Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2017.
Linha de Pesquisa 3

Meio Ambiente, Sustentabilidade e Conservação dos Recursos Naturais

Investiga como as diferentes transformações antrópicas atuam sobre a bio ou a sociodiversidade, avaliando o grau e a forma como acontece o impacto e como os recursos naturais, em suas diferentes escalas, respondem a eles. Dessa forma, visa a avaliar a relação homem-natureza em diferentes escalas (micro, meso e macroescalas), além de buscar o desenvolvimento de técnicas que mitiguem e manejem áreas com diferentes graus de impacto.

Veja abaixo os docentes permanentes desta linha de pesquisa. Clique no nome do professor para ver seu Currículo Lattes.



André Felippe Nunes de Freitas – DCA/IF/UFRRJ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Biologia (Biociências Nucleares), na área de concentração em Ecologia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades de Bromeliaceae, atuando também com Ecologia do Epifitismo e Dinâmica de Comunidades Vegetais em áreas de Floresta Atlântica e de seus ecossistemas associados. Divulga suas atividades no site http://http://www.andrenunes-freitas.com/.

E-mail: afnfreitas@gmail.com


Ednaldo Oliveira dos Santos - DCA/IF/UFRRJ

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (1997), mestrado em Engenharia Mecânica/Ciências Atmosféricas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Planejamento Energético/Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é chefe do Departamento de Ciências Ambientais/Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pesquisador colaborador do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais/COPPE/UFRJ; Membro efetivo da CALMET/OMM, Relator da Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática e Membro do Conselho Consultivo do Instituto Ambiental Biosfera. Tem experiência nas áreas de meteorologia, mudanças climáticas (principalmente em inventário de emissões de GEE em ambientes naturais e reservatórios hidrelétricos), poluição atmosférica e ambiental.

E-mail: edmeteoro@ufrrj.br


Flávia Souza Rocha - DCA/IF/UFRRJ

É graduada em Ciências Biológicas – Modalidade Ecologia (UFRJ, 1996), Mestre em Ecologia (UFRJ, 2000) e Doutora em Ecologia (USP, 2004). É responsável pelo Laboratório de Estudos Sobre Biodiversidade do DCA/UFRRJ. Foi docente e coordenadora acadêmica do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi (FAETEC – RJ). Foi coordenadora do Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS) da UFRRJ (gestão jun2013-mai2015) e é Vice-Diretora do Centro Internacional de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da UFRRJ. Suas linhas de atuação são conservação da biodiversidade, psicologia da conservação e estudos de percepção ambiental, medicina da conservação e efeitos da modificação da paisagem na biodiversidade (com ênfase em mamíferos). 

E-mail: flaviarocha.ufrrj@gmail.com

 

Gilmara Pires de Souza Palermo – DPF/IF/UFRRJ

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), graduação em Pedagogia: Habilitação em Inspeção Escolar pela Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração de Jesus (1991), Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003 e 2010). Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Instituto de Florestas. Tem experiência na área de tecnologia de produtos florestais (madeireiros e não madeireiros), poluição acidental e atmosférica, metodologia de pesquisa. Atualmente têm iniciado suas pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologia de produtos florestais madeireiros e não madeireiros incluindo a ótica da sustentabilidade.

E-mail: gilpalermo@hotmail.com

 

Gustavo Bastos Lyra - DCA/IF/UFRRJ

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2000), mestrado em Agronomia (Meteorologia Agrícola) pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola) pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Agrometeorologia, Climatologia e Micrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de transporte turbulento sobre superfícies vegetadas, evapotranspiração, estatística climatológica, sistema de informação geográfica aplicada a ciências atmosféricas, radiometria solar e modelagem agrometeorológica. 

E-mail: gblyra@gmail.com


Henderson Silva Wanderley – DCA/IF/UFRRJ

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Ambientais / Instituto de Floresta – UFRRJ. Doutor em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV). Possui Mestrado e Graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com experiência na área de Meteorologia, climatologia, mudanças e modelagem climáticas, agrometeorologia, interação biosfera-atmosfera e hidrometeorologia, com ênfase em Geoestatística, Estatística Multivariada e Sistemas Inteligentes.

