Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2017.
Linha de Pesquisa 1

Meio Ambiente, Desenvolvimento e Saúde

Esta linha de pesquisa busca investigar o grau e a forma dos impactos causados pelo crescimento e desenvolvimento das populações humanas sobre os recursos naturais e de que forma esses impactos vão afetar de forma causal diferentes aspectos da saúde dessas populações humanas. Busca também o desenvolvimento de técnicas de manejo e uso sustentável dos recursos naturais de tal forma que possam ser mitigados impactos sobre a saúde coletiva das populações humanas.

Veja abaixo os docentes permanentes desta linha de pesquisa. Clique no nome do professor para ver seu Currículo Lattes.

Álisson Flávio Barbieri  - CEDEPLAR/UFMG

Possui graduação em Ciências Econômicas pela UFMG (1995), mestrado em Demografia pela UFMG (2000) e doutorado em City and Regional Planning pela University of North Carolina at Chapel Hill (2005). Foi Associate Faculty do Department of International Health da Johns Hopkins University (JHU), e Diretor do Comitê Consultivo (Steering Committee) do Population and Environment Research Network (Columbia University, New York). Tem experiência na área de Demografia, com ênfase em distribuição espacial da população, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade populacional (interna e internacional), população e ambiente, dinâmica demográfica na Amazônia e no meio urbano, planejamento regional e urbano, métodos de pesquisa.

E-mail: barbieri@cedeplar.ufrg.br

Fabíola de Sampaio Rodrigues Grazinoli Garrido – ITR/UFRRJ

Graduada em Ciências Biológicas (1998), com mestrado (2001) e doutorado (2005) em Agronomia – Ciência do Solo – pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui experiência em Bioquímica de Plantas, conduzindo estudos com metabolismo vegetal. Atualmente é Professora Associada de Química e Bioquímica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e desenvolve projetos de ensino-pesquisa-extensão como Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes no Instituto Três Rios. Tem experiência na área de Bioquímica Vegetal e Ensino de Biociências. Coordenou o curso de Gestão Ambiental no período de 2013 a 2015. Desde seu ingresso como docente do magistério superior, participou de projetos de implantação do REUNI, contribuindo na Comissão de Biblioteca, nas atividades de gestão acadêmica, orientou trabalhos de iniciação científica com Ensino de Biociências e Bioquímica Vegetal. Ingressou como professora da UFBA, e desenvolveu seu trabalho no Campus Anísio Teixeira por 4 anos. Participou de projetos financiados pela CAPES (Programa Permanecer – UFBA), Jovens Talentos/FAPERJ, FNDE (Programa de Educação Tutorial) e PIBIC/CNPq.

E-mail: fabiola_srg@yahoo.com.br

Katia Cilene Tabai – ICSA/UFRRJ

Doutora e mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, fez pós-doutorado no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/ Universidade de São Paulo – USP, onde também cursou a graduação em Economista Doméstica. Atua como professora associada III no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Tem experiência na área de Políticas públicas de alimentação e nutrição, com ênfase em Segurança Alimentar e Nutricional.

E-mail: ktabai@gmail.com

Laura Wong – CEDEPLAR/UFMG

Demógrafa, tem titulo equivalente de mestrado em Demografia pelo Centro Latinoamericano y Caribeño de Demografia (1978) e Ph.D em Demografia – London School of Hygiene and Tropical Medicine (1993). Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais e estágio de pos-doutorado na OPAS, na área de envelhecimento e saúde. Tem experiência em Análise e Dinâmica Demográfica, Avaliação de dados, fecundidade, envelhecimento populacional e saúde reprodutiva. Pesquisador 1-C do CNPq. Presidente da Associação Latino American de População (ALAP), gestão 2013-2014. Membro da Comissão Consultiva de Estatísticas Demográficas do IBGE.

E-mail: lwong@cedeplar.ufmg.br

Maria Cláudia da Silva Vater – IESC/UFRJ

Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da UERJ (1986) e em Economia, pelo Instituto de Economia da UFRJ (2004). Fez Mestrado em Medicina Social, no Instituto de Medicina Social da UERJ (1996) e Doutorado em Saúde Coletiva, também no Instituto de Medicina Social da UERJ (2003). Fez Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômico (CAPORDE), na Faculdade de Política e Economia da Universidade de Cambridge, Inglaterra (2007). Desde 2006, vem trabalhando num programa de pesquisa sobre Desenvolvimento e Saúde Internacional. Desde 2008, participa do projeto de pesquisa em Ética em Pesquisa, do PPGBIOS/UFRJ; e em 2012, começou a trabalhar no projeto de pesquisa Sistema Interestatal, Finanças e Saúde Internacional, dentro do GP Poder Global e Geopolítica do Capitalismo. Atualmente trabalha na área de avaliação de tecnologia em Tuberculose junto ao Centro de Pesquisa de Tuberculose (CPT)/FM/UFRJ.

E-mail: mcvater@gmail.com

Wagner Lopes Soares – IBGE

Economista, com mestrado em Economia no Cedeplar (UFMG), cuja dissertação obteve o prêmio Edward Schuh (Sober). Doutor em Saúde Pública e Meio Ambiente na Escola Nacional de Saude Publica Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), com período sanduíche na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Analista sócio-econômico da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem experiência no campo da Economia, com trabalhos na área de agricultura, economia ecolôgica e epidemiologia ambiental. Autor, membro de corpo editorial e revisor de artigos em periodicos Nacionais e Internacionais e co-autor de Retratos da Deficiencia no Brasil.

E-mail: wagner.soares@ibge.gov.br

Português English