exposição, em si, foi uma forma de democratizar o acesso à arte e à cultura para estudantes da baixada fluminense como eu, além de ter sido uma boa forma de conectar os grupos PET”, revela.
Já para o estudante Pedro Pitassi, do grupo PET DIMENSÕES DA LINGUAGEM, estudante de Belas Artes, a presença no evento foi referencial para conectar-se ao seu campo de formação. “Interessante pensar a união da tecnologia e da arte, melhor quando se casam e trazem novas experiências. Foi o que aconteceu na visita à exposição. Poderia ser mais dinâmico, por exemplo, mas adorei os pilares cilíndricos e retangulares que estavam presentes”, explica.
O evento foi organizado pelo grupo PET DIMENSÕES DA LINGUAGEM em parceria com o curso de Jornalismo e Belas Artes, no projeto de extensão “Encontro com as Artes UFRRJ”. O projeto, que está em sua primeira ação, pretende ainda esse ano levar estudantes da universidade para a exposição “Portinari Raros”, em cartaz no CCBB- Rio, ao Instituto Burle Marx (BMI)