PET FÍSICA apresenta na SNCT princípios da supercondutividade

O grupo PET FÍSICA UFRRJ, coordenado pelo professor  e tutor do programa Marcelo Neves, além de ter participado da sessão coordenada  dos grupos PET UFFRJ , no dia 18/10,  à tarde,  apresentou trabalho acadêmico-científico,  no Circuito da Ciência do ICE -UFRRJ, para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da UFRRJ, ao longo de toda a semana do evento.

 

Membros do Grupo PET Física na SNCT

A proposta da atividade foi a divulgação do princípio da “Supercondutividade e suas Aplicações”.  Segundo o Marcelo , a supercondutividade seria a propriedade física que alguns materiais possuem de apresentar a baixas temperatura, condutividade elétrica infinita e a capacidade de blindar campos magnéticos.

Para a demonstração desse processo,  o grupo recebeu visitantes e apresentou as principais características da supercondutividade e as pesquisas básicas,  aplicadas  e realizadas no LMDS ( Laboratório de Materiais e Dispositivos Supercondutores da UFRRJ), inclusive com apoio de tradutores para LIBRAS.

Em especial o Grupo PET FÍSICA apresentou no local o fenômeno de “Levitação Supercondutora”,  no qual um ímã é “levitado” por uma peça cerâmica supercondutora, conforme mostra o vídeo a seguir.

 

O Grupo também explicou como se produz nitrogênio líquido e que existem muitos temas ainda a serem estudados na temática em questão.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.