Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2017.
Objetivos

A proposta do Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está centrada na perspectiva de permitir aos alunos uma sólida formação interdisciplinar nas áreas de Saúde, Ciências Naturais, Sociais e Gestão. Esta formação lhes capacitará a desenvolver habilidades para trabalhar questões relacionadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental globais, transpondo este conhecimento para ações locais em comunidades rurais e urbanas, com foco especial na redução da pobreza e das desigualdades sociais. Nesta perspectiva, significativa parcela das atividades desenvolvidas pelo curso consta de  disciplinas práticas de campo que proporcionam aos estudantes a oportunidade de vivenciar diferentes realidades socioambientais, interagindo com agentes locais. 

O Mestrado do PPGPDS busca incentivar a integração entre estudantes provenientes das distintas regiões brasileiras, abrindo também oportunidades de convívio com estudantes  dos demais países latinoamericanos, e de países africanos de língua portuguesa. Outro diferencial do Programa é possibilitar a  troca de experiências dos nossos alunos com os estudantes dos demais Mestrados da Associação Global MDP, estimulando a articulação de uma grande rede internacional de especialistas em Desenvolvimento Sustentável.

Os alunos egressos do Mestrado Profissional PPGPDS/UFRRJ são habilitados a traduzir seu compromisso com os princípios e práticas do desenvolvimento sustentável, em uma participação consistente e ativa, no desenho e implementação de planos, programas e projetos em uma perspectiva interinstitucional, a partir do diálogo com agentes de diferentes setores da sociedade. O Mestrado destina-se a formar líderes profissionais altamente qualificados, em uma abordagem "generalista", com conhecimentos substantivos necessários para analisar e diagnosticar problemas multidimensionais, seja em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, ou como profissionais autônomos.

Português English
+ notícias