Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2017.
Linha de Pesquisa 2

Políticas Públicas, Governança e Conflitos Socioambientais

Compreende o estudo do conjunto de atividades empenhadas pelo Estado na execução das tarefas de interesse público, analisando os diversos processos envolvidos no diagnóstico,a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável.


Veja abaixo os docentes permanentes desta linha de pesquisa. Clique no nome do professor para ver seu Currículo Lattes.


Alexandre Ferreira Lopes – ITR/UFRRJ

Licenciado em Ciências Biológicas (2002), Mestre em Ecologia (2004) e Doutor em Ecologia (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professor de Ciências Biológicas na Educação Básica. Atuou entre 2005 e 2006 como professor substituto do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e como professor assistente do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará entre 2009 e 2010. Atua nas áreas de: Educação Ambiental, Educação no Processo de Gestão Ambiental Pública e Etnociências. Tem experiência também na área de Ensino de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação didática, extensão universitária, e material didático. 

E-mail: alexandrelopes@ufrrj.br


Álisson Flávio Barbieri  - CEDEPLAR/UFMG

 Possui graduação em Ciências Econômicas pela UFMG (1995), mestrado em Demografia pela UFMG (2000) e doutorado em City and Regional Planning pela University of North Carolina at Chapel Hill (2005). Foi Associate Faculty do Department of International Health da Johns Hopkins University (JHU), e Diretor do Comitê Consultivo (Steering Committee) do Population and Environment Research Network (Columbia University, New York). Tem experiência na área de Demografia, com ênfase em distribuição espacial da população, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade populacional (interna e internacional), população e ambiente, dinâmica demográfica na Amazônia e no meio urbano, planejamento regional e urbano, métodos de pesquisa. 

E-mail: barbieri@cedeplar.ufrg.br


Ana Maria Dantas Soares – IE/UFRRJ

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UFS (1971), Especialista em Planejamento e Administração Universitária pela UnB (1979), Mestre em Educação pela UFF (1983) e Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela UFRRJ (2003). Atualmente exerce o cargo de reitora da UFRRJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Agrícola e Formação de Professores, atuando principalmente, em pesquisa e extensão, nos seguintes temas: educação ambiental e sustentabilidade, política educacional, formação de professores e políticas públicas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade- GEPEADS/UFRRJ, desde 2003.

E-mail: adantas@ufrrj.br


Camila Gonçalves de Oliveira Rodrigues – IM/UFRRJ

Doutora em Políticas e Gestão Ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2009), Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996). Sua trajetória profissional e acadêmica possui ênfase nas seguintes áreas: análise dos aspectos socioambientais do turismo; gestão do turismo nos destinos receptores; planejamento e gestão do turismo em áreas protegidas; políticas públicas na área ambiental; desenvolvimento e sustentabilidade. Exerceu a função de técnica especializada no Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente (2003-2009), onde participou da elaboração e implementação de políticas públicas na área de turismo e conservação da natureza. Atualmente, dedica-se às pesquisas na área de desenvolvimento e políticas públicas de turismo e meio ambiente.

E-mail: camirodrigues@ufrrj.br

 

Cristiane Cardoso – IM/UFRRJ

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006). É Ex-diretora da Associação de Geógrafos Brasileiros, Seção Rio de Janeiro. Tem experiência no Ensino Fundamental, Médio e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, análise ambiental,climatologia, biogeografia, educação, educação ambiental, uso do solo e metodologia de ensino. Participa de dos grupos de Pesquisa: Geia – Grupo de estudos integrados em ambiente: geografia, educação e cidadania e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade. 

E-mail: cristianecardoso1977@yahoo.com.br


Euler David de Siqueira – IM/UFRRJ

Graduado e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e pós-doutor em Sociologia pela Université Paris Descartes Sorbonne (2009-2011). É professor Associado III e pesquisador do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ e professor do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da UFJF. Desde 2003 desenvolve pesquisas nos campos da antropologia, da sociologia e do turismo. Responsável pelo desenvolvimento da ferramenta analítica cunhada de TURISCENTRISMO, consegue mostrar, pela primeira vez, de que forma o etnocentrismo expressa-se no turismo. 

E-mail: euleroiler@gmail.com

 

Leandro Martins Fontoura – IM/UFRRJ

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Ciências Ambientais e Florestais pela UFRRJ, com estágio de Doutoramento Sanduíche na Universidade de Maryland – EUA (2014). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2008). Pós graduado em Análise Ambiental (2006) pela UFJF. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF (2004). Participação (coordenação) no Projeto "O Povo do Aventureiro: fortalecimento do turismo de base comunitária". Membro do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade e do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG) – RJ. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Áreas Protegidas. Atua principalmente nos seguintes temas: Planejamento Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Turismo em áreas rurais, Ecoturismo e Turismo em Parques.

E-mail: leandro.fontoura@gmail.com

 

Robson Amâncio – DDAS/UFRRJ

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1985), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1991) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural sustentável, agricultura familiar, extensão rural, gestão social e de conflitos sócio ambientais. 

Email: robson.amancio@uol.com.br

Português English
+ notícias