Por Raíssa Rodrigues
Com o slogan “Uma desculpa para falar de história”, projeto criado por petianas da UFRRJ soma cerca de 1.700 seguidores no Instagram
O projeto de divulgação científica “Passatempo Histórico”, fruto de uma parceria entre as bolsistas do PET História Mariana Marques e Tamires Silva, tem expandido os conhecimentos na área com conteúdos acessíveis e didáticos através de um perfil no Instagram. Com divulgação de produções acadêmicas, lugares históricos, receitas culinárias e vídeos com temáticas diversas, o projeto criado em 2020 tem o objetivo de democratizar a educação e levar conhecimento para fora da Universidade.
A ideia de construir um conteúdo inovador nas redes sociais surgiu nos meados de 2018, de acordo com as idealizadoras. A paulista Tamires e a carioca Mariana ingressaram no curso de história da UFRRJ em 2017, e no ano seguinte foram aprovadas no edital do PET História. Entre horas de ônibus e rotina puxada na faculdade, as duas se mudaram para Seropédica e começaram a idealizar o projeto. Mas foi só em 2020, no início da pandemia da Covid-19, que o perfil do “Passatempo Histórico” foi criado. “O mundo parou. Entre uma vídeo chamada e outra, um desejo das duas de um bom tempo se realizou, o Passatempo Histórico nasceu.”, completa as petianas. Hoje, a conta do projeto soma cerca de 1.700 seguidores no Instagram e possui bastante engajamento entre um post e outro.
De receitas culinárias à história do Biquiní
Um dos motivos do sucesso do projeto é a leveza dos conteúdos realizados. No “Cozinha Anacrônica”, um dos quadros do “Passatempo Histórico”, as petianas se aventuram na cozinha e falam sobre história. Pratos como yakisoba, panqueca e guacamole já foram ensinados em meio à discussões sobre temáticas indígenas, acadêmicas, alimentares, entre outras.
O quadro “Zoom na História” tem o objetivo de divulgar a pesquisa científica através de entrevistas com pesquisadores da área. Já o “Passatempo Histórico” quadro de mesmo nome do projeto, mostra lugares do Rio de Janeiro que não necessariamente estão na lista dos pontos turísticos mais famosos, mas que todos precisam conhecer. E por último, os vídeos com temáticas livres que não formam um quadro, mas que contam a história de assuntos curiosos, como a história das bolsas e do biquíni, por exemplo.
Democratização do ensino
Segundo Mariana, as petianas pensam em projetos futuros que envolvam o “Passatempo Histórico”, educação e a democratização do ensino. Democratizar o acesso à educação sempre foi um dos maiores desafios do Brasil, e projetos como esse podem contribuir para a disseminação do conhecimento sobre história para além dos muros da Universidade.
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