E-mail: hendynho@gmail.com e henderson@ufrrj.br

 

Jarbas Marçal de Queiroz – DCA/IF/UFRRJ

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado (1996) e Doutorado (2001) em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2002) e pela University of Michigan (2008). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia de Populações e Comunidades; Conservação da Biodiversidade; Mirmecologia. 

E-mail: jarquiz@gmail.com

 

Jerônimo Boelsums Barreto Sansevero – DCA/IF/UFRRJ

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado e doutorado pela Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) – Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Ambientais (DCA), Instituto de Florestas (IF) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Principais linhas de pesquisa: ecologia vegetal, ecologia funcional, modelagem de trajetórias sucessionais de florestas tropicais, restauração ecológica (implantação e monitoramento) e serviços ecossistêmicos. Tem experiência em ecosistemas florestais (Mata Atlântica e Floresta Amazônica), restinga, campos de altitude e ecossistemas mediterrâneos. Também desenvolve atividades voltadas para a formulação e fortalecimento de políticas públicas para promover a restauração ecológica em larga escala.

E-mail: guapuruvu@gmail.com

 

José Francisco de Oliveira Jr – DCA/IF/UFRJ

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (1998), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2001), Doutorado em Ciências Atmosféricas, em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-COPPE (2008) e Pós-Doutorado na Engenharia Mecânica – COPPE/UFRJ (2011) na área de Fenômenos de Transporte (Mecânica dos Fluidos). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia, Modelagem Atmosférica, Meteorologia de Montanha e Costeira, Agrometeorologia, Climatologia e Meteorologia de Incêndio atuando principalmente nos seguintes temas: Camada Limite Atmosferica, Métodos Estatísticos, Ferramentas SIG, Radar Meteorológico, Modelagem Computacional, Qualidade do Ar, Dispersão de Poluentes Atmosféricos e Radioativos.

E-mail: joliveirajunior@gmail.com


Luis Mauro Sampaio Magalhães - DCA/IF/UFRJ

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ (1978), mestrado em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA (1983) e doutorado em Ciências do Solo pela UFRRJ (1994). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, tendo realizado pós-doutorado, com ênfase em Floresta Urbana, na Universidade da Flórida, em 2001/2002. Atua nas seguintes áreas: conservação da natureza, manejo e conservação de solos, estrutura e florística de fragmentos florestais e história da paisagem.

E-mail: lmauro@ufrrj.br


Rodrigo Medeiros – DCA/IF/UFRJ e Conservação Internacional

É biólogo, mestre em Ecologia e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutor em Ecologia e Gestão da Biodiversidade pelo Museu Nacional de História Natural de Paris (França). Foi Diretor do Centro Internacional de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da UFRRJ (2013) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável da UFRRJ (2010-2013). Desde 2013 integra o quadro da Conservation International, onde foi Diretor Senior para Ciência da Divisão Américas (2013-2014) e atualmente é o Vice-Presidente para o Brasil (desde 2014). 

E-mail: medeiros@ufrrj.br


Tiago Böer Breier – DS/IF/UFRRJ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Ecologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: sementes florestais, restauração florestal, florística, comunidades vegetais, epifitos vasculares e conservação de recursos genéticos florestais. Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa Melhoramento e Propagação de Espécies Florestais (DGP-CNPq). Colaborador do projeto Restauração ecológica de florestas ciliares, de florestas nativas de produção econômica e de fragmentos florestais degradados (em APP e RL), com base na ecologia de restauração de ecossistemas de referência, visando testar cientificamente os preceitos do Novo Código Florestal Brasileiro e do projeto Trabalhabilidade e propriedades da madeira de espécies arbóreas com potencial para a silvicultura de nativas no estado do Rio de Janeiro. Docente responsável pelo Laboratório de Biologia Reprodutiva e Conservação de Espécies Arbóreas – LACON. 

E-mail: tiagobreier@gmail.com

Português English
+ notícias